TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO DE INTERVENÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  3.577 Palavras (15 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 15

PROJETO DE INTERVENÇÃO: PASSO A PASSO

1. Retire o material de estágio. No semestre passado, você deve ter feito sua inscrição em estágio supervisionado no Núcleo de Estágios Educacionais do Centro de Ciências e Humanidades, localizado no prédio 12. Agora é hora de voltar ao Núcleo e retirar o material de estágio, que estará disponível no prazos definidos no cronograma de estágio. O material é composto de dois documentos:

a Carta de Apresentação, em duas vias, deve ser levada à escola que lhe foi atribuída, e serve de documento comprobatório de que você está matriculado na disciplina de estágio supervisionado de ensino no Curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Entregue uma das vias à direção da Escola e devolva a segunda via, assinada, ao Núcleo de Estágios Educacionais nos prazos definidos no cronograma de estágio;

a Ficha de Registro de Atividades de Estágio será utilizada, ao longo de todo o semestre, para registrar o cumprimento de carga horária na escola. Até o final do semestre, a Ficha deverá trazer o registro de 75 (setenta e cinco) horas, que deverão ser assinadas por um representante da escola. Muito cuidado, porque a Ficha não pode conter rasuras e eventuais substituições implicarão custo adicional.

2. Apresente-se à escola e ao professor-orientador. Apresente-se à escola que lhe foi atribuída e encontre, na escola, um professor de sua área específica de formação. O professor-orientador deve possuir licenciatura plena em sua área de formação; não pode ser seu parente direto; e será responsável por 1/3 de seu processo de avaliação. Adicionalmente, este professor deve:

1) permitir que você assista às suas aulas;

2) permitir que você tenha acesso ao material didático utilizado;

3) permitir que você aplique, junto à sala, uma atividade de intervenção de pelo menos 1 (uma) hora-aula; e

4) concordar em participar de seu processo de avaliação.

3. Escolha uma turma a ser observada. Para cumprir a carga horária de estágio, você pode observar muitas turmas diferentes, em várias séries. No entanto, uma única turma deve ser, por fim, selecionada. Escolha a turma que lhe parecer mais interessante. Converse também com o professor-orientador a esse respeito. Peça sugestões.

4. Conheça a turma escolhida. Assista ao maior número possível de aulas (da sua disciplina) na turma escolhida. Procure conhecer os alunos, saber quem são, do que gostam e do que detestam. Converse com eles. Converse com os outros professores (de outras disciplinas) sobre esses alunos. Compare as várias versões disponíveis sobre o desempenho dessa sala. E observe, principalmente, o desempenho dessa sala na disciplina de sua área de formação. Veja como os alunos se saíram na última avaliação. Verifique quais são suas dificuldades e quais são suas facilidades. Verifique também quais são as expectativas deles em relação à disciplina e ao futuro.

5. Identifique um problema na turma escolhida. Você vai chegar à sala no meio do período letivo. As aulas já terão se iniciado há algum tempo, e o professor-orientador vai estar desenvolvendo um tópico específico de seu plano de ensino. Veja como os alunos reagem a este tópico e às estratégias adotadas pelo professor-orientador. Às vezes, os alunos têm dificuldades porque lhes falta um conhecimento prévio, que está sendo pressuposto pelo professor, mas que eles, na verdade, não assimilaram ainda. Outras vezes não falta propriamente essa base, mas são as estratégias do professor que não funcionam. A turma não está motivada ou sensibilizada para o que o professor diz ou faz. Ás vezes o problema é localizado: apenas um subconjunto dos alunos tem dificuldades. Outras vezes o problema é mais geral: quase toda a sala não está progredindo muito. Procure identificar, na sala, os problemas. Converse com o professor-orientador: peça ajuda a ele, que conhece a turma há mais tempo e melhor do que você. Mas cuidado: identifique problemas que sejam específicos da sua área. Evite problemas vagos e muito genéricos, como "falta de disciplina", "falta de motivação", "desinteresse", "dispersão", "conversa paralela", "cola", etc. Estes problemas não são, na verdade, problemas, mas sintomas de outros problemas. Procure pelos verdadeiros problemas, mais vinculados à sua área (e relacionados ao conteúdo que vem sendo ministrado pelo professor). Identifique um tópico da matéria que os alunos não estejam conseguindo acompanhar, ou uma habilidade que eles não estejam conseguindo desenvolver. Este tópico (ou como ensinar este tópico para a comunidade observada) será o seu problema.

6. Consiga a autorização do professor para tratar o problema escolhido. Uma vez definido o problema, converse com o professor-orientador e com o professor-supervisor a respeito dele. Veja se ambos concordam que você trabalhe o problema escolhido. Esta autorização é importante, porque o professor-orientador terá de lhe conceder pelo menos uma aula (de 45 minutos) para que você possa desenvolver uma atividade com a turma sobre o problema identificado. Talvez ele prefira que você desenvolva outro tópico, que julga mais importante. Converse com ele.

7. Proponha uma hipótese para a ocorrência do problema escolhido. Por que o problema existe? Por que os alunos têm dificuldade no tópico que você escolheu? Qual é a causa do problema? Será que o professor contextualizou a sua prática (ou seja, fez com que os alunos realmente entendessem a importância e a pertinência de estarem ali aprendendo aquelas coisas)? Será que o professor não está subestimando os alunos (ensinando a eles coisas que já sabem, ou tratando-os de forma muito infantil, sem lhes oferecer os desafios necessários)? Ou será que o professor está superestimando os alunos (supondo que eles já saibam coisas que eles ainda não sabem - e que são importantes para que eles vejam sentido no que o professor diz)? Será que a metodologia empregada pelo professor para desenvolver os conteúdos é efetivamente a mais adequada? Será que a qualidade do material didático utilizado não é a responsável pelo problema? Será que o tópico é efetivamente difícil, porque muito complexo? Enfim, por que os alunos têm dificuldade no tópico que você escolheu? Procure responder a esta pergunta. A resposta a esta pergunta será a sua hipótese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com