TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO VIVENCIAL

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO VIVENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO ESCOLAR 4

2.2 REFERENCIAL TEÓRICO 6

3 PLANO DE AÇÃO 9

3.1 JUSTIFICATIVA 9

3.2 OBJETIVOS 9

3.3 METODOLOGIA 10

3.4 PROCEDIMENTOS 10

3.5 ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES..............................................................11

3.6 ORIENTAÇÃO AOS PAIS....................................................................................12

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão abordados dados que foram adquiridos a partir de visita e pesquisa feitas na escola, além de conter um projeto de intervenção vivencial, elaborado pelo grupo a partir de observações no ambiente escolar.

Cada membro terá sua participação para realizar este presente trabalho, desde a visita até a apresentação ao pólo da UNOPAR. O grupo reunirá para a elaboração da proposta escrita e o plano de ação, na apresentação cada sujeito irá apresentar os temas relativos ao trabalho.

A instituição Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Manoel Salustiano de Souza”, da qual este presente trabalho foi desenvolvido se localiza no Distrito de São Rafael - Linhares – ES. Atende 467 alunos da zona rural, sendo que 70% fazem o uso do transporte. Atualmente, a escola, conta com turmas de 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental Séries Iniciais, 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental Séries Finais e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e Curso Técnico em Administração – Gestão e Negócios, divididos em três turnos, matutino, vespertino e noturno com aproximadamente 343 alunos, sendo tipologicamente classificada em dois turnos. A escola tem a missão de formar o educando para que o mesmo possa tornar-se apto para exercer o papel de verdadeiro cidadão, consciente de seus direitos e deveres, que por sua vez devem caminhar de forma paralela.

Esta produção textual tem por objetivo fortalecer os conceitos que foram estudados e trabalhados nas disciplinas de ensino de matemática na educação infantil, ensino de artes e música, ensino e alfabetização II e ensino da natureza e sociedade do 5º período de pedagogia.

Este trabalho apresenta por tanto grande importância em nossa formação acadêmica, por fortalecer nossos conhecimentos sobre a prática pedagógica, nos aproximar do meio educacional a nossa volta e fazer com que reflitamos sobre a realidade de uma sociedade escolar, atuando por meio de uma intervenção auxiliá-la melhorar em algo que possa proporcionar as crianças do meio escolar fortalecimento em seus conhecimentos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO ESCOLAR

O grupo foi ao ambiente escolar para conhecer o trabalho da escola e também observar as necessidades, a partir desse processo pode perceber que os professores argumentavam com as pedagogas sobre a falta de interesse da participação familiar com os alunos, então o grupo em conversa com umas das pedagogas levantou o tema sobre leitura envolvendo a família.

Para melhor compreender as necessidades escolares foi realizado um formulário de entrevista a pedagoga, mas a mesma pediu que a necessidade maior naquele momento era a participação da família e escola.

Para acompanhar mais de perto as dificuldades encontradas na sala de aula, cada membro do grupo teve a oportunidade de assistir uma aula dos professores regentes nas salas e relatar de modo geral a visão decorrente aos alunos. Os participantes perceberam tamanho desinteresse da família em atividades de casa, isto facilitou o processo para a elaboração do projeto vivencial, que tem como título: Projeto de Leitura “LENDO COM MINHA FAMÍLIA”.

Os principais participantes são as séries do qual o grupo presenciou (1º ano ao 5º ano do ensino fundamental), professores regentes e equipe gestora que é bastante alavancada sobre os conhecimentos do meio educacional, além do acompanhamento com professores, assinar e conferir planejamento as duas pedagogas tem por objetivo quebrar velhos paradigmas que retardam ou diminuem a capacidade de interação entre alunos e professores e buscar outras possibilidades de interação por meio de tecnologias modernas, por meio de recursos gratuitos que convoquem todos (alunos e professores, funcionários e comunidade escolar) a interagir com a escola. E foi focado nesses fundamentos que elas ajudaram na produção do projeto vivencial, dando ao grupo suporte para as necessidades decorrentes ao plano de ação

O projeto será realizado com a família, cada turma receberá uma bolsa contendo um livro de literatura, um caderno para anotações e um texto explicativo para os pais.

O objetivo proposto é possibilitar aos pais e alunos o contato com os livros infantis de forma prazerosa estimulando assim a leitura em família. A equipe escolar, assim como o grupo deste trabalho estão muitos ansiosos para a espera dos resultados, todos se propugnaram em ajudar, para que acontece o objetivo esperado.

Caso os alunos tenham o desenvolvimento esperado, facilitará ao professor sobre correções em atividades de casa, e os pais vão despertar o interesse de acompanhar a vida escolar de seus filhos.

2.2 REFERENCIAL TEÓRICO

“A cada geração o seu destino e as suas dores. Devemos armar os nossos filhos para a luta heróica e difícil que os espera e eles vencerão”.

(CÉLESTIN FREINET)

Após observação do meio escolar na instituição E.E.E.F.M. “Manoel Salustiano de Souza”, em conversa com a pedagoga e reconhecimento dos alunos e da comunidade escolar, foi escolhido pelo grupo elaborar um projeto sobre a leitura em família, intitulado como “Lendo com minha família”. Para que os alunos compreendam a importância da leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com