TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado às Disciplinas De Administração Da Produção E Logística; Plano De Negocio, Empreendedorismo E Gestão De Projetos. Da Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR

Artigos Científicos: Trabalho Apresentado às Disciplinas De Administração Da Produção E Logística; Plano De Negocio, Empreendedorismo E Gestão De Projetos. Da Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  2.891 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGISTICA 6

2.1.1 LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA E TÉCNICAS DE LOCALIZAÇÃO. 6

2.1.2 PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE DA EMPRESA INSTALADA. 7

2.1.3 PREVISÃO DE DEMANDA. 8

2.2 EMPRENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO 8

2.2.1 AS CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS ENTRE O EMPREENDEDOR, ADMINISTRADOR E INTRAEMPREENDEDOR. 8

2.2.2 A ANÁLISE DE MERCADO E PLANO DE MARKETING. 9

2.2.3 ESTUDO DE MERCADO EM CIDADE/REGIÃO. 10

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

As crescentes mudanças tecnológicas, politicas, sociais e demográficas, são oportunidades e condições para a sustentação e crescimento das empresas.

No mundo cada vez mais globalizado as concorrências de mercado interferem no ciclo de vida dos produtos exigindo mudanças rápidas que atendam as demandas dos consumidores.

Conforme alguns autores, a viabilização de mudanças e inovação é um empreendimento que transcende as operações diárias da organização, e por isso tipicamente, estas planejam e executam projetos para implantar essas mudanças (KERZNER, 2002). Shenhar e Dvir (2007) afirmam que somente através de processos executados como projetos as empresas podem inovar mudar ou implantar uma nova estratégia.

A gestão de projetos são empreendimentos que a empresa deve usar para alcançar seus objetivos dentro do mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

Cada vez mais empresas necessitam de um conjunto de habilidades e competências multidisciplinares em seu planejamento e execução.

Conforme (SOUZA, CAMARINI; CHAMON, 2007), fica claro que o papel do gerente de projetos é essencial para a execução bem sucedida de um projeto.

Conforme estudado a área de administração da produção e logística sugere métodos para localização da indústria, os quais podem ser facilmente adaptados para qualquer tipo de empresa, observando se, para tais organizações é melhor estar próximo do fornecedor ou do cliente, ou ainda de ambos, entre outras variáveis que devem ser analisadas.

O marketing das organizações se torna um setor vital para a avaliação do mix de mercado descobrindo e avaliando e formando grupos de clientes em potencial que possuem a mesma necessidade de consumo.

Conforme visto nas disciplinas do semestre, a empreendedor precisa descobrir formas de determinar estratégias ajustadas a cada segmento de mercado, agregando valor para o cliente e aperfeiçoar resultados para a empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

Nesta fase estaremos definindo o conceito de projeto e as suas cinco fases, demostraremos que conceito e diferente de ideia, pois conceito envolve a forma do produto, o funcionamento as necessidades e os benefícios que ele gera ao publico alvo.

Conceitos são ideias portadoras de significados, conceitos são elaborados de ideias que foram estudadas, analisadas e que se busca um resultado.

A primeira fase e a geração o conceito, nesta busca-se as fontes de informações, ou seja, ter ideias, estas podem se interna como o P&D, Botton-up e a engenharia reversa.

Outro meio de ter ideias são fontes externas como pesquisas, sugestões de clientes e ações dos concorrentes.

Esta é a fase onde se inicia oficialmente o projeto através do termo de abertura.

O próximo passo vem ser a triagem, nesta fase vamos verificar a aceitabilidade através do setor de marketing da empresa, o qual nos enformará o tamanho do mercado, qual fatia podemos abocanhar, qual o risco de fracasso e se teremos finanças necessárias para iniciar o projeto, qual seria o risco do investimento, teremos taxa interna de retorno (TIR), e se o nosso projeto será aceito pelo publico alvo.

Nesta fase tem que ficar bem definido sobre viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade.

Respondendo as seguintes perguntas eu posso, eu quero e qual o risco do insucesso?

Após definida esta fase passaremos para o projeto preliminar o qual definiremos a estrutura do produto, quais materiais serão necessários e qual a quantidade destes materiais.

O próximo passo é a avaliação das melhorias, os quais poderão usar gráficos como o de Pareto, VE - Value Engineering,que tem por objetivo reduzir custos antes do produto ou serviço chegue ao mercado; QFD – Quality Function Deployment, que visa assegurar que o projeto de fato atenda as necessidades dos consumidores; – Método de Taguchi, o resumo deste método é que um produto deve conseguir desempenho mesmo em condições adversas.

Por ultimo para se ter um bom projeto de produto ou serviço vem à prototipagem e projeto final

Para obter um bom desempenho no gerenciamento do projeto, o gerente de projeto deve dominar um conjunto de conhecimento técnico envolvendo nove áreas especificas que são aplicadas ao longo do projeto as quais serão citadas em seguida.

A Gestão de Integração do projeto incide em ter certeza de que todas as áreas e elementos do projeto estão integrados, assegurando que as necessidades do projeto serão atingidas ou superadas.

Essa área de conhecimento inclui processos e atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os processos e atividades de gerenciamento de projetos dentro dos cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos.

A gestão de Escopo inclui um conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças, garantindo assim que o projeto inclua todo trabalho necessário para o termino do projeto com sucesso, tratando principalmente da definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto.

A gestão de Tempo descreve os objetivos principais e garantem o término do projeto no prazo correto, seguindo o cronograma planejado até o final.

A Gestão de custo descreve os processos envolvidos no planejamento de recursos, estimativa, orçamento e controle de custos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com