TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Espécies Pirapama - Barragem do Cabo de Santo Agostinho

Por:   •  31/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.734 Palavras (15 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2][pic 3]

RELATÓRIO

Diagnóstico do Viveiro da Eco Pirapama

 Cabo de Santo Agostinho/PE

APRESENTAÇÃO

Em virtude da necessidade de acompanhar e ampliar as atividades produção de mudas da Compesa foi realizado uma visita ao viveiro da barragem do Rio Pirapama, município do Cabo de Santo Agostinho.

Conforme o convênio CV.13.4.198  a Associação de Pequenos Produtores Rurais Eco Pirapama é responsável pela execução dos serviços relativos à produção de mudas de espécies da Mata Atlântica e reflorestamento da Área de Preservação Permanente no entorno da barragem  de Pirapama.

OBJETIVO GERAL

 Definição dos procedimentos técnicos para reestruturação do viveiro de Pirapama, apontando alternativas para melhoria quali-quantitativa da produção de mudas nativas realizada pela Eco-Pirapama.

A visita foi realizada no dia 20 de Setembro de 2013 e teve como finalidade fazer um diagnóstico da situação do viveiro da Eco Pirapama, visando definição dos procedimentos técnicos para reestruturação do viveiro, além de ter o objetivo de orientar e acompanhar as atividades realizadas pela Associação Eco Pirapama desde a coleta de sementes até o plantio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Local do Viveiro

De acordo com os principais pontos a serem considerados em relação ao local do viveiro, o viveiro da Eco Pirapama está instalado nas proximidades das áreas de plantio, o que evita danos as mudas e facilita o transporte até o local do plantio. Possui árvores ao redor (quebra ventos), diminuindo a possibilidade de ocorrência de ventos fortes. Sua localização é em uma meia encosta, tendo uma pequena e adequada declividade. O viveiro tem uma boa disponibilidade de mão de obra, de acordo com o administrador do viveiro possui cerca de 15 funcionários, dependendo das atividades. O viveiro possui uma área total de 2857 m² e uma área de expansão de 750 m².

Em relação ao acesso ao viveiro, que é um fator importante, onde facilitará a entrada de insumos a serem utilizados e das pessoas que irão trabalhar no seu manejo, bem como dificuldades e transtornos no momento da expedição das mudas para o campo. Foi observado que em dias de estiagem o acesso ocorre tranquilamente, mas em épocas de chuvas, o acesso só se dá com veículos 4x4. Uma das alternativas seria uso de cascalhos na estrada de acesso.

Verificou-se que a propriedade da Compesa tem sido alvo de invasões e queimadas por terceiros. Nas áreas invadidas, observa-se que estão ocorrendo frequentes desmatamentos. De acordo com o administrador do viveiro, esses desmatamentos são feitos nos finais de semana, onde há pouca movimentação em torno do viveiro.

           [pic 4]            [pic 5][pic 6]

  1. Instalações

A casa do viveirista se encontra ocupada, sendo preciso devido à falta de segurança no viveiro. Onde podem acontecer furtos das mudas e dos equipamentos do viveiro. Possui uma área coberta para os trabalhos em dias de chuvas. Para a irrigação das mudas o viveiro possui uma caixa d’água. Não possui um local específico para o armazenamento dos equipamentos, para o armazenamento de sementes, o beneficiamento das sementes, e local de produção específico. O viveiro só possui um local pequeno para todos os trabalhos.

  1. Ferramentas

Em relação às ferramentas e utensílios utilizados na produção do viveiro, possui pás, enxada, foice, facão, tesoura de poda, ancinho, regadores, baldes, mangueira plástica, serrote, martelo, alicate, chave de fenda, esmeril, peneiras, carrinho de mão, motobomba, pulverizador, pregos, arames. Sendo necessárias outras visitas ao viveiro para uma análise mais criteriosa.

  1. PRODUÇÂO DE MUDAS

  1. Coleta de sementes

As melhores sementes são obtidas de árvores sadias e vigorosas, que apresentam boa forma do tronco, boa altura, boa distribuição de copa e, de preferência, são de meia idade e estão em grupos (o que facilita a polinização).

Sobre esse aspecto, verificou-se que a obtenção das sementes é realizada por uma pessoa responsável de maneira aleatória em fragmentos de mata em Pirapama, como foi informado pelo responsável do viveiro. Mas não existe uma pré-seleção das árvores, bem como um registro da localização, que seria adequado por uma ficha de identificação e coleta de campo. Onde através da identificação de matrizes, teria o controle da maturação fisiológica, época de coleta das sementes, localização de cada matriz.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

É adequado que haja o controle da entrada desses frutos e sementes, sendo possível através do registro da data de recebimento. O controle é importante para determinar a origem do material genético, fornecendo a localização geográfica da população vegetal e dos indivíduos fornecedores de sementes, a identificação das matrizes é extremamente importante, pois algumas espécies são muito parecidas entre si, ocasionando confusões quanto à correta identificação das mesmas. Conhecer a época de floração e frutificação de cada árvore matriz para melhor planejar as idas ao campo e as condições de armazenagem, é de suma importância para a produção de mudas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (772.5 Kb)   docx (546.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com