TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO Ajuste mecânico

Projeto de pesquisa: PROJETO Ajuste mecânico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 10

AJUSTAGEM MECÂNICA

BELÉM, 16 DE DEZEMBRO DE 2013.

BRUNA SANTOS E LUCAS DE SOUZA

Sumario

1. Capa ..............................................................................

2. Contra capa.....................................................................

3. Folha de rosto .....................................................................

4. Introdução, resumo e higiene e segurança no trabalho. ..............................................................................................

5.

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

INTRODUÇÃO

A ajustagem mecânica tem como principal objetivo ajustar, reparar, instalar peças e equipamentos em conjuntos mecânicos e controle de precisão, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde, obtendo a modificação de um corpo/material metálico bruto, com a finalidade de se obter uma forma definida.

RESUMO

No contexto geral abordaremos os princípios de funcionamento e definições para os seguintes temas.

• Higiene e segurança no trabalho;

• Noções das operações básicas;

• Traçar;

• Furar;

• Serrar;

• Limar;

• Roscar com macho e cossinete.

Essas operações são muito importantes para se obter resultados excelentes e com bastante eficácia nas industrias hoje em dia. Com tudo, acelerando o desenvolvimento da indústria.

4-1 Higiene e segurança no trabalho

A higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa.

A higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afetar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).

A segurança do trabalho propõe-se combater, também dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente que educa os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.

4-2 noções das operações básicas

FERRAMENTAS DE CORTE MANUAIS

Embora os processos de fabricação tenham evoluído muito nos últimos tempos, não podemos desprezar os processos manuais, que são de grande utilidade nos reparos de peças e ajustes.

4-3 Traçagem: operação executada antes de ser proceder à operação de usinagem, e consiste em marca na peça os seus contornos também para inserções de retas (centros dos furos).

Esse procedimento é realizado através de ferramentas específicas para esse procedimento. São elas:

• Régua – que tem por finalidade traçar linhas retas e serve de guia

• Esquadro – serve de guia ao riscador quando são traçadas perpendiculares

• Riscador – por meio dessa ferramenta podem-se traçar contornos diversos, apoiando o riscador em um instrumento auxiliar, como por exemplo, a régua.

O processo de traçagem com o riscador é dividido em duas partes que servem de guia para o operador.

• Substancias para cobrir recobrir superfícies a serem traçadas – antes de qualquer traço é feio a preparação a peça, através de substancias que podem ser preparadas com: verniz, solução de alvaiade, o gesso diluído, gesso seco e tinta negra especial.

A escolha a substancia a ser usada no processo vai depender do material utilizado na traçagem.

Para saber qual substancia usar na traçagem foi criada uma tabela indicando o tipo de substância, situação da superfície e precisão de traçado.

• Paquímetro de altura equipamento com ponta para traçagem – serve para marcar pontos que sobre uma linha já riscada.

Essa ferramenta deve está bem alinhada para uma maior precisão na hora de riscar a peça.

• Graminhos – é uma haste cilíndrica ou retangular, sobre a qual desliza o cursor com um riscador. Utiliza-se para traçar e controlar peças, assim como para a centragem das peças nas máquinas-ferramentas.

Existe quadro tipos de graminho.

• Graminho simples: Sua base é construída em ferro fundido, rebaixada na face de contato, para diminuir o atrito sobre a mesa de traçagem, mesa de máquinas ou mesa de controle. Possui uma haste cilíndrica de aço ao carbono, um cursor com parafuso de fixação e uma agulha de aço temperado.

• Graminho de articulação: Sua base pode ser de aço ao carbono ou ferro fundido, possuindo uma ranhura em V, na face de contato para melhor adaptação sobre barramentos de tornos e para reduzir o atrito sobre a mesa de traçagem. Possui também um cursor e uma haste cilíndrica sustentada por um parafuso de fixação, alojado em uma peça, que pode mover-se em redor de um eixo, quando acionada pelo parafuso de regulagem, esse movimento permite variar de forma precisa a ponta da agulha.

• Graminho com escala do nônio: É constituída de uma base de ferro fundido, uma haste cilíndrica de aço ao carbono e uma régua graduada em milímetros. Esta régua move-se para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com