TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I

Casos: PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 9

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo geral, desenvolver e descrever a situação problema da proposta do Desafio Profissional – 2º Bimestre.

O Plano de Negócio, do desafio profissional é uma academia de ginástica. Tal escolha ocorreu porque a academia tem sido uma grande procura para a sociedade em busca de uma vida mais equilibrada e saudável. O ramo de negócios escolhido tem como público alvo pessoas de todas as idades e várias classes socioeconômicas, moradoras da região e principalmente, que buscam fácil acesso.

1 - INTRODUÇÃO

As pessoas passaram a se preocupar mais com seu bem-estar, e a prática de atividade física é vista como um fator extremamente importante, cujo benefício é à saúde e à estética corporal, entre outras coisas.

O aumento da procura pelas academias de ginástica também se deve ao fato de as pessoas buscarem minimizar os prejuízos causados por fatores como o estresse, o sedentarismo, a alimentação desbalanceada, o álcool e o cigarro, dentre outros, que caracterizam o estilo de vida moderno (SABA, 2001).

Nesse contexto, as academias de ginástica tornaram-se uma das principais alternativas para um grande número de pessoas que vivem nas cidades, e que vêm, paulatinamente, se conscientizando do fato de que a busca de uma melhor qualidade de vida é imprescindível para o bem-estar, e para uma existência mais duradoura e salutar.

As academias de ginástica são empresas que dispõem de estrutura física e de equipamentos específicos que as habilitam a prestar serviços que podem contribuir para que as pessoas que dela se utilizam (seus clientes) alcancem a tão desejada melhoria da qualidade de vida.

Waldyr Soares, presidente do Instituo Fitness Brasil, afirma que, em nosso país, o setor de academias também tem crescido muito nos últimos anos.

Em razão desse mercado promissor, e do aumento vertiginoso da procura pelas academias de ginástica, que se observa a cada dia em todo o país, cresce também o número de empresários que investem nesse setor.

O aumento da oferta e, consequentemente, da concorrência, está levando os clientes a se tornarem cada vez mais críticos e exigentes com relação aos serviços oferecidos, nestes incluídos a qualidade do atendimento e a estrutura física das academias. Em contrapartida, os empresários do setor têm despertado para o fato de que uma academia que não oferece serviços variados e de qualidade, atendimento diferenciado, equipamentos seguros e modernos e preços adequados ao poder aquisitivo da demanda, entre outras coisas, tende a não conseguir se manter no mercado por muito tempo.

2 – PROBLEMATIZAÇÃO

2.1 - Manter os alunos matriculados e atrair novos clientes.

Além da crescente concorrência, a academia têm enfrentado outras dificuldades, como a rotatividade dos usuários, que circulam de academia em academia, sem maiores explicações; e, principalmente, o abandono da prática de atividades físicas por razões as mais variadas.

De acordo com Saba (2006), pesquisas realizadas em diversas partes do mundo comprovam que, aproximadamente 6 meses após terem se matriculado em academias, e iniciado um programa de atividade física, 50% das pessoas desistem. O autor ainda afirma que, no Brasil, tem sido observada essa mesma tendência, pois aproximadamente metade das pessoas matriculadas acabam abandonando a prática de exercícios em academias, após um período que varia de seis meses a um ano.

Diante deste cenário competitivo, que torna a busca da diferenciação cada vez mais complexa, e dos problemas de sazonalidade, rotatividade e da desistência de clientes, cabe questionar se o que as academias de ginástica estão oferecendo em termos de estrutura física, serviços, atendimento, preço, entre outras coisas, está realmente correspondendo às expectativas de seus clientes.

3 - FATOR DETERMINANTE

3.1 - Satisfazer o cliente como vantagem competitiva

Walker (1991) explica que a vantagem competitiva das organizações pode basear-se numa diferença perceptível de satisfazer, melhor que a concorrência, as necessidades dos clientes. Para tanto, é necessário conhecer o cliente, isto é, saber o que este realmente deseja e valoriza.

A satisfação é, sem dúvida, um fator determinante para a retenção de clientes. Na opinião de Saba (2006), quanto mais alunos uma academia conseguir manter, mais novos alunos ela irá conquistar. Isso porque, de acordo com este autor, 80% dos alunos novos são indicados por alunos antigos. Assim, academias que possuem mais clientes antigos, acabam angariando, em consequência, mais clientes novos.

Alguns estudos têm revelado que 96% dos clientes insatisfeitos, das academias de ginástica, não reclamam junto aos proprietários, instrutores ou pessoal que trabalha na recepção, entretanto essas pessoas falam de sua insatisfação com relação à academia que frequentam, para pelo menos dez pessoas, aproximadamente, que acabam incorporando uma impressão negativa da empresa (SABA, 2006).

Saba (2006) cita algumas justificativas para o fato de os clientes não levarem as suas insatisfações, diretamente ao conhecimento das pessoas que trabalham ou dirigem as academias: acham que não vai adiantar de nada; têm medo que o funcionário leve a reclamação para o lado pessoal; não querem correr o risco de serem mal interpretados; acham que reclamar é difícil, ou não se sentem à vontade para isso; ou, simplesmente, acreditam que mudar de academia é mais fácil e cômodo do que reclamar. Por este motivo, esse autor enfatiza que todo modelo estratégico de gestão para o setor de academias e centros esportivos deve estar direcionado à satisfação e à manutenção de clientes.

A análise sobre o nível de satisfação dos clientes se faz cada vez mais necessária a uma boa administração. Ela oferece subsídios para que as empresas possam criar e/ou aperfeiçoar e implantar, com base nas opiniões dos próprios clientes, estratégias de marketing que visem à manutenção e o crescimento dessas organizações, num mercado altamente dinâmico e competitivo, em que surgem a cada momento, academias cada vez mais modernas, superando as já existentes.

A satisfação dos clientes exerce uma forte influência sobre o seu comportamento e escolha. Em razão disso, ela se constitui num parâmetro muito importante para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com