TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: Disciplina Escolar - Treinamento de Cidadania

Projeto de pesquisa: Projeto: Disciplina Escolar - Treinamento de Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto: Disciplina Escolar – Aprender Cidadania

Público Alvo: A comunidade escolar: Equipe gestora, professores, pais, alunos, funcionários

Duração do Projeto: O ano letivo vigente

Uma das instituições sociais que mais influi no desenvolvimento da criança é a família, pois é nela que se dá o início da educação. Por meio de uma breve retrospectiva histórica, percebe-se que ocorreram significativas transformações na estrutura familiar e que estão intimamente ligadas ao tipo de políticas econômicas, a educação de cada época e, portanto a educação recebida na família serve de base escolar.

A educação de valores se dá pelos sentimentos de amor, justiça, solidariedade e prazer, razões que justificam ou motivam as ações.

A educação como um direito fundamental deve se estruturar partindo do princípio dos direitos humanos. A escola deve repassar aos alunos uma cultura de valores e reforçar a participação dos mesmos na sociedade, para que se tornem participativos. Enfatizar a importância das atividades de aprendizagem escolar para sua formação pessoal e, portanto, cidadã.

Criar uma nova visão do aluno com relação ao educador, fazendo com que o mesmo não seja apenas o responsável pela aplicação de atividades didáticas, mas sim o que promove algumas medidas que transcendam os trabalhos restritos às aulas. Coordenando as atividades didáticas e criando um vínculo que efetive a participação dos pais e toda a comunidade escolar, permitindo atingir diversos objetivos pertencentes ou não ao processo educativo.

Justificativa:

Dentre os fatores que não permitem que as crianças e jovens consigam conviver em harmonia com normas disciplinares na escola e na sociedade estão a falta de limites, a autoridade dos pais e ainda, crianças e jovens que vivem sozinhos sem a presença de um adulto sob supervisão. Por estas razões o Projeto tem o propósito de difundir os direitos e deveres inerentes a educação e, introduzir de maneira clara nas áreas correspondentes aos assuntos relacionados as normas de convivência social, oportunizando os conhecimentos de conceitos e reflexões éticas que ajudem a atender a experiência pessoal e social. Incrementar os conteúdos básicos para um projeto de cidadania ativa, abordando temas como: violência (em todos os âmbitos), maus-tratos, pedofilia, preconceito e valores culturais. Despertar no aluno o sentimento de amor próprio para que possa ter ideal de vida sabendo aperfeiçoar-se para descobrir sua verdadeira identidade.

Missão:

Trabalhar a identidade do aluno fazendo com que ele se reconheça como um ser social com direitos e deveres. Tornando-o um cidadão capaz de conviver harmonicamente com as diferenças, respeitando os limites da convivência social, tendo como princípios básicos o amor próprio e aos outros.

Objetivos:

• Resgatar a valorização do ser humano e a importância das virtudes, como tendências para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde o início;

• Fortalecer os vínculos afetivos no âmbito educacional para desenvolver uma cultura de cooperação e camaradagem entre os alunos, professores, equipe escolar e comunidade;

• Mostrar ao educando que educar não é unicamente instruí-lo, mas oferecer experiências significativas que o prepare para a vida como cidadão;

• Desenvolver ações preventivas quanto a violência;

• Refletir sobre comportamentos e noções de boas maneiras;

• Reconhecer o próprio valor;

• Abordar assunto referente aos sentimentos de egoísmo, falta de educação e respeito com os pares.

Indicadores de Resultados:

O Projeto será avaliado contidianamente, por meio de questionários que serão respondidos por alunos, pais e todos envolvidos no processo educacional, sob pontos positivos e pontos negativos, para análise e realização das mudanças que se fizerem necessárias.

Ações:

• Organizar grupos de estudo na escola para analisar as questões da indisciplina, e temas abordados no projeto.

• Promover encontros periódicos dos grupos que serão formados pelos professores pais de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com