TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR ( CURSO SERVIÇO SOCIAL 4° SEMESTRE UNINOVE)

Artigos Científicos: PROJETO INTEGRADOR ( CURSO SERVIÇO SOCIAL 4° SEMESTRE UNINOVE). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  1.828 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO INTEGRADOR

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

SÃO PAULO 2014

PROJETO INTEGRADOR

Nomes: R.A

Bruna Moura 912201740

Camila Alves 912203082

Gisele Alves 912207625

Monique Maximo Pinheiro 912210684

Trabalho Acadêmico: Projeto Integrador para compor a nota do 4º semestre de 2014 do curso de Serviço Social da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), ministrado pelo Profª. Rosemeire Dos Santos.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

SÃO PAULO 2014

AGRADECIMENTO

Agradeço a todos os Professores que contribuíram para a realização do Projeto Integrador, e a instituição que nos permitiram a visita e a oportunidade de conhecer o desenvolvimento dos trabalhos e da assistente social Roberta do Val que contribuiu muito no trabalho.

INTRODUÇÃO

A AMA é um modelo inovador de assistência da Atenção Básica criado para absorver a demanda dos usuários com quadros agudos de baixa e média complexidade e que garante o enfoque do risco e a continuidade das atividades de promoção, prevenção e assistência a saúde nas unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os serviços estão preferencialmente implantados junto as UBS podendo ser acoplado a Ambulatórios de especialidades, prontos - socorros ou hospitais.

Os novos desafios que se impõe na vida dos cidadãos de uma metrópole com mais de 12 milhões de habitantes, a transição epidemiológica observando o estilo de vida dos paulistanos pressupõe mudanças de paradigmas e novas adequações no modelo de assistência a saúde implantada.

A implantação no campo de atuação da atenção básica integrada e articulada a rede de serviços possibilita que os serviços de urgência emergências tenha seus recursos destinados a assistência de maior complexidade. Desta forma absorve a demanda de baixa a média complexidade com qualidade sem perder a medida do risco e a necessidade da continuidade das atividades de promoção, prevenção e assistência básica.

O gerenciamento das unidades compreende a contratação de profissionais, o acompanhamento do processo de trabalho, a educação permanente, por meio de capacitações e suporte técnico, com o objetivo de aprimorar a assistência prestada à população.

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein tem estabelecido diversas parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/PMSP), por meio da gestão compartilhada de equipamentos de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), visando o fortalecimento da atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), na região sul da cidade de São Paulo.

Para a maior segurança de todos um novo projeto na AMA da unidade de Campo Limpo em São Paulo será implantado com a finalidade de identificar os pacientes e seus acompanhantes.

A identificação do paciente e do acompanhante como estratégica prioritária na garantia da segurança, com o objetivo de diminuir o número de erros e aumentar a segurança dos pacientes e acompanhantes.

"Á saúde é direito de todos e dever do Estado está na Constituição Federal de 1988 (art.198) garantindo mediante as políticas sociais econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário as ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação."

CARACTERISTICAS DO HOSPITAL AMA

A AMA é um modelo inovador de assistência da atenção básica criado para absorver a demanda dos usuários com quadros agudos de baixa e média complexidade e que garante o enfoque do risco e a continuidade das atividades de promoção, prevenção e assistência à saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

A AMA tem como função o atendimento não agendado de pacientes portadores de patologias de baixa e média complexidade nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgia geral ou ginecologia.

Objetivo Geral:

Ampliar o acesso da população á rede básica de saúde, por meio da oferta de serviços que possibilitem respostas ágeis as suas necessidades de assistência médica imediata, com o compromisso de direcionar os usuários que necessitem de acompanhamento nas UBS.

Objetivos Específicos:

Realizar atendimento médico sem agendamento prévio nas especialidades básicas, para usuários que demandam assistência imediata e cuja intervenção seja compatível com a complexidade da atenção básica;

Otimizar o atendimento nos Prontos-Socorros na medida em que absorve a demanda de baixa e média complexidade;

Oferecer retaguarda ás Unidades Básicas de Saúde;

Aumentar a oferta e a agilidade do acesso aos procedimentos de apoio diagnóstico e terapêutico;

Promover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com