TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE MOTIVAÇÃO

Dissertações: PROJETO DE MOTIVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

1 PROJETO MOTIVAÇÃO

Atualmente, grande parte da população brasileira tem atingindo a velhice. O envelhecimento é algo silencioso e inevitável, trata-se de um processo dinâmico e progressivo no qual há modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que acabam determinando a perda da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente (LENARDT et al.,2006).

Ao perder a capacidade de adaptação ao meio ambiente e desenvolver algum grau de dependência muitos idosos acabam sendo rejeitados pelas famílias e são encaminhados para as Instituições de Longa Permanência (ILP). Por se tratar de um ambiente que sugere vulnerabilidade, solidão e fragilidade, o Grupo Águia optou por realizar o DIA FELIZ em uma ILP, com o objetivo de levar afeto, momentos de entretenimento, felicidade e MOTIVAÇÃO aos moradores e funcionários da instituição.

2 INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA

Trata-se da ILP LAR CRISTO REI, localizada na Rua Adelina Patrícia de Carvalho, nº16, Conjunto Teixeira Dias – Bairro Diamante, Belo Horizonte.

A ILP LAR CRISTO REI é uma entidade filantrópica, ou seja, não visa fins lucrativos. É destinada ao acolhimento de idosos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Pertence a Sociedade São Vicente de Paula (SSVP) e mantêm convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e ainda recebe contribuição de toda a comunidade.

Sua Missão é: Atendimento de qualidade a idosos em situação de vulnerabilidade e risco social.

Visão: Prestar atendimento a idosos em conformidade com as Politicas de Saúde e Direitos dos Idosos.

A instituição não possui Valores definidos.

A ILP LAR CRISTO REI foi fundada no ano de 1979 por Mário Teixeira, um membro da SSVP que realizou a doação do terreno e iniciou as primeiras atividades de acolhimento de idosos.

3 ESTRUTURA FÍSICA

O LAR CRISTO REI possui boa estrutura física: local amplo, arejado, arborizado e com excelente área de convivência. Possui seis quartos masculinos, cada quarto possui capacidade para cinco moradores. Sete quartos femininos, cada quarto possui capacidade para cinco moradoras. Uma sala para a Assistente Social, posto de enfermagem, refeitório, capela, cozinha, rouparia, farmácia própria, lavanderia, sala para fisioterapia, local para prática de terapia ocupacional, sala para o gerente (composta de computador, fax, impressora, telefone e circuito interno de segurança que permite total visualização dos vários ambientes da unidade). A instituição possui ainda uma ambulância própria e um carro: Fiat Ducato que acomoda 20 pessoas (ambos veículos são doações).

O LAR CRISTO REI possui um ambiente acolhedor, com murais que informam a data dos aniversariantes do mês, frases motivacionais e mensagens sobre datas comemorativas, ex: Comemoração do Dia Internacional da Mulher.

4 RECURSOS FINANCEIROS

O LAR CRISTO REI possui convênio com a PBH, a prefeitura fornece subsídio para algumas despesas, pagamento (parcial) de salários e itens básicos de alimentação.

A instituição é assistida pela SSVP, recebe doações de igrejas, empresas e comunidade.

70% da aposentadoria dos moradores é destinada a instituição, os outros 30% são de uso particular do idoso.

O gasto mensal com cada idoso é em média de R$ 1.300 mensal.

Existe ainda parcerias com empresas, a Cemig, por exemplo, disponibilizou gratuitamente um sistema de aquecimento solar para o local, que reduziu consideravelmente o gasto com a energia elétrica. Existe um convênio com a Copasa que concede um percentual de desconto na conta de água, porém o mesmo precisa ser renovado.

