TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MÃES EM SALA

Casos: PROJETO MÃES EM SALA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação

A família é indispensável à garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos, independentemente da estrutura familiar, ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propicia a construção dos laços afetivos e a satisfação das necessidades no desenvolvimento da pessoa. Ela desempenha um papel decisivo na socialização e na educação. É na família que são absorvidos os primeiros saberes, e onde se aprofundam os vínculos humanos.

A família não é somente o berço da cultura e a base da sociedade futura, mas é o centro da vida social. A educação bem sucedida serve de apoio à criatividade e ao comportamento produtivo escolar. A família tem sido, e será, a matriz do desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas.

A família é responsável pelo processo de amadurecimento psíquico e proporciona uma sustentação necessária à individuação.Os pais são responsáveis pela sustentação emocional dos filhos, para que estes encontrem sucesso na aprendizagem escolar, orientando-os para lidar com as frustrações em relação aos modelos de aprendizagem formal.

Assim, torna-se fundamental participação da família, pois não faremos inclusão e muito menos reabilitaremos pessoas com deficiência, se não tivermos o apoio da família, que é parceira ideal para o pleno desenvolvimento da criança com deficiência.

Justificativa

A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto nas instituições de ensino quanto nas famílias. Pode-se pensar que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar e, posteriormente, da relação professor-aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementares.

O projeto visa tornar a família parceira no processo de reabilitação da criança com deficiência que são atendidas na escola de ensino especial, com vista ao crescimento de seus filhos, possibilitando trocas de experiências entre a professora e mãe. Propiciando a melhora no atendimento educacional como meio de crescimento amadurecimento e conscientização do papel da família no processo emocional.

Objetivo Geral

Promover a participação da família esclarecendo-a quanto á sua real importância no processo de habilitação e reabilitação de seu filho.

Objetivo Específico

• Promover a troca de experiência entre a mãe e professora;

• Estabelecer um vincula Escola/família;

• Observar os atendimentos realizados na criança, para que sejam realizadas em casa, com intuito de ajudar no processo de desenvolvimento.

Metodologia

As mães primeiramente serão convidadas através da assistente social, venha acompanhar o tratamento de seu filho na sala de aula de acordo com sua disponibilidade, alem de receber orientações de como se portar em sala de aula, pois ali não e sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com