TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERVENÇÃO

Trabalho Escolar: PROJETO INTERVENÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇão

Este trabalho tem como objetivo relatar de forma sintetizada uma análise do planejamento escolar bem como a elaboração de um plano de aula de Educação Física interdisciplinar para Ensino Fundamental Séries Iniciais articulando com a disciplina de

Português.

Respaldado no tema escolhido e pesquisado, foi elaborado um plano de aula para crianças do 1º e 2º Ano Séries Iniciais.

A estrutura do trabalho ficou organizada através do tema gerador, e suas subdivisões, nas quais, procurou-se abordar, as essências do conteúdo com sínteses e reflexões sobre os aspectos pesquisados.

2 Planejamento de aula

Planejar é uma atividade que está dentro da educação visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e avaliação da própria ação, pois planejar e avaliar andam de mãos dadas.

Castro (1977, p.16) afirma que o planejamento é uma tentativa de antecipar e ordenar decisões que deverão ser tomadas, visando atingir algum conjunto de objetivos especificados.

O planejamento escolar é um conjunto de planos de aula, que pode ser elaborado antes ou durante o ano letivo, pode ser flexível porém deve atender ao contexto escolar. A pesquisa e os objetivos são os pontos principais. Pois da pesquisa partem as idéias que resultarão no objetivo esperado.

Ao elaborar uma aula o professor deve observar alguns aspectos importantes como Tema; Identificação da Escola, Série ou Turma; Tempo de Duração;

Disciplina; Objetivos; Metodologia; Recursos; Avaliação.

A definição do tema abordado na aula pode ser influenciado por um assunto do momento, uma data comemorativa ou mesmo fazer parte da grade curricular padrão. Alguns temas são recorrentes em várias etapas da vida escolar do aluno, como as disciplinas de português e matemática, então podem ser projetos de médio a longo prazo. Outros temas recorrentes como meio ambiente podem ser tratados como planos de aula escolares.

Com o tema escolhido identifique a série ou turma para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades. O tempo de duração deve ser previsto porém, pode variar de acordo com a necessidade do plano de aula ou do projeto, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que conseguir chegar ao objetivo principal do tema escolhido.

A disciplina está relacionada com a matéria escolar envolvida com o tema, podendo-se trabalhar atividades interdisciplinares o que é muito utilizado atualmente enriquecendo o planejamento.

Os Objetivos são a parte central dos planos de aula, ou seja, o que se deseja alcançar com os alunos. Usa-se nos objetivos os verbos no presente como: Desenvolver a ação coletiva;

Articular o cotidiano com a vida escolar; Despertar o imteresse pelo assunto;Instigar o trabalho em grupo; É importante destacar que os objetivos do plano de aula não precisam ser necessariamente objetivos grandiosos e resultantes de grandes projetos. Uma vez aplicado no ambiente escolar, o objetivo se torna unicamente o aprendizado do conteúdo trabalhado no plano de aula.

No Desenvolvimento descreve-se a metodologia utilizada, ou seja as idéias de como irá se desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc; O plano de aula pode envolver jogos e brincadeiras, tornando o aprendizado mais divertido.

Os Recursos são os materiais que serão utilizados em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materias recicláveis, etc; Vale lembrar que o planejamento desses recursos deve ser feito com antecedência, para garantir que estarão disponíveis.

A Avaliação será sobre como se deu o desempenho da criança durante o processo de ensino e aprendizagem durante a aula. Qual foi o objetivo? Ela conseguiu alcançá-lo? Avaliar o trabalho individual e o trabalho em grupo, e observar e registrar qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto.

2.1 PLANO DE AULA –

eDuCAÇÃO FÍSICA

TEMA: Corridas e carros

Turma: 1º

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com