TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Ensaios: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

MAGDA MARQUES MARIANO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Trabalho apresentado ao Curso Geografia - Licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Disciplinas Organização do Ptrabalho Pedagógico, Filofofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Profs. Rosely Montagnini, Márcia Bastos e Sandra Rampazzo

Belo Horizonte/MG

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................3

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.......................................4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................5

4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ......................................6

1 INTRODUÇÃO

“A importância do projeto político-pedagógico está no fato de

que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com consequente compromisso coletivo.”

Betini. Geraldo Antônio, in: A Construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola.

Projeto Político é um trabalho de cunho teórico e metodológico elaborado pelo corpo docente e administrativo da escola, que visa amparar as ações de enfrentamento dos desafios cotidianos. Estas ações devem ser fomentadas dentro de uma consciência científica, participativa e centradas nas peculiaridades e especificidades sociais da qual a escola em questão está inserida. Dever ter finalidade de apontar a direção e o caminho que a escola vai percorrer para realizar, da melhor maneira possível, sua função educativa.

Nas palavras de Cirineu José da Costa, mestre em Administração pela PUC/SP (Dissertação: Autonomia na Gestão Financeira das Escolas Públicas Brasileiras) , “A importância do projeto político-pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com consequente compromisso coletivo. DIREÇÃO e RUMO têm a ver com OBJETIVOS a alcançar. COMPROMISSO COLETIVO tem a ver com o envolvimento pessoal de cada membro da equipe pedagógica e não pedagógica.”

2 O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

O Projeto Político Pedagógico deve trazer para dentro da Escola o pensamento coletivo no ato de educar, por isso tem que ser concreto, democrático, mutável e executável. Não adianta bastar-se de dados teórico-filosóficos e legislativos se esquecendo do verdadeiro objetivo do Projeto, que é Construir a identidade da Escola.

Projeto Pedagógico deve ser analisado numa perspectiva dinâmica, que permita reformulação possibilitando à escola inovar sua prática pedagógica e encontrar novos caminhos para as situações que precisam ser modificadas.

A coletânea de dados internos e externos da Escola é um passo importante para a compreensão da sociedade cliente da Escola, isto inclui famílias, empresas sociais e de fins lucrativos, personalidades, história local e tudo que faça parte do cotidiano do educandos.

Cada Projeto deve ser único e preciso ao local de sua aplicação. A regionalização do Projeto é importante, pois cada ambiente social tem suas peculiaridades que necessitam de ações diferenciadas e de metodologias específicas para que sejam aplicáveis e não só mais um documento de cumprimento obrigatório.

A Escola tem um conjunto de objetivos a cumprir, que não se restringe ao conhecimento científico, englobam a formação de seres críticos, conscientes de seus direitos e deveres quanto cidadão inserido na sociedade.

São as aspirações de mudança para o melhor que fazem do Projeto um “projeto”, porque reúne propostas de ação concreta a executar; “político”, por sua aplicação das ações de melhoramento do ambiente escolar bem como os meios para concretizá-las; “pedagógico” porque tem a formulação do ensinar o saber para crescer. A escola é um espaço de formação de cidadãos para a vida e transformar indivíduos em cidadãos não é suficiente de se esta transformação não transcende para a sociedade que este indivíduo vai viver.

[...] a educação nem é uma força imbatível a serviço da transformação da sociedade, porque assim eu queira, nem tampouco é a perpetuação do ‘status quo’ porque o dominante o decrete. O educador e a educadora críticos não podem pensar que, a partir do curso que coordenam ou do seminário que lideram, podem transformar o país. Mas podem demonstrar que é possível mudar. E isso reforça nele ou nela a importância da sua tarefa. (FREIRE,1996,P.112)

O PPP é um guia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com