TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA

Trabalho acadêmico: PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.207 Palavras (17 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO: GESTÃO PUBLICA

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Processos Gerenciais

Profª.EaD. Ivonete Melo de Carvalho

Tutor Presencial: Márcia Regina da Silva Fernandes

Discentes:

MANOEL FILHO SÁ OLIVEIRA RA: 6748368355

WELLIGNTON MARTINS DA ROCHA RA: 6790430609

JANDER RODRIGUES SILVA RA: 6790432010

WESLEY RA: 6791424346

Sumário

INTRODUÇÃO: 4

ETAPA 1.1 4

PASSO 2 5

ETAPA 2.1 6

PASSO 2.1 7

ETAPA 3 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS. 10

BIBLIOGRAFIA. 10

PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA 12

DESENVOLVIMENTO ETAPA 4 13

PROCESSOS GERENCIAIS

2° SEMESTRE

INTRODUÇÃO:

Veremos que neste trabalho trata de algumas questões centrais do conceito de plano estratégico, e demais tipos de planejamentos assim como da complexidade e da incerteza que lhe são inerentes. Com a aceleração das mudanças tecnológicas e da globalização, organizações lucrativas e não-lucrativas têm incorporado o planejamento estratégico aos seus processos de gestão. O ponto focal da estratégia a formulação da missão e da visão leva as organizações a definirem seus objetivos de longo prazo e a alcançá-los. Sob condições de mudanças ambientais rápidas e descontínuas, as tradições e as experiências existentes não serão mais suficientes para enfrentar as novas oportunidades e ameaças.

ETAPA 1.1

DEFINIÇÕES DO PLANEJAMENTO.

O Planejamento é definido como um futuro almejado e com vários meios a serem alcançados ou um exercício sistemático da antecipação, o planejamento tem a missão, estratégias e objetivos, também serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos,

O princípio do planejamento é inspirado no esquema de planificação dos países socialistas, do qual se distingue por não eliminar a concorrência entre empresas no mercado, e exercer um controle mais normativo que imperativo, o planejamento era considerado incompatível com a economia de mercado. Hoje, o planejamento é utilizado nos países capitalistas, sendo comum à intervenção do Estado na economia.

O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa – é um processo contínuo, cujas características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.

PLANEJAMENTO E SUAS DEFINIÇÕES.

Veremos nesta pesquisa duas bases fundamentais na definição do planejamento como:

Planejamento Tático:

Que é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007)

Planejamento Operacional:

O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetido a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007)

Nestes conteúdos estudados, vimos que o planejamento faz parte não só das empresas mas sim em nossa vida e nosso dia-a-dia, de como precisamos ser empreendedores, ter uma visão bem ampla de tudo que está a nossa volta, e de seus riscos. E Pensar bem em nosso futuro e nunca nos esquecer das escolhas e suas consequências feitas para o futuro pois precisamos planejar primeiro para depois agir.

PASSO 2

ANÁLISE.

O planejamento estratégico é um instrumento utilizado para definir as estratégias de uma organização, levando-se em conta as oportunidades e ameaças do seu ambiente externo, bem como seus pontos fracos e fortes. Diversos autores do tema consideram necessária a participação dos gestores nesse processo. Outros vão mais longe e julgam indispensável a participação de todas as pessoas envolvidas, não somente de gestores. Para estes, o entendimento da missão e dos propósitos da empresa facilita a superação de possíveis resistências à implementação do planejamento.

Para se ter um bom planejamento é necessário definir, visão e missão do negócio. Além de analisar o ambiente externo, oportunidades e ameaças, analise do ambiente interno e definir seus objetivos e metas

Visão: é a direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser.

Missão: A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz.

2.1

Roberto Shinyashiki fala sobre a idéia que planejamento é ter visão de futuro, para ele um bom empreendedor tem a visão além do alcance de uma pessoa normal, citando isso em algumas passagens “Visão é a arte de ver o invisível” ou “Visão é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas.” E isso diferencia um bom empreendedor de um mediano como diz Roberto. e Para Robbins (2000) Chiavenato (2007), e Oliveira (2010) planejamento é um processo que transformamos teoria em prática afim de atingirmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com