TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: “BULLYING NA MINHA ESCOLA É PASSADO”,

Por:   •  31/5/2017  •  Ensaio  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CURSO DE POS GRADUAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS-TURMA 2015

PÓLO DE PEDRO AFONSO

MÓDULO VI –DIREITOS HUMANOS E AMBIENTE ESCOLAR

Elaboração de projeto em Direitos Humanos

Professor :Adriano Castorino

Acadêmica: Meire Lucia Pereira Martins

.‏

Palmas – TO 2015

PROJETO: CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: “BULLYING NA MINHA ESCOLA  É PASSADO”,

APRESENTAÇÃO

O presente projeto: “Bullying na minha escola  é Passado”, tem como principal finalidade auxiliar professores e profissionais da educação a perceberem, por menor que sejam, sinais de bullying e intimidação dentro do ambiente escolar. Objetivamos criar uma consciência nestes profissionais para que eles poça e devem interferir contra esse tipo de prática que muitas vezes são vistas como uma simples atitude de criança, que vão acontecendo meio despercebido ,marcando gravemente a vida de alunos que sofrem a agressão. Toda a escola deverá ser envolvida Pois é neste espaço que estão sendo construídos os cidadãos de amanhã, para tanto precisam ser orientados a conviver com as diferenças, respeitando as particularidades de cada um e assim poderemos construir uma sociedade digna e democrática

JUSTIFICATIVA

Qual a pessoa que nunca recebeu um apelido ofensivo na escola, na rua ou muitas vezes até mesmo em casa. Práticas como essas são comuns e freqüentes nas escolas, possibilitando a falta de ética que nessa perspectiva podemos considerá-la como princípios, visto que, os seres humanos merecem respeito de seus semelhantes. Diante do que foi exposto, pensou-se em desenvolver um projeto pedagógico com a finalidade de que o respeito e harmonia dentro da escola é fundamental garantindo a cada aluno que seus direitos de cidadãos não sejam violados, Prevenir e combater o bullying na escola é responsabilidade da própria escola, que deverá envolver  todas da escola:  funcionários, professores, diretoria, alunos e pais de alunos, para que em futuro próximo possamos dizer :“Bullying na minha escola é Passado.”

Para tanto  é necessário que o ambiente escolar  proporcione momento com este, para que possam avaliar o que precisa ser mudado neste ambiente. Pois a escola é uma instituição que  prepara o individuo não só para o campo profissional, mas para vida. Tendo a atenção voltada para esse assunto,que antes era conhecido como casoar, tirar sarro e hoje conhecido como: bullying, que na maioria das vezes, é visto como brincadeira própria do amadurecimento da criança. A interpretação equivocada desta prática vem ganhando terreno e se alastrando a cada dia, às vezes chegando a situações extremas, desenvolvendo sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Muitas vezes levando a situações extrema onde a vitima tende até cometer suicídio.

Toda agressão é prejudicial, seja ela verbal física ou psicológica, são agressões avassaladoras que muitas vezes acompanham a vitima o resto de seus dias. Para tanto a escola que tem o papel de transformar, tem também a obrigação de garantir a integridade física e psicológica de cada aluno, esse  projetos de intervenções,tem o intuito de banir essa pratica, assegurando a garantia do direito estabelecido na ECA: “Art. 18 – É dever de todos velares pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”. Evitando assim que na escola crianças ou adolescentes cresçam traumatizadas.

.

OBJETIVO GERAL

Esse projeto propõe ações para as series de Ensino Fundamental II,para que de posse das informações seja combatidas  as  praticas de bullying dentro da escola,  através de ações interdisciplinares que possibilitem a mudança de atitudes dos alunos que as  praticam dentro da instituição escolar, orientando as vítimas visando à recuperação da auto-estima para que não sofram prejuízos em seu desenvolvimento escolar;

Os esclarecimentos sobre o Bullying,orientará e advertirá tanto os agressores e as vitimas quanto os danos físicos e/ou morais que essa pratica provocará.

A comunidade escolar deverá se juntará para mudar a realidade de sua  escola. Fazendo com que as crianças desenvolva em si mesmas, a consciência sobre as conseqüências que Bullying traz para a vida de quem sofre e ate mesmo para a vida de quem o faz. Para tanto é necessário que se faça uma análise do modo como essa violência vem acontecendo no âmbito escolar, deixando claro que o Bullying é um ato contra os princípios fundamentais da dignidade do ser humano, como também é necessário o envolvimento de todos para que se desenvolva um trabalho de orientação e conscientização no que diz respeito ao problema. A escola deve procurar soluções e implantar ações contínuas na prevenção do bullying, e criar o "clima escolar seguro" para todos

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover debates sobre Bullying nas classes;

Estimular os estudantes a fazerem pesquisas sobre o tema na escola;

Produzir cartazes com resultado da pesquisa feita na escola; ·

Criar regras de disciplina para suas próprias classes;

Proporcionar situações em que os alunos busquem soluções capazes de modificar o comportamento e o ambiente;

Participar junto com a escola da busca de soluções quando ocorrer casos de bullying; ·

Produzir diversos gêneros textuais abordando o tema bullying, entre eles: paródias, peças teatrais e artes visuais;

Socializar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

 

METODOLOGIA

1º MOMENTO - Será feita uma avaliação prévia do conhecimento do aluno sobre o tema “bullying”, através de questionamentos informais: - Você já ouviu falar sobre o bullying? Onde? Quando? -Você sabe a origem dessa palavra? Por que ela é escrita dessa forma? -Você já foi vítima de algum tipo de bullying? - Você já parou para pensar que já pode ter sido foi autor de bullying? *Após essa conversa informal, a turma será levada ao laboratório de informática para realização de pesquisas direcionadas: - Origem do termo e seu significado. -Uma conseqüência a partir da prática de bullying no fazer um blog ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com