TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO

Por:   •  10/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO

Coordenadora :Profª. Ivone das Dores de Jesus

  1. JUSTIFICATIVA

Refletir sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental público, tendo como foco o município de Santo Amaro nos parece extremamente oportuno em um momento onde as escolas públicas precisam ampliar suas ações, no sentido de atender, inclusive, alunos que são oriundos das camadas sociais com menor índice de desenvolvimento humano.

Diante disso, para que se possa evitar situações discriminatórias, torna – se assim indispensável a implantação de um projeto com a necessidade de uma intervenção de modo pensado e planejado.

Atualmente tem se pensado muito em inclusão e como essa inclusão de pessoas com deficiência tem sido abordada pelos profissionais, diante desta nova realidade educacional, propiciando um ensino que vise incluir todos com e sem deficiência dentro da escola real. No entanto, as escolas devem encontrar metodologias de ensino para obter sucesso, inclusive, as que tem alunos com deficiência, por necessitarem de recursos adaptados e uma atenção significativa para o seu desempenho cognitivo e social, sendo assim, a necessidade de se discutir sobre a educação especial, na perspectiva inclusiva de ensino do município de Santo Amaro é imprescindível.

Que esse projeto tenha o propósito de contribuir com a elevação dos indicadores sociais do município de Santo Amaro, visto que, o aprofundamento dos conhecimentos na área de educação especial, poderá favorecer a melhoria das práticas pedagógicas frente aos desafios da inclusão de pessoas com deficiência.

Vale ressaltar, que esta é uma proposta exequível diante do momento histórico em que se vive de profundas discussões acerca da inclusão de pessoas com deficiência no ensino fundamental público. A realização deste projeto pode suscitar discussões e, possivelmente, estimular ações de formações, que acelerem o processo de inclusão no ensino fundamental público.

Além disso, os resultados esperados podem contribuir para outras ações inclusivas no município, que se destinem ao estudo da temática, bem como para produzir medidas propositivas no âmbito das políticas públicas voltadas para a inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental público.

A Universidade Estadual do Maranhão, através da Pró – Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE, lançou o Programa Institucional Mais Extensão Universitária, proporcionando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão nos municípios de menor índice de desenvolvimento humano – IDH do Maranhão, para as áreas de educação, saúde e produção, com a finalidade de fortalecer ações de formação, contribuindo assim com a elevação dos índices.

  1. INTRODUÇÃO

A inclusão de pessoas com deficiência em sala regular é um tema muito discutido, polêmico e bastante preocupante. Para Barbosa; Amorim (2008), o tema inclusão tem sido muito discutido, dando ênfase ao respeito que se deve ter em relação às diferenças e a participação de todos, em todas as áreas, podendo participar da sociedade, e também devem ser incluídos nas escolas do ensino regular. Para eles ainda há muitas dúvidas de como pode acontecer a inclusão, o que tem gerado várias discussões, já que existem vários paradigmas idealizando a educação de pessoas com deficiência.

A escola sendo para todos, constitui-se um direito adquirido das pessoas, sejam elas crianças ou adultos, e esses direitos foram adquiridos com o passar do tempo. Nos dias atuais existem diversos documentos que garantem o amparo legal da pessoa com deficiência na rede pública de ensino.

A escola se apresenta como instituição comum a todos. Logo, um direito adquirido das pessoas, principalmente as com deficiência. Neste aspecto, o projeto apresenta relevância em relação a como podemos promover intervenção educativa no município de Santo Amaro, onde fundamenta-se, na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, no artigo 59, que preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos, com deficiência, currículos, métodos, recursos e organização específicas para atender às suas necessidades.

Diante disto, torna-se viável destacar, sobre o processo de aprendizagem dos mesmos, onde a relação do ensino ao seu aprendizado contribuem para que sua limitação não se apresente como meio a interagir com o meio educacional, que, nisto, evidencia-se, como as escolas trabalham a inclusão deste aluno, em meio as dificuldades de materiais pedagógicos e não acessíveis á pratica pedagógica voltada a estas deficiências.

Assim, o objetivo do projeto é promover intervenção educativa no município de Santo Amaro, com formações pedagógicas na área da educação especial, visando a melhoria da qualidade do ensino, com propostas de currículos viáveis ao aprendizado dos alunos com deficiência.

Contudo, a escolha pela temática surge da necessidade de se discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência, centrado o foco na efetividade de políticas públicas que favoreçam o acesso e a permanência das mesmas nos diversos setores da sociedade.

São decorrentes as queixas entre a maioria dos profissionais de ensino, de que as instituições não reúnem condições infra estruturais e pedagógicas para assegurar o atendimento de necessidades específicas desses segmentos sociais.

A formação continuada do professor deve ser um compromisso dos sistemas de ensino comprometidos com a qualidade da educação, que nessa perspectiva, devem assegurar que sejam aptos a elaborar e implantar novas propostas e práticas de ensino para responder às características de seus alunos, incluindo aquelas evidenciadas pelos alunos com deficiência (PRIETO, 2006). De acordo com essa autora, os professores devem ser capazes de analisar os domínios de conhecimento atuais dos alunos, as diferentes necessidades demandadas nos seus processos de aprendizagem, bem como, elaborar atividades, criar ou adaptar materiais, além de prever formas de avaliar os alunos para que as informações sirvam para retroalimentar seu planejamento e aprimorar o atendimento aos alunos (PRIETO, 2006, p. 58).

Os cursos de formação se constituem um espaço propício para o desenvolvimento de habilidades e capacidades para identificação dos mecanismos do processo de aprendizagem e conhecimento dos alunos, onde o professor passará a desenvolver uma visão crítica sobre sua prática pedagógica, além de diversificar a metodologia de ensino, e usar instrumentos de avaliação compatíveis com as habilidades e potencialidades de cada um.

Para Prieto (2006) se a pretensão é “garantir educação para todos, independente de suas especificidades”, deve-se asseverar “oferta de uma formação que possibilite aos professores identificar, planejar, realizar e promover para o aprimoramento dos processos regulares de escolarização, no sentido de que possam dar conta das mais diversas diferenças existentes entre seus alunos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (211.4 Kb)   docx (130.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com