TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE PREVENÇÃO NO DOMÍNIO DO MEIO AMBIENTE

Projeto de pesquisa: PROGRAMA DE PREVENÇÃO NO DOMÍNIO DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.281 Palavras (26 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 26

exemplo de ppra - programa de prevenção de riscos de ambientais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO

DE RISCOS AMBIENTAIS

PPRA (NR/9)

Empresa:

ASOCIAÇÃO .........

CNPJ:

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAIS - PPRA

(RENOVAÇÃO)

Empresa :

Endereço :

CGC :

Atividade : Educação Superior

Nº de funcionários : 24

Grau de Risco: 02

I - INTRODUÇÃO

Por solicitação da Empresa ASSOCIAÇÃO ......, realizamos levantamento de dados para a revisão do PPRA - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (NR/9), conforme estabelece a Portaria nº 25, de 29 de Dezembro de 1994.

O trabalho de revisão deste Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é de responsabilidade da empresa GBAM EMPRESARIAL - Administração de Serviços Médicos, realizado pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, Sr. Clemente Galhardo Nunes da Gama.

Este PPRA, uma vez revisado, será válido pelo prazo de 01 (Hum) ano, quando então deverá ser novamente reavaliado.

II - INFORMAÇÕES SOBRE O PPRA

O PPRA têm por objetivo promover a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir nos locais de trabalho.

Como responsabilidade, o PPRA estabelece que cabe:

A) À Empresa:

 Providenciar a elaboração e efetiva implantação do Programa, custeá-lo e garantir o seu cumprimento.

 Deixar disponível o documento-base, suas alterações e complementações, de modo a proporcionar o imediato acesso das autoridades competentes.

 Indicar claramente no cronograma, previsto na estrutura do Programa, os prazos para o desenvolvimento e o cumprimento das metas do PPRA.

 Dar ciência aos trabalhadores, de maneira apropriada e suficiente, sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos, garantindo a proteção de sua integridade física e de sua saúde.

B) Aos Trabalhadores:

 Colaborar e participar na implementação e execução do PPRA.

 Acatar e atender as orientações recebidas nos treinamentos recomendados pelo PPRA.

 Informar à chefia de forma imediata todas as ocorrências que a seu julgamento possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.

No desenvolvimento do PPRA deverão ser incluidas as seguintes etapas:

 Antecipação: Análise de projeto de novas instalações, métodos ou processos de trabalho ou de modificação dos já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para a sua redução ou eliminação.

 Reconhecimento dos Riscos : Identificação, localização e determinação das possíveis fontes geradoras, trajetórias e meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho, identificação das funções e dos trabalhadores expostos, caracterização das atividades e do tipo de exposição, dados de possível comprometimento à saúde, como decorrência do trabalho, e descrição das medidas de controle.

 Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle.

 Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores: Comprovar o controle da exposição ou a inexistência dos riscos identificados na etapa de reconhecimento, dimensionar a exposição dos trabalhadores, subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

 Implantação de medidas de controle: Adotar as medidas necessárias e suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais, conforme condições estabelecidas em norma.

 Avaliação da eficácia das medidas: Estabelecer critérios e mecanismos de avaliação da eficácia das medidas de proteção implantadas, considerando os dados obtidos nas avaliações realizadas e no controle médico de saúde ocupacional previsto na NR-7.

 Monitoramento da exposição aos riscos: Avaliação repetida e sistemática da exposição a cada risco, visando introduzir ou modificar as medidas de controle, sempre que necessário.

 Registro e divulgação dos dados: Histórico técnico e administrativo, mantidos por 20(vinte) anos, devendo estar disponível aos trabalhadores, seus representantes e para as autoridades competentes. Deverá ser efetuada, pelo menos uma vez por ano, uma análise global do PPRA para a avaliação de seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

III - ESTRUTURA DO PPRA

A) - PLANEJAMENTO ANUAL

 METAS :

Cumprir as etapas básicas determinadas pela NR-9, a saber:

1) Antecipar e reconhecer os riscos ambientais.

Foi realizado e encontra-se anexado ao presente trabalho.

2) Estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com