TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PRATICA SIMULADA

Monografias: PROJETO PRATICA SIMULADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

Aulas Práticas: criação de empresas

Este trabalho apresenta aspectos relativos a experiências dos professores do curso técnico de Contabilidade da Escola Estadual Emílio Ramos Pinto, que oferta cursos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para alunos do ensino médio da rede pública de ensino. O trabalho mostra uma experiência pedagógica bem-sucedida, que envolveu todo o corpo docente da escola, que tinha uma preocupação em estimular as aulas e colocar os alunos em situações reais de aprendizagem, evitando a inserção de jovens despreparados e inseguros no mercado de trabalho.

A partir desta preocupação, cultivamos formas interessantes de ensino, envolvendo os alunos na criação de planos de negócios, que simula todo o ambiente de uma empresa. O projeto justifica-se pelo fato de estimular aulas práticas e despertar a curiosidade dos alunos, envolvendo-os em investigações científicas, desenvolvendo a capacidade de resolver problemas, compreender conceitos básicos e permitir o desenvolvimento de habilidades da área de aprendizagem desde a abertura, planejamento, contratação de pessoal, administração financeira e outros.

O objetivo é assegurar ao aluno a construção de competências, habilidades específicas, de forma a colocá-los em contato com a realidade do campo de atuação, posssibilitando uma visão geral e específica dos setores da organização, estimulando o espírito empreendedor de cada aluno.

A metodologia da ação desenvolvida começou com a apresentação da proposta aos alunos, que ao iniciarem o terceiro módulo (último período), tiveram um contato mais estreito com o tema, participando de atividades como visitas técnicas e estudos de casos.

Os alunos foram divididos em grupos, sendo orientados quanto aos pré-requisitos e cronogramas. Posteriormente, eles tiveram a liberdade para escolher um setor da economia, bem como um tipo de negócio a ser desenvolvido. Após as escolhas dos temas, os trabalhos foram divididos em etapas ao longo do módulo, sendo agendada uma data para as apresentações dos planos de negócios para toda a comunidade escolar.

Visita técnica

- citar fabrica garoto

- incubadora

Aulas práticas

- laboratório de informática

- pesquisa de campo

Reflexões

- chama a atenção sociedade, divulgações imprensa

• Título

• Introdução - apresentar as razões e/ou justificativas que levaram à realização da experiência, com descrição do contexto escolar e/ou características do público envolvido.

• Descrição da experiência - apresentar detalhes de sua realização, de modo a permitir o conhecimento do que foi desenvolvido, a abrangência e relevância para o projeto pedagógico da escola.

• Reflexões sobre o trabalho apresentado e considerações sobre os avanços promovidos pela experiência/ projeto em relação à prática pedagógica na escola; inovações instauradas na prática pedagógica; impactos; dificuldades evidenciadas durante o seu percurso.

A proposta elaborada com a finalidade de integrar os estudantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com