TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  16/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.685 Palavras (15 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO

Fernando José da Silva Júnior

RA: 1824176

Curso: Logística

1° Semestre

Polo: Salinas

SALINAS

2018[pic 1]

RESUMO

O presente trabalho engloba as disciplinas de Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais, estudadas ao longo do segundo bimestre do Curso Superior de Logística. Como objeto de estudo e pesquisa, foi escolhida a empresa, loja de peças e acessórios para caminhões e carretas. Na disciplina economia e mercado foi pesquisado como essa organização se porta diante de um mercado tão globalizado e em que a concorrência é cada vez maior. A maneira de condução dos negócios quanto a juros, descontos e taxas foram observadas de acordo com a disciplina de Matemática Aplicada. Em Recursos Materiais e Patrimoniais, foram pesquisados e evidenciados todos os recursos utilizados pela empresa, tanto materiais, quanto humanos e tecnológicos. Também foi estudado sobre a administração de materiais e administração de compras, expondo o sistema de trabalho da empresa no que se refere à aquisição, armazenagem e giro de materiais, entre outros. Por fim, apresentou-se a conclusão do estudo.

Palavras chave: economia, administração, globalização

ABSTRACT

The present work encompasses the subjects of Economics and Market, Applied Mathematics and Material and Patrimonial Resources, studied during the second bimester of the Superior Course of Logistics. As an object of study and research, the company was chosen, a shop for parts and accessories for trucks and carts. In the discipline of economics and the market was investigated how this organization is facing a market so globalized and where competition is increasing. The manner of conducting the business in terms of interest, discounts and fees were observed according to the discipline of Applied Mathematics. In material and patrimonial resources, all the resources used by the company, both material, human and technological, were researched and evidenced. It has also been studied on the administration of materials and administration of purchases, exposing the work system of the company regarding the acquisition, storage and turning of materials, among others. Finally, the conclusion of the study was presented.

Keywords: economy, administration, globalization

SUMÁRIO

1-        Introdução        5

2-        Recursos Materiais e Patrimoniais        6

2.1- Conceito de Estoque e Gestão de Suprimentos        6

2.2- Técnicas de Controle de Estoque        7

3-        O Uso da Matemática no Ramo Empresarial        9

4- A Dinâmica do Mercado e seu  Impacto nas Organizações...................................10

5- Metodologia        11

6- A Gestão de Estoque na Empresa        12

6.1- Processo de Compras e Produção        13 

7- Cálculos Matemáticos Utilizadoela Empresa        14

8- Economia e Mercado.        15

9 – Considerações finais.............................................................................................17

10- Referencias Bibliográficas....................................................................................18


1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa foi realizada em uma empresa de médio porte. Esta empresa é de mecânica de carretas, situada na cidade de Camaçari, Bahia, que presta serviços de mecânica e reposição de peças em carretas. A empresa tem como missão “a satisfação de seus clientes e colaboradores, nunca se esquecendo da responsabilidade com o meio ambiente”. Dessa forma, a mesma se compromete com o bem-estar dos seus colaboradores e se preocupa com o meio ambiente, buscando minimizar os impactos de suas ações. No inicio era apenas uma simples oficina, hoje devido às diversas oscilações do mercado foi prevista a capacidade e necessidade de investir em peças para manutenção com o intuito de garantir a rapidez e procedência nos serviços prestados a carretas e caminhões. Capacidade de estimular-se e envolver-se com seus compromissos profissionais, de maneira responsável, mantendo discrição e sigilo, em fatos e informações que lhe são confiadas; prestando um bom atendimento aos clientes internos e externos e aprimorando seu conhecimento nos negócios da empresa, visando alcançar os resultados propostos, além de zelar pelos bens duráveis e não duráveis da organização. O propósito principal desta pesquisa é se basear no conhecimento repassado pelos referidos autores e analisar se o âmbito comercial está em conformidade com as adequações expostas pelas bibliografias pesquisadas e apresentadas nas disciplinas Recursos Materiais e Patrimoniais que ressaltou a importância de manter um controle sobre os recursos utilizados na organização, Matemática Aplicada onde demonstrou que através do controle das receitas e despesas a organização pode analisar tomar às decisões e atuações corretas relacionadas com os meios financeiros necessários as suas atividades, e a Economia e mercado que é um sistema econômico elaborado no seio do desenvolvimento do capitalismo e tem como premissa básica a centralidade do mercado na economia, através da redução dos papéis exercidos pelo Estado.


  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Diante do aumento da globalização e com o avanço de novas tecnologias, as empresas comerciais diariamente buscam alternativas que auxiliem no melhoramento de sua gestão de modo que proporcione resultados positivos. No cenário mercadológico, a competitividade existente entre essas empresas faz criar uma disputa contínua na comercialização de seus produtos, onde ambas utilizam de alguns artifícios para se sobressair diante da concorrência. Para Martins (2006), a gestão de estoques constitui uma série de ações que permitem ao administrador verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relações aos setores que deles utilizam, bem manuseados e bem controlados. Segundo Almeida (2010, p.43): “A administração da empresa é responsável pelo estabelecimento do sistema de controle interno, pela verificação de se está sendo seguido pelos funcionários, e por sua modificação, no sentido de adaptá-lo às novas circunstâncias”. O controle de estoque é fundamental e de grande importância em qualquer cadeia produtiva. Quando o sistema de controle de estoque é falho, as consequências são os acertos de inventários como meios de justificativas das faltas de uma quantia determinada de matéria prima que desapareceu durante o processo de produção. Outro fator relevante que deve ser considerado é a armazenagem que deve ter um controle e cuidados especiais no manuseio de cada produto para que se possam evitar possíveis perdas. Na empresa em estudo e na maioria das organizações, existe a necessidade de se manter um rígido planejamento e controle de estoque, pois com o aumento da competitividade, a redução de custos em todos os níveis passou a ser imprescindível.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com