TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTAGIO

Exames: PROJETO DE ESTAGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA............................ 01

1.2 OBJETIVOS 02

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 03

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA 05

2.2 CRONOGRAMA 05

REFERÊNCIAS 06

ANEXOS 07

1 PARTE I: PESQUISA 1

1.1 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

TEMA: O AVANÇO TECNOLÓGICO NA MATEMÁTICA

1.1 JUSTIFICATIVA

O ensino de matemática exige uma atenção especial no que diz respeito na sua presença no cotidiano das pessoas, onde podemos observar que a mesma ultrapassa os limites escolares. Ela trabalha de acordo como o mundo atual se movimenta e necessita que seja entendida como um meio de informações e interpretações que surge para promover aos jovens alguns enfrentamentos de situações que ao mesmo tempo em que exige deles, conhecimentos e técnicas para que possam utilizá-la corretamente.

A matemática para ser aprendida requer muito tempo e dedicação, e são necessárias algumas discussões de idéias e produção de argumentos para a solução de problemas. Porém, a escola e as técnicas de ensino têm caminhado em passos mais lentos que a tecnologia, e a aprendizagem da escola deixa de ser um atrativo para os jovens, tornando-se barreiras difíceis de ultrapassar, pois exige esforço e disciplina. A educação é antes de tudo oportunidade social. Mesmo que a educação não represente mais garantia de destaque na sociedade, não garanta qualidade de vida, dignidade no trabalho humano, sem ela os que não estudam tendem a se tornarem vítimas dessa mesma sociedade.

1.2 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS 2

 Objetivo geral:

 Compreender o desenvolvimento de capacidades de expressão tecnológicas no processo ensino aprendizagem matemática e a importância de sua utilização no contexto social;

 Maior valorização do uso dos recursos tecnológicos, como meios que possam auxiliar no processo ensino aprendizagem matemático.4

 Objetivos específicos:

 Propor a utilização de material didático que ofereça ao professor subsídios para que possa trabalhar com seus alunos de forma virtual;

 Despertar o interesse com o uso dos recursos tecnológicos, através da internet, etc...;

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 03

Ao longo dos tempos a sociedade vem sofrendo mudanças no que se refere ao homem que busca adaptar-se a ela e ao fazê-lo agir sobre a mesma, onde possa provocar mudanças e exigir novas adaptações. Dentro dessa expectativa do agir, adaptam-se de forma onde venha a usufruir dos meios que lhes são oferecidos. Novas tecnologias foram implantadas e todas elas contribuíram para a evolução e aperfeiçoamento do homem, provocaram mudanças no modo de pensar e agir das pessoas.

No meio educacional essas mudanças ocorreram em vários momentos como na utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem como meio de uso de softwares que possibilitam o pensar, o refletir e criar soluções no cotidiano das pessoas.

Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam que a escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são influenciados, cada vez mais, pelos recursos da informática. Nesse cenário, inserem-se mais um desafio para a escola, ou seja, o de como incorporar ao seu trabalho, tradicionalmente apoiado na oralidade e escrita, novas formas de comunicar e conhecer. O uso de recursos tecnológicos como: calculadora, computador traz significativas contribuições para o processo de ensino aprendizagem em matemática.

Em seus estudos Giancaterino revela que as tecnologias podem ser uma aliada do professor no processo de ensino aprendizagem e, quando falamos do ensino da matemática, a tecnologia poderá propiciar um ambiente interativo, instigador e motivador da aprendizagem. Entretanto o uso adequado de ferramentas tecnológicas pode subsidiar o professor no processo de ensino aprendizagem, colocando-o mais próximo da realidade do educando, do usuário assíduo dessas tecnologias.

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com