TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Artigo: PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 8

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Adriana Martini de Lima

Maria LuisaLealdini Ramalho

Tálita Priscila Purcino Zanetti

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO MUNICÍPIO

DEMOGI GUAÇU

Trabalho final de conclusão do curso de Competências Básicas no âmbito do Programa Formação pela Escola

Tutor: PauloPaliari

MOGI GUAÇU

2013

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Adriana Martini de Lima

Maria LuisaLealdini Ramalho

Tálita Priscila Purcino Zanetti

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO MUNICÍPIO

DEMOGI GUAÇU

Tutor: PauloPaliari

MOGI GUAÇU

2013

RESUMO

O presente texto demonstra a importância atribuída ao livro didático enquanto instrumento de apoio aos professores na preparação e desenvolvimento das aulas. Das contribuições do livro didático na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes Ensino Fundamental. Mostra a influência do livro didático na definição de conteúdos escolares e na proposição de propostas de ensino e também traz o fato do município de Mogi Guaçu, ter optado pela unificação do Livro Didático em toda rede municipal no ano letivo de 2013.

Palavras chaves: Livro didático, rede municipal,unificação

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. DESENVOLVIMENTO 6

2.1. A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO: 6

3. CONCLUSÃO 10

4. REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

.

O livro didático é uma das principais ferramentas utilizadas pelos profissionais da educação para nortear o ensino de língua materna, bem como para auxiliar no repasse dos conteúdos inerentes a uma educação de qualidade.O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) criado em 1929, passou por diferentes denominações e formas de execução. Por exemplo, em 1993/94 foram definidos critérios para avaliação dos livros didáticos; a partir de 1995/96 a distribuição do livro no Ensino Fundamental voltou a ser universalizada, contempladas todas as disciplinas do currículo escolar e elaborado o “Guia de Livros Didáticos” para orientar a escolha dos professores; em2000/01, foi introduzida a distribuição de dicionários e livros didáticos em Braille; e a partir de 2006/07 o programa foi estendido ao ensino médio. Hoje, atende às escolas publicas de Ensino Fundamental e Médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares.

Atende também aos alunos do EJA das redes publicas de ensino e das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado. Executado em ciclos treinais alternados – a cada ano são adquiridos e distribuídos livros para todos os alunos de um segmento, anos iniciais ou anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes. Cada escola escolhe, entre os livros constante no Guia do PNLD, aquele que deseja utilizar, segundo se um planejamento pedagógico. São distribuídas também versões acessíveis (áudio, Braille e Mecdaisy).

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO:

O livro didático tem importância na pratica pedagógica diária para o professor, por ser suporte teórico e pratico para o aluno, é um grande instrumento de apoio para o educador, o livro é se suma utilização por constituir uma organização possível de conteúdo a ser ensinada .Trata-se por tanto, de uma forma sistematização dos conteúdos de geografia a ser trabalhados em sala de aula.

Em alguns casos o livro didático se torna o único instrumento de apoio ou referencia bibliográfica ou ate mesmo o único elemento de leitura que o aluno e do professor tem acesso, devido os aspectos físicos e econômicos do país ou lugar.

Considerado por uns, como o único instrumento para a aprendizagem na sala de aula e por outros como uma ferramenta auxiliar e até mesmo indispensável no processo de ensino, o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores em sala de aula para a construção do conhecimento.

É inegável a importância desse recurso como suporte nas aulas, mas cabe salientar que este não deve ser usado como única fonte de informação, é necessário e até mesmo interessante que os professores possam buscar outros recursos e materiais didáticos para subsidiar a produção do conhecimento.

Para construir uma opinião própria e independente, é importante a leitura de textos complementares, revistas especializadas e livros disponíveis na biblioteca da escola, da cidade, dos alunos, dos amigos, etc.

O Livro Didático apesar de ser um instrumento impresso bastante familiar é difícil defini-lo quanto à função que o mesmo exercer ou deveria exercer em sala de aula. Definir o livro didático como “um instrumento impresso, intencionalmente estruturado para se inscrever num processo de aprendizagem com o fim de lhe melhorar a eficácia”. Entretanto, sua utilização assume importância diferenciada de acordo com as condições, lugares e situações em que é produzido e utilizado nos diferentes âmbitos escolares.

A preocupação com os livros didáticosem nível oficial, no Brasil, se inicial com a Legislação do Livro Didático, criada em 1938 pelo Decreto-Lei1006 (ROMANATTO,2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com