TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EXECUTIVO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE TERRAÇO

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

ANA MARIA SOUZA DOS SANTOS

CAROLINE SARMENTO KOHANOSKI

ELIZANDRO RAMOS RIBEIRO

JOSÉ CARLOS RIBAS GONÇALVES

MARCELI DE DEUS MUNIZ

ROBERTA GOULART CASTRO

PROJETO EXECUTIVO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE TERRAÇO

Porto Alegre

2021


ANA MARIA SOUZA DOS SANTOS

CAROLINE SARMENTO KOHANOSKI

ELIZANDRO RAMOS RIBEIRO

JOSÉ CARLOS RIBAS GONÇALVES

MARCELI DE DEUS MUNIZ

ROBERTA GOULART CASTRO[pic 2]

PROJETO EXECUTIVO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE TERRAÇO

 

Trabalho apresentado para a Disciplina de Técnicas de construção, da Faculdade de Tecnologia FTEC como parte dos requisitos para avaliação dos conhecimentos adquiridos.

Orientador (a): Prof.ª GISELLE REIS ANTUNES

Porto Alegre

2021


        1 INTRODUÇÃO

De acordo com a NBR 9575 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003, p. 3), impermeabilização é “Produto resultante de um conjunto de componentes e elementos construtivos que objetivam proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade;”.

O sistema de impermeabilização é fundamental na construção civil, visto que, é este processo que garante a durabilidade, bem como, a salubridade de uma edificação.

Segundo Freire (2007, p. 67) “para uma construção devem ser elaborados diversos projetos necessários para a sua execução. Alguns destes projetos são essenciais à construção e outros são os chamados complementares.” Os principais englobam o estrutural, arquitetônico e instalações em geral. Já os complementares, são aqueles que proporcionam a qualidade e garantia para a edificação. A impermeabilização, por sua vez, é uma das etapas complementares mais importantes na vida útil das construções, sua correta execução protege e evita comprometimentos na edificação devido às ações de intempéries, proporcionando conforto, segurança e proteção.

A impermeabilização contribui para a saúde pública, pois torna os ambientes salubres e mais adequados à prevenção de doenças respiratórias (Manual Técnico VEDACIT, 3ª edição, p. 11).

Impermeabilização é um conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas, que tem por finalidade proteger as construções contra a ação de fluidos, de vapores e da umidade NBR 9575 (ABNT, 2010).

        Sabe-se  que a água, em seus três estados físicos (sólido, líquido e gasoso), é uma das grandes responsáveis pelas patologias nas edificações, assim sendo, o presente projeto, visa demonstrar que a escolha correta dos métodos, juntamente, com um projeto de vedação, bem desenvolvido, são extremamente relevantes para evitar danos, sejam eles financeiros, à obra ou à saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (128 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com