5 QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

O quadro de funcionários é composto por vinte e sete profissionais efetivos, um autônomo e nove voluntários, dispostos da seguinte forma:

1 Gerente Administrativo

1 Auxiliar Administrativo

1 Enfermeira ( Responsável Técnica)

4 Técnicas em Enfermagem

8 Cuidadores de Idosos

2 Lavadeiras

4 Cozinheiras

2 Auxiliares de Serviços Gerais

1 Estoquista

1 Motorista

1 Fisioterapeuta

1 Assistente Social

Todos estes funcionários trabalham em regime de CLT.

O LAR CRISTO REI possui um médico, profissional autônomo que realiza atendimentos semanais na instituição, sendo o pagamento deste profissional realizado pela própria instituição.

Ainda existem nove voluntários, os voluntários possuem documentação que comprova que não há vínculo empregatício com a instituição.

A contratação dos funcionários se dá através do envio de currículo e indicações. Existe processo seletivo que é feito pela Assistente Social e por um Membro da Diretoria da SSVP.

O Gerente ADM Sr. José Bento nos relatou que houve grande melhora no quadro de funcionários da instituição. No passado a mesma pessoa que cozinhava, limpava o local e prestava cuidados aos idosos. Atualmente existe um desenho de cargos, onde cada profissional respeita e conhece bem suas atribuições.

6 PÚBLICO ATENDIDO NA INSTITUIÇÃO

O público atendido é formado por idosos vulneráveis e que possuem risco social, constituído por pessoas abandonadas pela família, moradores de rua, solteiros (as) e idosos que sofreram agressão física e/ou abuso sexual por parte dos familiares.

A PBH possui um banco de vagas para as ILP’s sendo necessário a execução do seguinte fluxo: realização de uma sindicância que é definida como um processo administrativo que visa levantar as reais necessidades de se institucionalizar um idoso, emissão de um relatório favorável ou não a necessidade de institucionalização e parecer final da instituição juntamente com a prefeitura sobre a inserção do idoso em uma ILP.

O Gerente Administrativo nos informou que atualmente a ILP deve ser a última opção na vida de um idoso, que o ideal é integrar o idoso a seus familiares respeitando o vínculo.

Existe hoje no LAR CRISTO REI sessenta moradores, sendo oito totalmente independentes para as atividades diárias, oito parcialmente dependentes com alguma limitação e quarenta e quatro moradores totalmente dependentes de cuidados.

A capacidade total da instituição é de sessenta e cinco moradores, porém existe uma asilada portadora de problemas psiquiátricos que ocupa sozinha um quarto feminino, devido ao risco de agressões, reduzindo desta forma a capacidade de ocupação para sessenta moradores.

7 O DIA NO LOCAL

Por ser uma ILP e com grau de ocupação quase completo existe a necessidade de cumprimento de rotinas para o bom andamento do serviço.

Ás 07:00 da manhã é servido o desjejum, ás 09:00 serve-se um lanche, ás 11:00 ocorre o almoço, ás 14:00 outro lanche é oferecido aos moradores, ás 17:00 o jantar é servido e ás 20:00 os moradores recebem um último lanche.

O banho é dado no intervalo de 07:00 ás 11:00 da manhã.

Vale acrescentar que em parceria com o Hospital Odilon Behrens é realizado o acompanhamento nutricional dos moradores, a mesma comida servida aos idosos institucionalizados é servida aos funcionários, não havendo distinção na refeição.

Mensalmente os idosos fazem uma atividade fora do LAR CRISTO REI, sendo o cronograma de atividades definido pela assistente social.

As consultas médicas são realizadas no posto de saúde do bairro, os idosos possuem preferência nas marcações e no atendimento, e o Projeto NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) atua ativamente na instituição.

8 MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO LOCAL

Hoje o processo de divulgação de informações e necessidades se dá através da distribuição de cartões de visita e veiculação de recados ao término das missas nos bairros da comunidade.

A ILP LAR CRISTO REI possui um site em fase de construção.

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LENARDT, M.H. et al. O idoso institucionalizado e a cultura de cuidados profissionais. Cogitare Enferm, Paraná, v.11, n.2, p.117-123, Ago. 2006.

...

Baixar como  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »