TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO ESTÁGIO

Por:   •  28/6/2019  •  Seminário  •  3.026 Palavras (13 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS X

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

        

ESTÁGIO DE REGÊNCIA

TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA

2019

YASMIN COSTA E SILVA

ESTÁGIO DE REGÊNCIA

[pic 1]

        TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA        

2019

ESTÁGIO DE REGÊNCIA

Duração: 80 horas/aulas

Instituição:

Etapas de Ensino: Ensino Fundamental II

Telefone:

E-mail:

Endereço:

CEP:

Coordenadora do Estágio: Wander Augusto Policário.

Autora:

  • Yasmin Costa e Silva graduando em Licenciatura em Matemática.

Contato: (73) 998171714/(73)991322948

 Email: yasmin1094@gmail.com

        

[...] Os professores da minha escola,
com suas matérias que às vezes não entendemos, falando em todas as coisas,
que aos poucos vamos aprendendo.

Clarice Pacheco


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        7

1 JUSTIFICATIVA        8

2 OBJETIVOS        12

2.1 Geral        12

2.2 Específicos        12

3 ABRANGÊNCIA        13

4 METODOLOGIA        14

PROGRAMAÇÃO        15

5 CRONOGRAMA        17

6 RECURSOS        18

7 AVALIAÇÃO        19

REFERÊNCIAS        20

ANEXOS        21

APRESENTAÇÃO

A disciplina Estágio Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Matemática, é definido como um componente curricular obrigatório norteado e articulado pelos princípios da relação teoria-prática e da integração ensino, pesquisa e extensão e se configura como a penúltima das quatro disciplinas que compõem o eixo de estágio do referido curso. Essa disciplina tem como objetivos proporcionar aos alunos as experiências de observação, planejamento e vivência no campo de estágio da Educação Básica. Por se tratar de um curso de formação de professores de Matemática, as atividades propostas tiveram como eixo norteador a reflexão por meio de mecanismos de interação.

Neste documento está inserido todo o trajeto do meu estágio que ocorreu entre o período de ________________________________,na Escola Municipal Bela Vista nos 6° anos A e B e nos 7° anos A e B no turno Matutino em Teixeira de Freitas – Bahia.

O estágio é indispensável para a vida do futuro profissional, pois dará oportunidade ao aluno de vivenciar situações reais da formação profissional. Dividido em três etapas, observação, coparticipação através da aplicação de um projeto e regência. Como afirma Freire, “o estágio é um exercício não só da prática, mas, acima de tudo da teoria vinculada à prática.” (FREIRE,1996, p.42). Na fase de observação conhecemos um pouco da realidade da turma. Observamos sobre o relacionamento entre professores, diretores, funcionários e alunos, na fase coparticipação, desenvolvemos um projeto e traçamos estratégias para auxiliar o professor a lidar com algumas dificuldades da turma, na fase de regência, o intuito será participar interativamente das ações na sala de aula, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos), da Educação Básica, de acordo com plano de trabalho.

Sabendo que a matemática ainda é considerada para uma grande maioria de pessoas como “um bicho de sete cabeças” acarretando uma enorme rejeição pelas pessoas em estudá-la,  o intuito desse projeto é trabalhar os conteúdos ofertados ao 6º e 7º ano, sendo eles: frações, números decimais, operações com números decimais, equações, razões e proporções, inicio a geometria, de uma diferente.


1JUSTIFICATIVA

Em um mundo moderno nada mais justo que uma educação de qualidade para atender com competência as exigências do mercado de trabalho e condições para a formação de um cidadão melhor capacitado para exercer sua cidadania de maneira crítica e consciente. Mediante essa situação, é imprescindível uma adequação metodológica dos conteúdos e principalmente da forma com que eles são apresentados aos alunos, sobretudo em matemática, pois além de essencial é a disciplina responsável por maior evasão nas escolas.

Essa circunstância reflete na necessidade incessante em buscar estratégias para aprimorar o ensino matemático, contextualizando o conteúdo com o cotidiano como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Com esse pensamento o presente projeto expõe a importância de materiais lúdicos como facilitador, se usado como metodologia de ensino-aprendizagem.

Os alunos chegam ao ensino fundamental II com uma grande dificuldade em conteúdos básicos do ensino fundamental I. A matemática é uma matéria que, se não for bem compreendida no momento certo, traz prejuízos ao entendimento de outras disciplinas, que têm como base certos conteúdos matemáticos que estruturam as mesmas.

 Segundo as propostas dos PCN’s o ensino de Matemática deve ser contextualizado de maneira que este faça relação com a realidade do educando para que este consiga relacionar suas experiências em sala de aula com a sua vida cotidiana, neste sentido, Susana da Silva Fernandes afirma que:

A contextualização, associada à interdisciplinaridade, vem sedo divulgada pelo MEC como princípio curricular central dos PCN capaz de produzir uma revolução no ensino. A ideia seria basicamente que formar indivíduos que se realizem como pessoas, cidadãos e profissionais exige da escola muito mais do que a simples transmissão e acúmulo de informações. Exige experiências concretas e diversificadas, transpostas da vida cotidiana para as situações de aprendizagem. (FERNANDES, 2013, p. 02)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (211.8 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com