TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO TV

Trabalho Escolar: PROJETO TV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Com a chegada da chamada globalização a partir do século XX, as barreiras para a comunicação e o conhecimento foram quebradas. A rapidez e a miscigenação de informações se tornaram características marcantes desta nova fase. Com essa mudança, surgiu um novo perfil de sociedade. A sociedade da informação. Neste contexto o homem se tornou claramente dependente das chamadas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)

A Tecnologia da Informação e Comunicação é o nome dado a ferramentas utilizadas de diversas formas e setores, como: na educação, comércio, indústria e comunicação. As ferramentas de informática (hardwares e softwares) facilitam o processo, além de contarem com uma grande aliada: a internet.

A internet é hoje uma das principais, se não a principal, ponte de comunicação entre países e pessoas. Com a sua chegada, a distância deixou de ser um problema que dificultava o relacionamento das pessoas. Nas empresas, por exemplo, as pessoas não precisam estar no mesmo espaço físico para o que o trabalho seja realizado, a internet possibilitou que o mesmo seja executado em qualquer lugar, a qualquer hora.

O desenvolvimento da tecnologia acelerou o processo de globalização e vice-versa, promovendo um ciclo contínuo e irreversível capaz de alterar culturas, sociedades e o próprio homem (TELLES, 2007). A maneira e os meios nos quais os homens se comunicam vem se transformando. Essas criações oferecem praticidade e melhoria de vida para a maioria da população. Mas, por outro lado, traz alguns transtornos como a dependência de eletrônicos. Portanto, falar desses meios de comunicação e toda tecnologia envolvida nas TIC’s é quase que vital no dia a dia de quem convive com tecnologia.

2. NOME DO PROGRAMA

Conecta

3. OBJETIVOS DO PROJETO EDITORIAL

O presente projeto editorial traz as características do programa de televisão Conecta. Nome dado ao produto do projeto, por remeter a tecnologia tema principal do trabalho. A palavra Conecta vem do termo conectar, que significa unir ou unir-se através de uma conexão, o mesmo que se ligar. E este é o objetivo do programa de TV. Deixar o telespectador conectado, ligado as novidades e aos acontecimentos atuais a cerca da Tecnologia da Informação e Comunicação e das ramificações do tema e todos os usos feitos por ele.

A criação do projeto jornalístico deve-se ao fato da tecnologia ser hoje algo presente na vida da maioria dos brasileiros, que precisam se adaptar e vencer as barreiras impostas por ela para não sumir no mercado.

O gênero informativo será predominante, mas algumas matérias terão caráter interpretativo. O texto será predominantemente objetivo, pois o texto objetivo é coerente, lógico, não mistura idéias; ao contrário: as desenvolve em sequência e com harmonia. Um texto ‘redondo’ fundamental para o telejornalismo (PATERNOSTRO, 2006).

4. JUSTIFICATIVA

A idealização deste projeto é resultado da observação feita no mercado local. Em Uberlândia não existem espaços especializados exclusivos para abordar o assunto. Este fato chamou atenção e motivou a realização do atual projeto.

Um programa de TV no formato de revista eletrônica para o público das classes A, B e C, com abordagem de temas ligados à TIC em uma linguagem simples facilitando a compreensão de todos, desde os mais atualizados no assunto até os que não possuem muito conhecimento.

5. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PROGRAMA

O “Conecta” propõe a discussão de assuntos relacionados à tecnologia e seu uso na vida social. Serão tratados assuntos de economia, educação, lazer, vida social, entre outras ramificações.

O programa será semanal e abordará o tema com entrevistas e reportagens utilizando-se de linguagem simples, clara e direta produzidas por profissionais da área de jornalismo e possibilitando a participação dos telespectadores por meio de redes sociais, internet, SMS, entre outros. As matérias serão construídas de forma que o público interprete os fatos, facilitando a sua formação de opinião e propiciando a interação.

No formato de revista eletrônica, especializada em tecnologia, a linguagem utilizada e a forma com que é apresentado, permitem que toda a família possa acompanhar o programa. Crianças, jovens e adultos já têm como ficar por dentro dos fatos que estão em foco no ramo da tecnologia.

5.1. Formato do programa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com