TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-CONSUMO

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PITÁGORAS UBERLÂNDIA

BRUNA STÉFANI S. B. ARANTES

EDIVALDO GONZAGA MACHADO

EDUARDO HENRIQUE PEREIRA SILVA

LUCAS ALEXANDRE SILVA MARTINS

FELIPE DA ROCHA BASTOS

MAYRA SOUSA SOARES DOS SANTOS

THAVERSON HUALTER SILVA

PROJETO

LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-CONSUMO

UBERLÂNDIA

2019

BRUNA STÉFANI S. B. ARANTES

EDIVALDO GONZAGA MACHADO

EDUARDO HENRIQUE PEREIRA SILVA

LUCAS ALEXANDRE SILVA MARTINS

FELIPE DA ROCHA BASTOS

MAYRA SOUSA SOARES DOS SANTOS

THAVERSON HUALTER SILVA

PROJETO

LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS CONSUMO

Projeto apresentado ao Curso CST LOGÍSTICA, da Faculdade Pitágoras de Uberlândia, disciplina Projeto Integrado lV, turma noturna, como requisito parcial para aprovação na referida disciplina.

Orientadora e coordenadora: Profª. Ms. Elimar Beatriz Borges.

Projeto IV.

Uberlândia

2019

Introdução

De acordo com Leite (2003), a logística reversa tem como objetivo  tornar possível o retorno dos bens ou de seus materiais constituintes ao ciclo produtivo ou de negócios, agregando valor econômico, ecológico, legal e de localização. Ainda segundo Novaes (2004) a logística reversa tem dois objetivos distintos: (1) recapturar valor; e (2) oferecer disposição final. Estas atividades visam 3 finalidades: reciclagem, reprocessamento ou descarte. Entende-se como reciclagem a transformação de componentes/materiais usados para serem reincorporados na fabricação de novos produtos. Tendo como foco o reprocessamento para ampliação do ciclo de vida do produto/embalagem. Uma situação diferenciada trata de empresas terceiras que têm como objetivo de negócio a reciclagem de materiais para um novo processo produtivo, independente do fabricante original.

1. Tema

Logística Reversa de pós-consumo.

2. Definição do Tema

A importância e impacto da logística reversa de pós-consumo.

3. Objetivos

3.1 OBJETIVO GERAL

Especificar o que é a logística reversa de pós-consumo e, assim, mostrar qual a importância e o impacto que ela causa, a partir da criação de um Site.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Analisar o destinação dos produtos
  • Apresentar projetos sociais
  • Demonstrar como funciona o processo da Logística Reversa de pós-consumo
  • Pesquisar sobre o Empreendedorismo na Logística Reversa de pós-consumo.

4. JUSTIFICATIVA

Vive-se em uma sociedade na qual o consumo está presente a todo o momento no dia a dia, o consumo pode ser as refeições ou até os celulares que são usados a todo instante. É importante, portanto tratar de logística reversa de pós-consumo, pois ela ajuda a direcionar tudo aquilo que não é utilizado para um destino final, podendo ser reutilizado e descartado em lugares corretos. Com esse processo, é possível tornar um produto que poderia ser um lixo em algum outro produto a ser lançado no mercado novamente. Um exemplo seria a latinha de refrigerante, um produto com que demora 200 anos para se decompor. Na reutilização ela pode voltar aos consumidores várias vezes.

É importante ter um site referente a logística reversa de pós-consumo, pois permite verificar como funciona e o que proporciona, usando a mesma de forma correta. Pode-se dizer que nos dias de hoje a Logística Reversa é utilizada pra tudo e mal se sabe que há uma forma de utilização que beneficia tanto o meio ambiente como a economia de forma geral.

5. PROBLEMATIZAÇÃO

Quais os benefícios a logística reversa de pós-consumo trás à empresa?

6. METODOLOGIA

A principal pesquisa usada será a exploratória, pois segundo Gil (2002), a pesquisa exploratória tem a finalidade de aprimorar os conceitos e construir hipóteses para facilitar o ambiente de pesquisa dentro do conceito aplicado criando assim um local mais familiarizado com o problema apresentado. Também tem por objetivos tornar mais explícito, ou seja, mais claro as etapas do estudo. Esse método de pesquisa é muito utilizado em temas pouco explorados, podendo ser aplicado em pesquisas para obter uma visão geral dos fatos. Também envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram alguma experiência prática com o assunto tornando, assim, mais compreensível a todos os interessados.

Os procedimentos técnicos, quanto ao objetivo geral, são bibliográfico e estudo de caso. A pesquisa bibliográfica, conforme Gil (2002) é desenvolvido com base no material já colhido. Geralmente para este tipo de pesquisa se usa algumas literaturas como livros, revistas, jornais, artigos científicos, etc. Quase todos os tipos de pesquisa são desenvolvidas exclusivamente por meio das fontes bibliográfica. Na verdade a pesquisa precisa de todos os elementos bibliográficos necessários para que a mesma seja elaborada com sucesso. As pesquisas quando se propõe a análise dos diversos tipos de problemas, também são utilizados os meios de pesquisa das fontes bibliográficas. Dentro deste conceito observamos a importância e vantagens deste tipo de pesquisa bibliográfica, permitindo uma análise mais profunda do material colhido. A pesquisa bibliográfica também é indispensável nos estudos históricos, em muitas situações, não há outra maneira de conhecer os fatos passados se não com base em dados bibliográficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com