TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS: POR ONDE PASSEI?

Exames: PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS: POR ONDE PASSEI?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS: POR ONDE PASSEI?

INTRODUÇÃO

O declínio da memória nos idosos tem sido comprovado através de meios e instrumentos diversos. Este declínio tem sido verificado em dezenas de provas experimentais diferentes, em provas de auto-observação do funcionamento da memória a partir de questionários, nos relatos de familiares e em observações casuais. Este declínio refere-se a resultados médios entre amostras de grupos etários diferentes, não se trata de comparações entre este jovem e aquele idoso. Não é difícil encontrar um idoso que tenha uma memória melhor do que um jovem. O que é difícil, porém é descobrir um idoso que afirme de forma peremptória que tem uma memória melhor do que tinha quando era jovem. Pode-se alegar que a diminuição do desempenho de memória nos idosos tem a ver com problemas crescentes de saúde, com o uso de tarefas laboratoriais artificiais e aborrecidas e sem relação com as situações do dia a dia, ou até mesmo com estereótipos negativos sobre os idosos numa época em que a juventude está demasiado sobrevalorizada. Todas estas objeções têm a sua pertinência e foi-lhes concedido crédito em vários estudos publicados. Os resultados revelam, no entanto que mesmo quando se selecionam amostras de idosos que referem um estado de saúde excelente, ou quando os efeitos da saúde são controlados estatisticamente e se usam ainda tarefas quotidianas que fazem apelo aos processos de memória, os resultados indicam que o desempenho de memória continua a ser significativamente inferior nos idosos em relação aos mais jovens em muitos casos logo a partir dos 60 anos (e.g., Light, 1996; Cutler e Grams, 1988; Hultsch, Hammer, e Small, 1993).

O presente projeto tem por objetivo a busca do resgate de memórias que por ventura possam estar adormecidas, não apagadas pra sempre, buscando assim uma melhor qualidade de vida e bem estar social dos idosos.

PLANEJAMENTO

Projetar significa planejar algo que se pretende realizar no futuro, sendo que um projeto distingue-se de outras formas de planejamento como o planejamento estratégico de uma instituição ou uma simples programação de atividades rotineiras por ser fechado, isto é, tem começo, meio e fim previsíveis e programados. Além disso, também são estabelecidos previamente o público-alvo do projeto, ou seus beneficiários, as atividades a desenvolver e os recursos necessários tempo, dinheiro, equipamentos e pessoas. Em alguns casos, o propósito do projeto é estabelecer uma nova iniciativa, sem prazo para terminar. Mas, mesmo assim, o projeto compreenderá todas as ações levadas a cabo para implementar essa iniciativa, para colocá-la em funcionamento.

Ações:

• Divulgação e acolhimento;

• Formação de grupos de idosos;

• Iniciação das atividades.

EXECUÇÃO

A fase de Execução, Monitoramento e Controle envolve a coordenação das pessoas e dos recursos, além da integração e realização das atividades do projeto de acordo com o Plano Geral do Projeto. Neste momento, a equipe do projeto e os recursos devem estar disponíveis para a execução das atividades planejadas na fase anterior. Os problemas e percalços naturais de um projeto começam a surgir quando chega o momento de colocar em prática o que foi planejado.

Metodologia:

• Mostra musical e de filmes das décadas correspondentes às idades do público

alvo em questão;

• Roda de conversas descontraídas sobre os temas apresentados;

• Momento nostalgia, descrevendo seu retrato do passado em forma de carta.

AVALIAÇÃO

A avaliação de projetos é uma ferramenta que permite tomar decisões isto é, ajuda a determinar como utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível (uso eficiente dos recursos).

A análise econômica de projetos pretende tomar decisões econômicas "corretas". Em realidade, seriam corretas com certas limitações. Isto é assim, porque as decisões econômicas são para o futuro, pelo que se deve ter em conta o que se espera de muitas variáveis envolvidas na mesma e não há segurança respeito do que ocorrerá. Algumas são decisões sobre projetos “grandes” como "Construir ou não uma determinada autoestrada”. Outras são “menores” como "Comprar ou alugar uma casa", "Comprar ou não determinadas ações" etc. Previamente à tomada de decisão são analisados os custos e benefícios de cada uma das alternativas propostas, a fim de eleger a mais conveniente. Uma vez tomada a

decisão, não há nada a comparar. Um mesmo projeto pode ser objeto de diferentes avaliações econômicas. Portanto, antes de iniciar sua avaliação, é importante esclarecer sob que ponto de vista será feito. Este elemento é fundamental para definir os benefícios e custos a considerar, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com