TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORA

Trabalho Universitário: PROJETO DE GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  8.462 Palavras (34 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE GESTÃO E SERVIÇOS

CURSO SUPERIORDE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

Creusa Teixeira Alves

Cynthia Soares Cabral

Giovanna Baisi de Freitas Cunha

Manoel Arantes da Costa Sobrinho

Sônia Gonçalves Fonseca Moreira

Valter Crisostomo da Silva

PAP – PROJETO DE AÇÃO PROFISSIONAL

INSERÇÃO GERENCIAL

CIDADE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2013

Creusa Teixeira Alves

Cynthia Soares Cabral

Giovanna Baisi de Freitas Cunha

Manoel Arantes da Costa Sobrinho

Sônia Gonçalves Fonseca Moreira

Valter Crisostomo da Silva

PAP – PROJETO DE AÇÃO PROFISSIONAL

PROJETO DE GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORA

Trabalho do Projeto de Ação Profissional (PAP), apresentado no curso de graduação de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Gestão e Serviços, como requisito parcial para obtenção da aprovação no semestre.

Orientação: Prof.º Marco Aurélio Bernardes.

CIDADE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2013

SUMÁRIO

1. Introdução 1

2. Capítulo 1 – Apresentação dos Conceitos 3

3. Capítulo 2 – Apresentação dos Resultados da pesquisa 12

4. Capítulo 3 – Apresentação da Análise e Proposta de Atuação em Rede 14

5. Considerações Finais 16

6. Referencias 18

7. Apêndice (Roteiro das Entrevistas) 19

Introdução

Considerado o principal município metropolitano do Vale do Paraíba, São José dos Campos teve como principais fatores para o desenvolvimento a Via Presidente Dutra e a instalação CTA (Centro Técnico Aeroespacial), o que alavancou o processo de industrialização, acelerando o crescimento demográfico e a urbanização. A base do desenvolvimento territorial deve-se a utilização dos recursos naturais e a capacidade econômica da região, resultando no aumento do poder aquisitivo, inserção social, parcerias entre poderes públicos e privados e políticas de sustentabilidade, criando iniciativas empreendedoras e oportunidade novos negócios.

Durante a Revolução Industrial separou-se os conceitos de empreendedor (visão) e administrador (gestão). Nas mudanças ocorridas durante o processo de industrialização, graças ao empreendedorismo que passou a preocupar-se com o indivíduo, aliados a informatização, a mão de obra passou a ser especializada. O papel do empreendedor foi de fundamental importância para desenvolvimento do setor, colaborando com a criação, inovação, assumindo riscos, identificando novas oportunidades, aliados ao planejamento, organização e estratégias.

A união e organização de grupos em prol de um determinado objetivo, visando beneficiar determinadas classes, sem fins lucrativos, vêm desde os primórdios da humanidade quando intuitivamente precisavam unir-se para caçar, começando aí a moldar o que seria o associativismo. Com a evolução, outras associações se fizeram necessárias, a fim de fortalecer as classes que não conseguiam se viabilizar isoladamente. Tudo isso pode ser colocado em risco quando ocorre o individualismo e, neste momento, se faz necessária a ação de um líder, direcionando, planejando garantido o sucesso do projeto, Com isso cumpre-se os princípios básicos de Liberdade, Democracia e Solidariedade.

Os principais segmentos da economia local como indústria, comércio, agricultura, prestação de serviços e turismo tornaram-se atividades sustentáveis do município aliadas à localização estratégica da cidade, entre São Paulo e Rio de Janeiro e beneficiadas pela intervenção do Estado, com a instalação de institutos de ensino e polos tecnológicos. Com tudo isto, São José hoje é referência econômica e tecnológica na região, com destaque para a indústria, principal vocação econômica, que conta com os benefícios oferecidos pelas incubadoras, como ambientes para desenvolver seus negócios, consultoria e gestão, além de contar com incentivos fiscais, por parte do poder público.

Capítulo 1 – Apresentação dos Conceitos

1.1 Desenvolvimento territorial

A cidade de São José dos Campos está localizada no Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo, a leste da capital, e seu território é de 1.099,409 Km² sendo considerado o sétimo município mais populoso do estado. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,807, o que é considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas e Desenvolvimentos (PNUD).

Entretanto, o processo de industrialização da cidade só teve início em 1950, com a instalação do Centro Técnico Aeroespacial. Em 1951, foi inaugurada a Rodovia “Presidente Eurico Gaspar Dutra” (Via Dutra), o que alavancou o desenvolvimento da cidade. Nos anos seguintes, com a economia industrial fortalecida, o crescimento demográfico foi alto, acelerando o processo de urbanização da cidade.

Atualmente, é o principal município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o mais importante polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina.

Segundo estudos de diversas áreas como economia, geografia e sociologia, entre outras, o desenvolvimento territorial tem como base a utilização de recursos naturais e capacidade econômica regional. Aliado a estes fatores estão o aumento do poder aquisitivo, inserção social, parcerias entre poderes público e privado, política sustentável adequada à manipulação de recursos disponíveis e iniciativas empreendedoras com a abertura de novos negócios.

A exploração destas potencialidades territoriais requer planejamento contínuo e conjunto entre os diversos setores da sociedade local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com