TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DISCIPLINA ESCOLARR

Ensaios: PROJETO DISCIPLINA ESCOLARR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP

PROJETO

DISCIPLINA ESCOLAR

2014

SUMÁRIO:

1- TEMA

2- JUSTIFICATIVA

3- SITUAÇÃO – PROBLEMA

4- PÚBLICO – ALVO

5- OBJETIVOS

6- EMBASAMENTO TEÓRICO

7- PERCURSO METODOLÓGICO

8- RECURSOS

9- CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

10- AVALIAÇÃO

11- CONSIDERAÇÕES FINAIS

12- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1- TEMA: PROJETO DISCIPLINA ESCOLAR

Qualquer ato ou omissão que contraria alguns princípios do regulamento interno ou regras básicas estabelecidas pela escola, pelo professor ou pela comunidade é considerado um comportamento indisciplinado.

No mundo atual, um dos grandes desafios para os educadores é enfrentar a indisciplina nas escolas. Como podemos agir fazer? O que devemos fazer? Não existem fórmulas prontas, o que vale é promover situações em que frente aos conflitos usemos a sabedoria de dialogar e ter coerência nos procedimentos.

Este projeto será desenvolvido na escola para que juntos enfrentemos a indisciplina e a carência de valores morais e limites por parte dos alunos.

2- JUSTIFICATIVA:

Analisando de maneira geral o comportamento dos alunos percebeu-se que a indisciplina escolar é o problema que mais afeta o bom andamento da Escola.

Sabedores que somos da importância de estabelecer limites no comportamento dos educandos, através da conscientização, percebemos a necessidade de adotarmos uma postura conjunta que viabilize nossas ações de forma que possamos contribuir para o desenvolvimento de uma personalidade sadia e em consequência, uma efetiva construção de cidadania.

Convém salientar ainda, a importância de realizarmos um trabalho em paralelo aos conteúdos curriculares, tornando-os assim, significativos e capazes de propiciar uma boa convivência na escola e na sociedade, uma vez que o projeto “ Disciplina Escolar ” é caracterizado pela busca e resgate de valores muitas vezes esquecidos ou ignorados por nossa sociedade.

3- SITUAÇÃO-PROBLEMA:

Para nós educadores, um dos grandes desafios é enfrentar a indisciplina nas salas de aula. Não sabemos como agir, nem o que fazer, pois não existem métodos prontos, o que devemos fazer é promover situações em que ao enfrentarmos os conflitos, usemos a sabedoria para dialogar e ser coerentes nos procedimentos.

Para que, juntos, enfrentemos o problema da indisciplina e da carência de valores morais, este projeto será desenvolvido a toda comunidades escolar, pois sabemos que a maioria dos comportamentos indisciplinados estão relacionados a questões familiares e à falta de imposição de limites por parte dos pais.

Muitas vezes os pais atribuem a dificuldade de educar os filhos à falta de tempo ou por serem permissivos demais. Neste sentido, o trabalho com questões relacionadas aos valores morais e à boa convivência serão trabalhados objetivando melhorar a relação em toda comunidade escolar, principalmente entre professor/aluno e aluno/aluno.

É preciso que a escola se responsabilize cotidianamente por garantir um ambiente de cooperação, onde os valores, o respeito, a dignidade e a integridade sejam evidentes nas relações, resgatando assim, valores um tanto esquecidos.

4- PÚBLICO – ALVO:

Alunos, professores, diretores, coordenadores e todos os membros da comunidade escolar.

5- OBJETIVOS:

Objetivo geral:

Proporcionar aos alunos, situações que façam seu comportamento e dos colegas como formadores da cidadania e também sua postura frente à questão “Disciplina Escolar” resgatando valores morais esquecidos que acabam por gerar ações e situações de violência promovendo assim uma mudança de olhar em relação à indisciplina, estudando conceitos de desenvolvimento moral e ético e adotando-os como conhecimento necessário ao processo educacional.

Objetivos específicos:

• Compreender alguns conceitos a respeito de valores como meio para uma boa convivência na escola e na sociedade;

• Buscar no encontro da escola, aluno e família construir uma relação de troca mútua que possibilite a todos educar e serem educados;

• Despertar a consciência critica do educando através de diálogos, vídeos, entrevistas e músicas, possibilitando, assim, tomar atitudes e responsabilidades.

• Realizar atividades com seriedade para desenvolver competências de trabalho em grupo e respeito à opinião dos outros;

• Buscar apoio em diferentes disciplinas e interação de atividades para que a criança sinta-se valorizada como ser humano;

• Possibilitar ao aluno a percepção de que a disciplina escolar está diretamente ligada a questão de cidadania e sua competência em uma sociedade melhor;

• Desenvolver no educando a construção de que seus atos em sala de aula refletem e são reflexo da violência na sociedade.

• Encorajar a equipe a refletir sobre a própria postura.

• Orientar a equipe na atuação diante de situações de conflitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com