TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO METRIFLEX

Monografias: PROJETO METRIFLEX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO ANHANGUERA EDUCACIONAL

PROJETO METRIFLEX

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A GESTÃO DA QUALIDADE

PROFº JESUS CARLOS DELGADO

EDUARDO 6453333828

NELSON MESTRE 6238205447

RENATO 6453335215

SANDRINHA 681865225

SIRLEI 6443267159

WILSON 6447310958

DISCIPLINA: TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE VALOR

SANTO ANDRÉ – SP

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

3. CARATECRIZAÇÃO DO PROBLEMA

4. FERRAMENTAS DA QUALIDADE

5. PROJETO DE INTERVENÇÃO

5.1. CONTRATO ORÇAMENTAL

5.2. DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

5.3. CRONOGRAMA DE INTERVENÇÃO

6. CONCLUSÃO

1. INTRODUÇÃO

No mundo do mercado mundial, a qualidade e redução de custo são de primordial importância nos dias de hoje. A gestão que norteia a qualidade como um dos itens principais, garante a sua continuidade no mercado nacional ou internacional diante a concorrência. Uma ótima gestão de que tem como estratégia fator qualidade surge como uma alternativa para garantir sua continuidade no mercado.

A presente pesquisa tem como objetivo buscar meios de soluções a um problema de erros grosseiros na medição do Calibrador de Tampão de Rosca que são utilizados para verificarem roscas em pecas de motores de automóveis, motores de motocicletas, eletrodomésticos, e componentes automotivos, dentre outros produtos.

A melhoria continua deste produto amplia a qualidade e a produção dos componentes, aumentando o valor agregado ao produto, reduzindo os custos operacionais, tempo com paradas de set-up, refugos e melhoria na manutenção preventiva e preditiva, garantindo a excelência do produto.

Baseado nisso surgirão formas de melhoria continua na forma de ampliar sua qualidade, produção e agregando valor ao produto assim reduzindo-se custo com tempo, com parada, com manutenção, com refugos, etc., claro que sem comprometer a excelência do produto.

2. Descrição da Empresa

A empresa METRIFLEX fabrica um mix de produtos diversos com especialização na ferramentaria, especificamente na ferramentaria de precisão. A METRIFLEX instalou‐se na cidade de Mauá no começo dos anos 60, tendo como mercado e principais clientes as

empresas automobilísticas e de autopeças da Região do Grande ABC. Foi fundada por Rudolf Blavatsky, engenheiro alemão, que migrou para o Brasil nos anos 50. Ele percebeu não apenas o potencial crescente do setor automotivo no Brasil, mas descobriu um nicho de mercado promissor: na época havia carência de produtos destinados a soluções para o controle dimensional, que eram importados da Europa e dos EUA.

A METRIFLEX ao longo do tempo tem desenvolvido uma linha de produtos na especialidade da ferramentaria de precisão. Começou fabricando calibradores mecânicos do tipo Passa/Não Passa, mas após alguns anos passou a fabricar calibradores de diversos tipos (calibrador tampão de rosca, calibrador anel de rosca, calibrador anel liso, calibrador de boca...) e a fornecer peças diversas e outros tipos de calibradores baseados em projetos fornecidos pelos clientes de acordo com o produto que precisava ser calibrado.

Nas décadas de 80 e 90, a METRIFLEX ampliou a produção com a fabricação de dispositivos de controle e peças especiais sob encomenda, mas foi a partir dos anos 2000, que a Empresa deu grandes passos na qualidade dos produtos, uma vez que adquiriu diversas máquinas de comando numérico computarizado (CNC) e instalou uma área de projetos, iniciando o desenvolvimento de dispositivos hidráulicos, mecânicos e pneumáticos.

A Empresa atua, também, projetando e fabricando dispositivos de solda, montagem, fixação e dispositivos auxiliares para serem utilizadas em máquinas tridimensionais.

Os principais clientes da METRIFLEX são as indústrias metalúrgicas, automobilísticas, de autopeças, eletro—eletrônicos, lojas de instrumentos de medição, linha branca, etc. Também possui um mercado significativo com empresas de usinagem leve e média, já que estas empresas se servem de diversos tipos de instrumentos de controle e de medição para verificação da qualidade de seus produtos.

3. Caracterização do problema

Problemas levantados em estudos pelo grupo de Tecnólogos na empresa Mertiflex:

1. Falta de treinamento: detectado vários problemas ocasionados pela leitura errônea dos instrumentos de medição.

2. Ausência de Calibração nos instrumentos: foram detectados instrumentos na linha de produção sem a calibração.

3. Má conservação de instrumentos de Medição: encontrados na linha de produção instrumentos que garantem o produto em má condição de conservação.

4. Fadiga: ambiente de trabalho sem ventilação, com pouca luminosidade.

5. Arame de medição desgastado: detectado a utilização de arames de medição fora de especificação, (desgaste precoce).

6. Luminosidade baixa: falta de iluminação, causando visualização errada na medição e cansaço nas vistas consequentemente, fadiga.

4. FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Ferramenta da Qualidade para avaliação da causa e efeito do problema:

Brainstorming

Significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com