TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: EVITE O DESPERDÍCIO DA ÁGUA

Casos: PROJETO: EVITE O DESPERDÍCIO DA ÁGUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Conforme a Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, a educação ambiental deve ser um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo ser tratada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. Neste sentido, o presente projeto busca auxiliar alunos, docentes e funcionários da escola na conscientização sobre a importância do meio ambiente em nossas vidas e sobre sua preservação. Para tanto, o tema a ser trabalhado será o desperdício da água, assunto muito recorrente nos dias atuais.

JUSTIFICATIVA

É difícil encontrar uma criança que não goste de brincar com água, seja na hora do banho, do lavar as mãos, escovar os dentes com a torneira aberta ou em qualquer outro momento do dia. Ao realizar tais atividades, o desperdício acaba sendo inevitável. Do mesmo modo, os adultos, muitas vezes, mesmo que de forma inconsciente, acabam sendo cúmplices desse desperdício durante práticas cotidianas, como a lavagem de calçadas com o uso de mangueiras ou outras atividades domésticas ou de higiene.

Esquece-se, porém, que a água não é um brinquedo e não pode ser desperdiçada. Esse recurso pode se tornar escasso daqui alguns anos, em diferentes pontos do mundo, por sua utilização inconsciente.

Assim, faz-se necessário ensinar às crianças, desde cedo, sobre a importância da preservação desse recurso natural, assim como aos adultos a utilizarem de forma correta.

OBJETIVOS

Levar os alunos, os professores e os funcionários da escola a refletir sobre a água como um recurso escasso no planeta, permitindo-lhes compreender que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.

Propiciar aos alunos conhecimentos sobre a forma correta do uso da água no dia-a-dia, assim como na realização da própria higiene pessoal.

Promover a proteção, preservação e recuperação da água através da educação ambiental, de modo a assegurar para a atual e futuras gerações a necessidade e disponibilidade de água, em padrões de qualidade.

METODOLOGIA

Propor um diálogo com todos os envolvidos explicando sobre a importância da água para o nosso organismo e para o meio em que vivemos;

Pesquisar e confeccionar um mural, colocando em pauta quais atividades que os alunos conhecem que utilizem água;

Contar uma história relacionada ao tema para os alunos que explique sobre a quantidade existente no planeta e como está distribuída para a população total da Terra.

Levar os alunos a participar de uma atividade que envolva o manuseio da água de forma que não desperdicem, como: lavar as mãos com apenas 200 ml de água (medida correspondente a um copo de plástico de tamanho pequeno). Após esta experiência, questioná-los se foi fácil lavar as mãos com esta quantidade de água, se é possível retirar todo o sabão da mão com apenas essa quantidade de água e porque foi estabelecida essa quantidade de água?

Realizar uma atividade onde as crianças possam interagir de forma lúdica, onde as crianças deverão colocar água em uma jarra grande, utilizando copos para transportá-la,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com