TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE COBERTURAS EM DUAS ÁGUAS

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM – CEULS ULBRA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ANA PAULA CASTRO FURTADO

ANDREW CARLOS FERREIRA LEMOS

GABRIEL RODRIGUES NOGUEIRA

JÂNIO FERREIRA DE ALMEIDA

JANDRA KARINA DE OLIVEIRA

MARIO CESAR GAMA MOTA

PROJETO DE COBERTURAS EM DUAS ÁGUAS

 SANTARÉM

2017

ANA PAULA CASTRO FURTADO

ANDREW CARLOS FERREIRA LEMOS

GABRIEL RODRIGUES NOGUEIRA

JÂNIO FERREIRA DE ALMEIDA

JANDRA KARINA DE OLIVEIRA

MARIO CESAR GAMA MOTA

PROJETO DE COBERTURAS EM DUAS ÁGUAS

Trabalho de obtenção parcial de nota apresentado na Disciplina de Projeto de Estrutura do Aço.

Prof. Nadir Pires Martins.

SANTARÉM

2017

LISTA DE FIGURAS

  1. Figura 1 – Indice das variações de vento nas regiões
  2. Figura 2 - Tabela de classes e tipos de terreno
  3. Figura 3 - Tabela de fator de rugosidade
  4. Figura 4 - Tabelas sobre os tipos de edificações

Sumário

LISTA DE FIGURAS3

INTRODUÇÃO5

DESENVOLVIMENTO6

CONCLUSÃO16

REFERENCIAS17

  1. INTRODUÇÃO

. A cobertura com estrutura metálica surgiu como alternativa às estruturas convencionais de vigas, pontaletes e caibros de madeira, devido à escassez e consequentemente o alto preço da matéria prima e a necessidade de preservação do meio ambiente.

Uma das principais vantagens em relação a industrialização do método construtivo é a otimização da produtividade e da qualidade na construção das coberturas e a redução de custos.

As construções de cobertura com estruturas metálicas estão sendo utilizados cada vez mais para a construção de edifícios como indústrias, galpões, estádios e podem ser encontradas em forma de treliças planas e vigas perpendiculares constituindo telhados duas, três ou mais águas.

Os projetos de coberturas com estruturas metálicas são realizados visando leveza e resistência além da relação entre custo e benefício.

As estruturas metálicas deverão receber tratamento anti corrosivo e pintura, para aumentar a sua durabilidade. Todas as etapas da cobertura com estrutura metálica deverão atender a NBR 8800 – Projeto e execução de estruturas de Aço em Edifícios.

O material empregado para as coberturas com estruturas metálicas geralmente é utilizado o aço ASTM A 36.  É importante também observar a NBR 6123 – Força devido ao vento em Edificações.Antes de executar, é importante verificar no projeto a dimensão das seções transversais das barras das treliças e a inclinação do telhado. Para os projetistas, é importante estudar possibilidades de dimensionar a peças, retirando algumas peças menos solicitadas, fazendo com que o estudo passe por um processo de otimização topológica para que utilize uma menor quantidade de peças, desta forma a cobertura com estrutura metálica fica mais leve, reduzindo os custos, porém não perde sua eficiência. Essas técnicas de otimização são ferramentas para redução de peso, resultando em maior economia de material e não prejudicando a segurança da obra.

  1. DESENVOLVIMENTO

Dentre as principais aplicações das estruturas em aço estão: os edifícios, residências, pontes, viadutos, passarelas, coberturas, torres, postes, indústria naval, escadas e mezaninos (PINHEIRO, 2005).

A utilização das estruturas metálicas abrange tanto edifícios residenciais, comercias e principalmente industriais, devido às suas diversas vantagens como, por exemplo:

tempo de execução reduzido (produção industrial e seriada);

capacidade de vencer grandes vãos;

redução do peso próprio da estrutura e das cargas nas fundações;

menor quantidade de operários envolvidos na mão de obra;

maior confiabilidade (material homogêneo e fabricação controlada);

maior limpeza do canteiro do obras (utilização reduzida da madeira);

menor impacto ambiental (menos madeira e o aço é 100% reciclável);

maior liberdade arquitetônica (projetos mais arrojados);

maior área útil da edificação;

facilidade de desmontagem e reaproveitamento em uma obra futura;

maior facilidade de reforço e ampliação da edificação;

precisão de dimensões (podendo-se encomendar acessórios como portas e janelas antecipadamente); dentre outras.

São essas as características que têm transformado a construção civil no maior mercado para produtores de aço no exterior.Atualmente, essas características estão começando a ser percebidas por aqui também. A construção metálica vem crescendo muito no Brasil, porém seu uso ainda está muito baixo em comparação com os países europeus, EUA e Japão. Segundo Dias (1998), nos países desenvolvidos, o sistema metálico é muito mais utilizado, pois com esse processo construtivo as etapas de construção são simplificadas e mais rápidas do que o processo convencional em estrutura de concreto armado.

O Brasil não possui uma cultura voltada para o uso de estruturas metálicas (ANDRADE, 1998). Para o arquiteto Biselli (2006, apud CBCA), isso é reflexo das primeiras obras da arquitetura moderna brasileira,. No Brasil, entre 4% e 5% dos prédios construídos com mais de quatro andares usam estrutura de aço. Já na Inglaterra, o percentual é de mais de 70% (CBCA, 2006).

Vantagens e Desvantagens da Construção Metálica

O aço possui uma resistência elevada em comparação com outros materiais; a estrutura fica muito mais leve, diminuindo as cargas nas fundações; as peças são fabricadas por processos seriados e controlados; permite vencer grandes vãos; possui um curto prazo de execução; utiliza menos espaço no canteiro de obras, além de ser mais limpa; existe a possibilidade de reaproveitamento e reciclagem dos materiais, etc. Estruturas em aço possuem algumas desvantagens como uma limitação na geometria das peças aos perfis disponibilizados pelos fabricantes, a necessidade de tratamentos específicos em algumas regiões próximas ao mar, bem como de manutenção mais frequente. Existe também a dificuldade de transporte de peças em grandes centros urbanos, e em alguns locais, dificuldade em encontrar mão de obra especializada (PINHEIRO, 2005). Na construção metálica, o projeto é a parte mais demorada, mas compensada pela montagem na obra que leva menos tempo, liberando o imóvel para ocupação e gerando um retorno mais rápido do investimento. Atualmente, com o aprimoramento dos softwares de análise, cálculo e detalhamento estruturais, esse tempo de projeto vem sendo reduzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (580.2 Kb)   docx (410.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com