TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador Curso de Serviço Social

Por:   •  21/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE SANTO AMARO

Curso de Serviço Social

Pamella Mendes Freitas

TÍTULO (TEMA) DO TRABALHO DO PROJETO INTEGRADOR

Análise de Conjuntura

São Paulo         / Pólo nº 1021

2019

Pamella Mendes Freitas

TÍTULO (TEMA) DO TRABALHO DO PROJETO INTEGRADOR

Análise de Conjuntura

 

Relatório de Projeto apresentado para obtenção de nota no processo avaliativo da disciplina de Projeto Integrador I - Análise de Conjuntura do Curso de Serviço Social da Universidade Santo Amaro - UNISA, ministrada pelo Prof. Me. Henrique Manoel Carvalho Silva.

São Paulo / Pólo nº 1021

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 TÍTULO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO - ANÁLISE DE CONJUNTURA        5

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAIS        10

        

1 INTRODUÇÃO

Analise é o nome que é muito utilizado quando você tem a repartição de algo para você poder chegar a compreensão desses algo, analise é repartir em partes menores uma coisa para que você possa entender melhor. E conjuntura é o conjunto de relações entre vários elementos em um momento especifico. Então analise de conjuntura vai ser a analise dos elementos que estão dentro desse conjunto de relações que vai ajudar a coempreender a realidade.

Nesse projeto veremos uma analise de conjuntura do bairro de Santo Amaro, como aconteceu historicamente em muitos lugares, este bairro também se desenvolveu em torno de uma capela, hoje no lugar dessa capela existe uma enorme catedral, lá no passado Santo Amaro foi muito importante, teve por exemplo uma colônia de estrangeiros determinada por Dom Pedro I estabelecida em 1827 e em 1832 Santo amaro se tornou município independente, a imagem do Santo Amaro que hoje existe na catedral foi doada por uma família de portugueses em agradecimento pelo que aquela família considerou o salvamento de um naufrágio.

Santo amaro já foi aldeia de índios jeribatiba região de catequese de padres jesuítas do começo da colonização e refugio de bandeirantes.

Hoje tem um grande centro comercial ao lado da cadetral o Largo 13, uma rua tomada de lojas de diversas especialidades, Santo Amaro se tornou um bairro de extremos onde existe casas no qual o valor ultrapassa os milhões e também comunidades que nem ao menos saneamento tem básico.

2 TÍTULO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO - ANÁLISE DE CONJUNTURA

Segundo Abrahão de Oliveira (2016), logo após a fundação de São Paulo, em 1554, os jesuítas que estavam pelo país foram distribuídos, sob as ordens do Padre Manuel da Nóbrega que foi um padre português que veio para o Brasil em 1549, com o governador-geral Tomé de Souza, chefiando o primeiro grupo de jesuítas. Sob seu comando, esses padres deram início ao trabalho de catequese, isto é, a tentativa de conversão dos índios brasileiros à religião católica, eles foram para três locais: São Vicente, São Paulo e Jeribatiba (atual Santo Amaro).

Nesses locais já havia religiosos que faziam esse trabalho de catequese com os indos então José de Anchieta que era um espanhol teatrólogo, historiador, poeta e alem de tudo um respeitado padre jesuíta ao visitar a aldeia de Jeribatiba percebeu que já existia um grande numero de índios católicos sendo assim possível construir um povoado, ideia aderida pelos moradores com rapidez. Logo foi construída uma capela então João Pais e sua esposa Susana Rodrigues moradores da então freguesia doaram uma imagem de Santo Amaro para a capela organizada pelo padre.

No final do primeiro reinado quando a Imperatriz Leopoldina veio a falecer o então Rei Dom Pedro I casou-se novamente com Amélia de Leuchtenberg então o primeiro grupo de alemães se juntou ou povoamento de Santo Amaro partir daí, começam a surgir famosos pontos da região, como o Cemitério da Colônia, em Parelheiros. A região do Bairro do Alto da Boa Vista, aliás, possui características dos alemães até hoje.

Em 1832 a região se tornou município mas o fato só foi oficializado em 7 de abril de 1833, essa nova cidade era enorme, abrangia toda a parte sul do Corrego da Traição – onde hoje é a Avenida dos Bandeirantes – até a serra do mar. Incluia ainda os municípios de Itapecerica da Serra, Embu, Juquitiba, Embu – Guaçu e São Lourenço da Serra que se separaram em 1877 para ser apenas território de Itapecerica da Serra. Logo em seguida no ano de 1886 foi inaugurada a linha férrea com trans a vapor que ligava São Paulo a Santo Amaro e era operada pela Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro, a linha trafegava por onde hoje é à Rua VergueiroRua Domingos de Morais e Avenida Jabaquara, o trajeto da atual Linha 1 do Metrô, passava também pelo Aeroporto de Congonhas, Alto da Boa Vista seguindo para o centro de Santo amaro na cerimônia de inauguração, o próprio Imperador Dom Pedro II esteve presente.

Conforme Abrãao de Oliveira (2016), quase 40 anos depois, em 1913, essa linha de trem foi substituída por uma linha de bondes que tinha uma pequena modificação: ela desviava da Rua Domingos de Morais para a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, seguindo pelas regiões de Indianópolis, Campo Belo, Brooklin Paulista e Alto da Boa Vistam, dando origem ao que hoje são a Avenida Ibirapuera e a Avenida Vereador José Diniz. Durante a escavação para a construção da Estação Adolfo Pinheiro da linha 5 lilás foram encontrados trilhos dos bondes da antiga linha 101, disponível para visitação na estação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (227.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com