TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR: Elaboração de Rede LAN para Cafeteria

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.221 Palavras (13 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
Elaboração de Rede LAN para Cafeteria

BAURU

2019

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
Elaboração de Rede LAN para Cafeteria

Nome: Rodrigo de Freitas Puls

RA: 1992613

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 1º Semestre

BAURU

2019

RESUMO

Um estudante de análise e desenvolvimento de sistemas deve ser capaz de transformar o conhecimento acadêmico em desenvolvimento prático e, portanto, saber deliberar carências, organizar processos e determinar soluções aos problemas do mundo moderno. O objetivo desse trabalho é apresentar uma análise as necessidades propostas no estudo de caso da Cafeteria Essência e Sabor do Café. Assim sendo, o desenvolvimento dedica-se a composição da infraestrutura de rede LAN para as unidades da cafeteria. Ademais, afere custos de execução, além de pautar os conceitos e tecnologias a ética e legislação vigente. As resoluções apresentadas têm seus dados coletados por meio do manual de orientação disponibilizado pela instituição de ensino e complementa-se com embasamento teórico mediante pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Pesquisa, Projeto, Rede, Infraestrutura.

ABSTRACT

A systems analysis and development student must be able to transform academic knowledge into practical development and thus know how to deliberate needs, organize processes and thinks solutions to the modern world problems. The objective of this paper is to present an analysis of a proposed needs in the case study of Cafeteria Essência e Sabor do Café. Thus, the development is dedicated to the composition of a LAN infrastructure for the units of the cafeteria. Beyond that, it measures execution costs, in addition to basing concepts and technologies on current ethics and legislation. The resolutions presented have their data collected through the guidance manual provided by the educational institution and complemented with theoretical basis through bibliographic research.

Keywords: Research, Project, Network, Infrastructure.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        EQUIPAMENTOS DE USO GERAL        6

2.1        Computador        6

2.2        Servidor de Rede        7

2.3        Smart Tv        7

2.4        Impressora Multifuncional        8

2.5        Smartphone        9

3        ESTRUTURA FÍSICA DA REDE        9

3.1        Cabeamento        10

3.2        Switch        10

3.3        Roteador        11

3.4        Access Point (Ponto de Acesso)        12

4        TOPOLOGIA FÍSICA DA REDE        13

5        TOPOLOGIA LÓGICA DA REDE        14

6        USABILIDADE E ÉTICA        16

6.1        Privacidade e Proteção de dados do Usuário        16

6.2        Acessibilidade        17

6.3        Segurança e Conteúdo        17

7        ORÇAMENTO        18

8        CONCLUSÃO        19

9        REFERÊNCIAS        20

  1. INTRODUÇÃO

A Essência e Sabor do Café é uma cafeteria que nasceu em 1993 na cidade de São Paulo e no início contava com apenas uma unidade de negócios. Com o aumento na consumação de café no país, muitos investidores resolveram entrar no ramo, abrindo novas cafeterias e ampliando comércios já existentes, impulsionando o desejo dos proprietários da Essência e Sabor do Café de abrir mais unidades.

Atualmente a cafeteria conta com 19 unidades de negócios espalhadas pela capital Paulistana, todas com aproximadamente 150 m². Sem contar a Matriz que tem uma área de aproximadamente 300 m², destinada também à área administrativa e um pequeno espaço destinado a consumação dos produtos da Essência e Sabor do Café

Com a expansão dos negócios, tornou-se necessário a normalização das redes locais de dados. Era necessário garantir recursos tecnológicos que melhorassem o fluxo de negócio, assim como disponibilizar um serviço de melhor qualidade e comodidades aos clientes. Além do planejamento técnico, também se faz necessário todo o cálculo de custos para implementação, buscando a viabilidade financeira do projeto.

Por fim, tendo em vista a nova lei geral de proteção de dados[1], o Marco Civil da Internet[2] e a Lei de Acessibilidade[3]. Este projeto e posteriormente seu plano de execução, foram pensados de forma a respeitar princípios éticos, de respeito ao indivíduo e seus direitos garantidos em lei.

  1. EQUIPAMENTOS DE USO GERAL

Este tópico abordará a lista de equipamentos de uso geral, que farão parte da estrutura de rede local. O tipo, quantidade, disposição e modelo estão detalhados na tabela 1. As escolhas foram definidas através de pesquisa em fornecedores no mercado nacional. Filtrando por critérios de qualidade como custo-benefício, durabilidade e recursos de rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (379.2 Kb)   docx (194.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com