TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Artigos Científicos: PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  3.358 Palavras (14 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

A gestão empresarial e a ambiental exige muito esforço e experiência dos gestores, este projeto visa fazer uma abordagem direta entre as disciplinas estudadas, vivenciando isso diretamente no mercado de trabalho através da escolha de uma empresa como base para o desenvolvimento deste projeto. Colocar em pratica os conhecimentos adquiridos até este momento, fazendo análises desde balanço patrimonial e DRE usando a contabilidade até dados estáticos da empresa selecionada, trazendo isto para gestão financeira para que seja feita análise da situação real da empresa e em consonância verificar a práticas ambientais adotadas por ela. Identificar os pontos fortes e fracos, fazer ponderações e observações sobre os resultados obtidos e propor melhorias para a gestão, focando principalmente a disciplina fundamentos da gestão financeira que é a base deste projeto, com pesquisas bibliográficas e estudos sobre a empresa.

Palavras chave: Balanço Patrimonial, Planejamento Financeiro, Cálculos Estatísticos, Ambiental

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1: ESTRUTURA DEPARTAMENTO FINANCEIRO DO GRUPO BARBOSA 18

LISTA DE TABELAS

TABELA 1: BALANÇO PATRIMONIAL - ATIVO 14

TABELA 2: BALANÇO PATRIMONIAL - PASSIVO 14

TABELA 3: DEMONSTRATIVO RESULTADO DO EXERCÍCIO 2011 E 2012 15

TABELA 4: VALORES PARA INVESTIMENTO 21

TABELA 5: PREVISÃO DE GASTOS 22

TABELA 6: ANÁLISE DE VIABILIDADE DO PROJETO 23

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 11

1.1 Identificação da Empresa 11

2. CONTABILIDADE 12

2.1 Balanço Patrimonial 12

2.2 Demonstrativo Financeiro 15

2.3 Análise dos Resultados 15

3. FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA 18

3.1 Áreas de decisões da administração financeira 18

3.2 Planejamento Financeiro 19

4. ESTATÍSTICA APLICADA 24

5. REFERÊNCIAS 28

FALTA INCLUIR A PARTE DE GESTÃO AMBIENTAL

1. INTRODUÇÃO

No dias atuais as empresas apresentam necessidades e expectativas visto que atuam no mesmo ambiente socioeconômico. As organizações, no cenário globalizado e competitivo, têm uma variedade de responsabilidades e objetivos, dentre os quais se destacam a sua capacidade de atrair e mobilizar ativos e direcioná-las àqueles investimentos eficientes geradores da renda necessária ao desenvolvimento socioeconômico e sua gestão ambiental para que possa ter sua imagem associada ao da preservação ambiental, conseguindo reduzir custos, evitando desperdício e reutilizando materiais que antes eram descartados. Para que isso aconteça é necessário um bom planejamento financeiro, uma gestão ambiental atuante, pois eles têm fundamental importância no sucesso ou insucesso da empresa.

Diante deste contexto, o presente estudo tem por objetivo identificar, analisar e propor melhorias para gestão financeira e ambiental de uma loja de materiais de construção, utilizando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada. Através de embasamento teórico sobre o tema proposto, será realizado um diagnóstico organizacional, buscando identificar possíveis anomalias e práticas diferenciadas de gestão, sugerindo, inclusive, melhorias para as práticas atuais.

1.1 Identificação da Empresa

Razão Social: Antonio Fernandes Barbosa Material de Construção ME

Nome Fantasia: Grupo Barbosa

Definição do Negócio da Empresa: comércio varejista de material de construção em geral

Ramo de Atividade e segmento de atuação, produtos e/ou serviços oferecidos: Venda no varejo de material de construção em geral

Missão: Oferecer produtos de qualidade visando a satisfação de nossos clientes, bem como a excelência na relação com nossos parceiros e colaboradores, buscando o crescimento da empresa.

Visão: Ser uma loja de matérias de construção referência para seus clientes e para o mercado, além de um exemplo de empresa rentável, auto-sustentável e funcional para seus dirigentes e seu corpo de profissionais, mantendo a integridade da atividade e a perpetuação de seus valores.

Valores: Profissionalismo, bom atendimento e planejamento.

2. CONTABILIDADE

Neste capítulo será feito análise da estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração Financeira da empresa GRUPO BARBOSA, contudo serão utilizados dados fictícios, pois a empresa não forneceu os dados reais para a elaboração do trabalho, mas como foi feito um levantamento junto a área contábil da empresa esses números ficam muito próximos do real.

2.1 Balanço Patrimonial

Segundo Morante (2006), o Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar (atestar) a situação patrimonial e financeira de uma entidade em determinado momento. É a demonstração ordenada de todos os bens, direitos e obrigações da empresa expressos em moeda em determinado momento. Ainda segundo o autor, o balanço patrimonial de uma empresa é composto pelos seguintes grupos:

ATIVO: compreende todos os bens e direitos da entidade expressos em moeda, em determinado período;

PASSIVO: compreende basicamente as obrigações, isto é, as quantias que a entidade deve a terceiros;

PATRIMÔNIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com