TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Casos: PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Programa Nacional do Livro Didático

Mundo Novo-MS

2014

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

A EXECUÇÃO DO PNLD NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO –MS

Trabalho final de conclusão do Curso

Competências Básicas no âmbito do

Programa Formação pela Escola.

Mundo Novo-Ms

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................05

Os objetivos do PNLD.....................................................................07

Análise dos dados...........................................................................08

Estratégias .......................................................................................09

Considerações finais........................................................................10

REFERÊNCIAS .........................………………………………............11

INTRODUÇÃO

No Brasil a educação tem melhorado de maneira expressiva em comparação com as décadas anteriores. No país o ensino público e gratuito tem expandido, aumentando o número de vagas nas escolas públicas diminuindo o analfabetismo. Os governos estaduais e federais construíram muitas faculdades proporcionando acesso a muitos estudantes que em outro tempo não chegariam ao nível superior. Foram criados programas governamentais para expandir o acesso ao ensino público e gratuito diminuindo as despesas das famílias.

Dentre esses programas, destacam se:

- merenda escolar;

- envio de materiais didáticos;

- transporte de estudante;

- bolsas família e

- capacitação dos professores.

Sendo assim, o governo atual tem aumentado o investimento orçamentário para a educação, embora esteja longe de atender as demandas, percebem-se mudanças e progressos significativos.

O FUNDE foi criado, oficialmente, pela lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, mudado pelo decreto-lei nº872, de 15 de setembro de 1969. É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) tem como finalidade garantir uma educação básica da rede pública. Seus recursos são conduzidos aos estados, Distrito Federal, municípios e organizações não-governamentais para o atendimento as escolas públicas de educação básicas, visando um ensino de qualidade para todos. O FNDE tem como objetivo captar recursos e realizar ações para o melhoramento da educação através de vários programas que envolvem a educação básica. Dessa maneira ao financiar e realizar esses programas, o FNDE reforça a educação de milhões de crianças brasileiras beneficiadas diretamente por ele.

Em nosso município temos Programas como:

-PANAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) transfere recursos financeiros para estados e municípios para compra de gêneros alimentícios.

-PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar) transfere recursos financeiros de caráter suplementar aos Estados e Municípios para serem gastos com o transporte escolar de alunos da educação básica pública da zona rural.

-PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) seu objetivo é proporcionar um material didático de qualidade gratuitamente, as escolas das redes federal, estadual e municipal e as entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado.

-PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) são destinados os seus recursos a:

Compra de material permanente, de manutenção e de consumo necessários para o funcionamento da escola; capacitar e aperfeiçoar os profissionais da educação; avaliar a aprendizagem; implementar o projeto pedagógico e desenvolver atividades educacionais.

Objetivos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

O programa é executado em ciclos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com