TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulário do Projeto Disciplina Seminários Temáticos

Por:   •  13/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Formulário do ProjetoDisciplina Seminários Temáticos

Nome do aluno (autor do projeto): Liliane dos Santos Salomão Martins

Polo: Divisa Alegre

Título do projeto:

Meio Ambiente, se não conscientizar e preservar vai acabar

Público Alvo:

Educação infantil

Objetivo Geral do Projeto:

Com o desmatamento ocorrendo em todo território do Brasil, principalmente nas florestas, fazemos a seguinte indagação: tem como frear isso e conscientizar as pessoas desde as crianças até os adultos? Todos nós fazemos parte do meio ambiente, por isso, temos responsabilidades com ele, não podemos sentar e esperar uma ação dos outros, é preciso agir, participar, se envolver na causa. Nesse sentido, é importante que desde a infância se trabalhe e desenvolva a consciência ambiental. Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades, mostrar lados positivos e negativos da ação do homem e valorizar a preservação, observar a diversidade das espécies da flora e fauna e os cuidados que devemos ter com a natureza, e conscientizar os alunos e alunas da importância de proteger o meio ambiente para manter a sobrevivência humana na terra.

Justificativa do Projeto:

Notando a importância das questões ambientais para todo o planeta, não podemos ficar de braços cruzados, é preciso agir. Sendo assim, sensibilizar as crianças com o meio ambiente é garantir que no futuro se tornem cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel.

Com o aquecimento global, as mudanças nos ciclos de chuvas, secas e inundações, o derretimento das geleiras do Ártico e da Antártida, o desaparecimento da neve nos picos montanhosos que alimentavam rios, rios que secam, a poluição e o acúmulo de lixo (que poderia ser reaproveitado ou reciclado), o desmatamento, consumo desenfreado de combustíveis fósseis, a destruição de habitats e a conseqüente extinção de espécies vegetais e animais, os problemas são muitos e também cabe a escola, ao professor e ao aluno ajudarem a amenizá-los ou solucioná-los, e ainda que as atitudes tenham impacto apenas nos arredores – ou regionalmente – cada pequeno esforço é válido e muito necessário. Pois se todos ajudarem, mesmo os grandes desafios de hoje e do amanhã serão eventualmente superados. Pra isso é preciso se trabalhar o consumo sustentável e a sustentabilidade na escola, esse tema precisa ser trabalhado na escola devido à sua pertinência cada vez mais alta, já que a geração atual vivencia o problema da escassez de recursos naturais e da degradação do meio ambiente. Essa realidade está mais que presente nas dificuldades e nos desastres que presenciamos, como falta de água, contaminação do solo ou deslizamentos causados pela destruição da vegetação natural.

É preciso lembrar que as crianças e os jovens de hoje serão os futuros tomadores de decisão do mundo, seja porque se tornarão políticos, cientistas ou empresários. Em outras palavras: estará em suas mãos fazer escolhas para preservar o planeta. Para isso, precisam conhecer tanto as causas e conseqüências do problema como também entender as ações que permitirão usufruir dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente.

Outro ponto que reforça a importância de se trabalhar a sustentabilidade na escola é o fato de que os principais hábitos de um indivíduo são desenvolvidos desde cedo, durante a infância. Portanto, a escola precisa introduzir esse tema o quanto antes, para que a educação dos alunos leve à formação de adultos com valores e conhecimentos sólidos a respeito das relações entre o ser humano e o meio ambiente. Só dessa forma pode ser possível controlar o impacto dos problemas ambientais nos próximos anos.

Metodologia(s) usada(s):

Filmes - O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida; Minúsculos [Minuscule – La vallée des fourmis perdues]; O Mundo dos pequeninos; Era uma Vez na Floresta.

Fazer cartazes e montagens separando as formas de vida entre animal e vegetal;

Oficina de reciclagem, ensinando a separar e como reaproveitar e construir brinquedos ou utensílios com material reciclado;

Mural sobre a água, suas características e como utilizá-la corretamente, sem desperdício.

Músicas - Planeta Azul; Natureza Mãe; Amigo Planeta

Criar uma horta na escola;

Atividades Propostas:

Filmes  – passar os filmes e depois realizar uma roda de conversa (DVD; retroprojetor, som e espaço de sala de aula)

Cartazes – realizar confecções em cartazes e montagens  diferenciando a vida animal e vegetal (cartolina, revistas, jornais, cola)

Mural – realizar um mural sobre a água, suas características e como utilizá-la corretamente, sem desperdício ( painel, papel oficio, canetinhas, revistas, notebook para realizar a pesquisa)

Musicas – ouvir as musicas sobre a natureza e como cuidar dela, e realizar atividades baseadas nas musicas (som, espaço de sala de aula, DVDs e aparelho de DVD, Xerox de atividades)

Criar a horta – espaço na escola para realizar a horta (cartões de sementes de plantas, e terra)

Recursos usados:

Aparelho de DVD, retroprojetor, aparelho de som, cartolina, papel oficio, cartões de sementes de plantas, painel, cola, revistas, jornais, canetinhas, notebook, Xerox de atividades.

Cronograma:

Ações Previstas

Período de Realização

Filmes sobre o meio ambiente e rodas de conversas sobre os filmes

03/06 a 06/06/2019

Confecção de cartazes – realizar colagens de revistas e jornais

07/06 a 12/06/2019

Mural sobre o consumo da água – realizar um mural de conscientização

13/06 a 19/06/2019

Musicas sobre o meio ambiente – realizar atividades depois das musicas

19/06 a 24/06/2019

Criar a horta

25/06 a 28/06/2019

Encerramento do projeto

01/07/2019

Registro das Atividades/Produto Final

Criação da horta

[pic 2]

Musicas sobre o meio ambiente

[pic 3]

Filmes sobre o meio ambiente

[pic 4]

Confecção de cartazes

[pic 5]

Mural sobre a água

[pic 6]

Avaliação do Projeto:

O processo de avaliação e metas deverá ser contínua, através da observação e registros do professor cadernetas e diários de classe, a fim de documentar os progressos de desenvolvimento das crianças, suas habilidades e competências adquiridas durante o processo de aprendizagem nos eixos temáticos que norteiam a educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (317.7 Kb)   docx (234.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com