TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO - SITUAÇÃO PROBLEMA FAKE NEWS

Por:   •  19/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 7

        [pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 

NOME DO ALUNO

PROJETO INTEGRADO I

SITUAÇÃO PROBLEMA - FAKE NEWS

CIDADE-ESTADO

2021

NOME DO ALUNO

PROJETO INTEGRADO I

SITUAÇÃO PROBLEMA - FAKE NEWS

Trabalho apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Engenharia de Software; Redes e Sistemas Distribuídos; Programação WEB e Desenvolvimento Mobile.

Professores:

Adriane Aparecida Loper

Gilberto Fernandes Junior

Vanessa Matias Leite.

CIDADE-ESTADO

2021

SUMÁRIO

1.        Introdução        3

2.        Desenvolvimento        4

2.1.        Metodologia ágil para identificar fake news        4

2.2.        Sistema distribuído para a detecção de fake news        5

2.3.        Recurso Media Query para sistemas de detecção de fake news        6

2.4.        Multiplataforma para desenvolver aplicativo mobile        6

3.        Conclusão        8

Referências        9

  1. Introdução

Este trabalho foi desenvolvido para apresentar propostas de aplicações das tecnologias apresentadas nas disciplinas de Engenharia de software, Redes e sistemas distribuídos, Programação web e Desenvolvimento mobile.

A proposta é descrever propostas para o desenvolvimento de tecnologias para a identificação e combate de fake news. De uma forma geral, as notícias são de extrema importância na veiculação de qualquer tipo de informação, essa indústria influencia diretamente na sociedade para comunicar os acontecimentos. Com a popularidade das redes sociais, o consumo de notícias tornou-se simples e barato, mas quando uma informação é fácil de obter e é divulgada para diferentes leitores também permite falsas notícias tornando-as negativas.

É escrito em linguagem ou vocabulário simples e é facilmente digerido pelos leitores, o que o torna extremamente viral e prejudicial. Isso permite que os consumidores desta notícia compartilhem e se espalhem rapidamente para um grande número de pessoas, disseminando informações falsas. Isso teve um impacto negativo na sociedade e desafiou o jornalismo com informações erradas e todo o ecossistema de notícias que ele gera.

A medida que os autores avançam na produção da informação falsa, é difícil caracterizar e encontrar um padrão, portanto, classificar a informação como verdadeira ou falsa é uma tarefa difícil. Neste caso, a combinação da tecnologia de Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural é viável para a detecção de Fake News.


  1. Desenvolvimento

Neste tópico serão descritas as propostas solicitadas pelo projeto integrado, de acordo com a ordem solicitada no manual de orientação da disciplina de Projeto Integrado I.

  1. Metodologia ágil para identificar fake news

Metodologia ágil é composta por um conjunto de práticas de gerenciamento de projetos que são mais adaptáveis às mudanças. São estruturadas em ciclos curtos de trabalho para gerar entregas que irão acrescentar significativamente no produto final. Sua proposta é, a cada novo ciclo de trabalho, entregar novas funcionalidades do produto em desenvolvimento.

Dentre os métodos ágeis existentes, o Extreme Programming (XP) e o Scrum se destacam, pois, são alguns dos mais utilizados para o desenvolvimento de software. No entanto, para a produção de software que identifica fake news, propõe-se a implementação da metodologia Scrum.

Um dos principais aspectos do Scrum é a realização de reuniões regulares dos membros de um projeto durante o desenvolvimento do software. Sua abordagem é feito em ciclos conhecidos como ciclo tradicional do Scrum, o qual é composto por elementos distintos.

Um ciclo Scrum tem como principais elementos o Product Backlog, o Sprint Backlog e o Sprint. O Product Backlog corresponde à lista de funcionalidades desejadas para o produto em desenvolvimento. O Sprint Backlog apresenta listagem de tarefas para a equipe envolvida no projeto e, o Sprint, permite que o processo de desenvolvimento ocorra em ciclos regulares de duas a quatro semanas, ou em períodos maiores, dependendo da complexidade das atividades.

Talvez, para a elaboração de um software para identificação de fake news, ciclos menores sejam mais indicados, pois, agilizaria o trabalho, assim como, a obtenção de resultados com o uso do produto (software).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com