TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ADUBO ORGÂNICO: ESPERANÇA DE UMA NOVA TERRA.

Por:   •  6/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  1.945 Visualizações

Página 1 de 8

 

[pic 1]

IFPE - INSTITUTO FEDERAL

DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO –

CAMPUS GARANHUNS

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ADUBO ORGÂNICO: ESPERANÇA DE UMA NOVA TERRA.

Daniel Alves da Horta

Samara Emmanuelle da Silva Alves

Laura Taiza de Freitas Cavalcante

Polyana Kelly Cantilino Nascimento

GARANHUNS-PE

12 /2015

       SUMÁRIO

  1. Introdução ........................................................................................................3
  2. Resumo   ..........................................................................................................4
  3. Objetivos...........................................................................................................5
  4. Justificativa........................................................................................................6
  5. Metodologia.......................................................................................................8
  6. Resultados Esperados .....................................................................................9
  7. Acompanhamento e Avaliação .......................................................................10
  8. Cronograma.....................................................................................................11

  1. INTRODUÇÃO

O projeto de intervenção apresentado almeja trabalhar a adubação orgânica nas dependências do IFPE Campus Garanhuns, capacitando todos os atores envolvidos (alunos e funcionários) bem como, posteriormente, a comunidade circunvizinha ao campus. O Campus Garanhuns apresenta um solo bastante desgastado e aparentemente pouco fértil, faltando-lhe assim, matéria prima suficiente para gerar produtividade na horta e no jardim presentes no campus, sendo de suma importância, a adubação orgânica.

A adubação orgânica utiliza resíduos cujo descarte causaria impactos ambientais. Trata-se da utilização de restos de alimentos, esterco, palhas, capins, lixo, serragem, restos de culturas e capinas cama de estábulos ou galinheiros, bagaços, ou farinha de ossos e farinha de carne, entre outros, que se transformam em húmus através da decomposição. Um dos pontos fortes da adubação orgânica é seu tempo de duração. O processo de absorção dos nutrientes orgânicos envolve a decomposição e mineralização. Assim, a adubação orgânica é uma fonte de nutrientes lenta e duradoura.

  1. RESUMO.

ADUBO ORGÂNICO: ESPERANÇA DE UMA NOVA TERRA.

        A adubação orgânica utiliza resíduos cujo descarte causaria impactos ambientais. Trata-se da utilização de restos de alimentos, esterco, palhas, capins, lixo, serragem, restos de culturas e capinas cama de estábulos ou galinheiros, bagaços, ou farinha de ossos e farinha de carne, entre outros, que se transformam em húmus através da decomposição. Um dos pontos fortes da adubação orgânica é seu tempo de duração.

        Este projeto consiste na sensibilização dos alunos, funcionários e demais atores envolvidos no engajamento de criação de novas idéias que ao longo de sua pratica venha desenvolver conscientização para as gerações atuais e futuras.

        Portanto aflorando a educação ambiental, sendo geradores de idéias renovais e por finalidade criando formas de auxilio ao meio ambiente.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL
  • Produzir o adubo natural e utilizá-lo como fertilizante em hortas e jardins do campus.
  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Sensibilizar os alunos do IFPE campus Garanhuns a contribuir com a coleta de materiais que possam ser utilizados na fabricação do adubo orgânico.
  • Promover a coleta de matéria-prima dentro do campus Garanhuns pelos próprios alunos e funcionários, bem como os demais atores envolvidos no projeto.
  • Separar um espaço dentro do campus para produção do adubo.
  • Utilizar o adubo produzido em hortas e jardins do campus.
  1. JUSTIFICATIVA

A adubação orgânica proporciona uma melhor utilização do lixo orgânico, pois a sua reciclagem faz diminuir a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente, proporcionando assim uma redução do lixo. O objetivo da adubação orgânica é proporcionar ao solo o aumento de sua fertilidade e da sua atividade biológica, fornecendo os nutrientes necessários para a melhora das suas características físicas e biológicas.

Caracterizam-se por liberar gradualmente elementos que são necessários ao solo, tais como: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), enxofre (S) e magnésio (Mg). Possui uma ação mais lenta que o adubo químico, mas não oferece nenhum perigo às plantas, pelo contrário, torna a estrutura do solo mais porosa, beneficiando a oxigenação das raízes.

Os principais efeitos do adubo orgânico sobre as propriedades físicas do solo são: melhoria da estrutura, aeração, armazenamento de água e drenagem interna do solo. Favorecem a diminuição das variações bruscas de temperatura do solo que interferem nos processos biológicos do solo e na absorção de nutrientes pelas plantas.

O processo de compostagem também mostra sua importância em circunstâncias onde os resíduos depositados na natureza de maneira inadequada, causando o desequilíbrio do meio ambiente são processados de maneira adequada até que se torne um fertilizante orgânico, rico em nutrientes essenciais e com propriedades benéficas a manutenção adequada dos solos.

Visando a melhoria do solo onde estão localizados os canteiros e os jardins do campus e também a redução do lixo orgânico produzido no mesmo é que se pensou na realização do projeto de compostagem como uma forma de incentivar todos os membros da comunidade IFPE campus Garanhuns, a colaborar com a produção do composto, a fim de sensibilizar para os benefícios do adubo orgânico e do reaproveitamento dos materiais orgânicos que são descartados diariamente no meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (234.2 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com