TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇAO

Trabalho Universitário: PROJETO DE INTERVENÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

1. APRESENTAÇÃO

A Estratégia de Saúde será realizada com os estudantes da Instituiçao CSB, localizada no bairro SAO BENEDITO.. Hoje, a escola com três turnos no ensino fundamental,médio e superior

A estrutura física do prédio escolar consta de 10 salas de aulas, 01 biblioteca, um laboratório de informática, quadra coberta, sala audiovisual, cantina, sala de professores e secretaria e amplo espaço para lazer. A escola tem por objetivo principal implantação de projetos que assegurem a permanência do aluno na escola e a melhoria do ensino, visando à integração comunidade/escola.

Em uma época surge o interesse dos estudantes do Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná em desenvolver um projeto de intervenção social voltado para os estudantes da escola CSB de modo a propiciar ao futuro assistente social o conhecimento das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens dessa escola e proporcionar aos alunos melhorias nas suas condições de saúde.

2. JUSTIFICATIVA

A política de saúde no Brasil nos anos 80 estava atrelada ao modelo de proteção social que abarcava o conceito de seguridade social, juntamente com o conjunto de ações referentes à saúde, previdência e assistência social.

Nesse período, ainda, a assistência à saúde era prestada pelo INAMPS e beneficiava somente os trabalhadores com carteira assinada e seus dependentes, desse modo, a prestação do serviço de saúde era restrito somente a uma parcela da população. Como forma de garantir um acesso universal a saúde a partir dos anos 90 foi criado o SUS.

Nessa veia, Wilson Leite afirma que a saúde é garantida pela Constituição de 1988 como direito de todos e dever do estado, e deve ser garantida por meio de ações que visem reduzir os riscos de doença e seus agravamentos.

A saúde é direito do cidadão e dever do estado, é uma garantia constitucional prevista no capítulo que trata dos direitos sociais. A saúde vai além da ausência de doenças ela compreende a qualidade de vida que resulta em fatores como: alimentação, moradia, transporte, acesso à educação, trabalho, lazer, saneamento básico, distribuição de renda, liberdade e bem estar físico e mental.

O reconhecimento da saúde como bem-estar, satisfação, bem coletivo e direito, configura um paradigma civilizatório da humanidade, construído num processo de embates de concepções e de pressões dos movimentos sociais por estabelecerem uma ruptura com as desigualdades e as iniqüidades das relações sociais, numa perspectiva emancipatória, levando-se em conta, evidentemente, as diferentes culturas e formas de cuidado do ser humano. (BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE)

Nesse sentido, para o que ser humano tenha garantido o direito à saúde deve haver medidas sociais efetivas que garantam o cumprimento desse dispositivo constitucional e que os cidadãos sejam capazes de compreender que esse direito é muito importante para garantir o bem estar social.

Neste projeto pretendemos elucidar algumas questões concernentes à promoção da saúde dos estudantes da escola Para que assim o assistente social conheça a realidade daquele público e possa avaliar e monitorar a saúde do estudante. Assim o assistente social cumprirá o papel de mediador entre as instituições de saúde, o profissional de saúde e a escola.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Verificar as condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens da escola CSB.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Analisar como ocorre a promoção da saúde na comunidade escola;

● Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de agravos;

● Levantar quais são os problemas de saúde mais frequentes;

● Verificar o que os alunos compreendem sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com