TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO VIVENCIAL

Monografias: PROJETO VIVENCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5

3 REFERENCIAL TEORICO .......................................................................................7

4 PLANO DE AÇÃO .................................................................................................10

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Como requisito obrigatório do Curso de Graduação Pedagogia este projeto de intervenção foi desenvolvido com o objetivo de analisar a importância da participação da família na escola, contribuindo assim com as discussões sobre a relação entre a escola e a família, além de sugerir estratégias de comunicação e participação dos pais na escola.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais.

A relação entre a escola e a família tem sido muito discutida por pesquisadores e/ou gestores dos sistemas e unidades de ensino em quase todo o mundo. Segundo Paro (2000), pesquisador que realizou um estudo sobre o papel da família no desenvolvimento escolar de alunos do ensino fundamental, o distanciamento entre escola e família não deveria ser tão grande, pois para ele, a escola não ”assimilou quase nada de todo o progresso da psicologia da educação e da didática, utilizando métodos de ensino muito próximos e idênticos aos do senso comum predominantes nas relações familiares” (p.16).

Sabe-se que a família, por mais que tenha inúmeras responsabilidades educacionais sobre a criança, necessita de auxílio para efetivar este ensino com qualidade, como destaca Parolim (2007, p. 14): “sabemos que a família está precisando da parceria das escolas, que ela sozinha não dá conta da educação e socialização dos filhos”. Como conseqüência disto, a educação fornecida nestas duas instituições, ao invés de se complementarem, concorrem entre si, conforme a mesma autora destaca: “os professores afirmam que as posturas familiares são adversas ás posturas que adotam na escola com os alunos, como agravante em termos das suas aprendizagens”.

Diante desta situação, este projeto propõe elaborar algumas propostas de intervenção para que escola e família caminhem juntas, principalmente no que condiz ao preparo das reuniões escolares e tem como objetivo principal investigar junto à teoria qual é o papel da família e da escola no desempenho escolar das crianças numa perspectiva partilhada com e pela comunidade escolar, compreendendo que é muito importante para a escola caminhar com a participação da família.

2 DESENVOLVIMENTO

Este projeto tem como finalidade de elucidar as dificuldades de aprendizagem dos alunos do 3º ano da escola de Ensino Fundamental Walter Bezerra Lima que apresentam dificuldades de aprendizagem, buscando identificar as causas que levam esses alunos ao fracasso escolar, pois sabe-se que as dificuldades de aprendizagem podem ser provindas de diversas causas, entre elas as de origem psicológicas, patológica ou neurológicas.

O tema dificuldades de aprendizagem tem sido bastante discutido na atualidade necessitando de pesquisas e estudos, pois já não se admiti rotular o aluno como fracassado, ao professor cabe observar o aluno que apresente tais dificuldades, auxiliá-lo dando-lhe oportunidades de descobrir suas potencialidades, através de atividades dinâmica e caso seja necessário, junto com a equipe diretiva e pais encaminhar esses alunos para profissionais especializados.

Portanto o projeto parte da observação da realidade de cada aluno, procurando dar sentido e buscando soluções para dificuldades de aprendizagens apresentadas por eles, a família é de fundamental importância, pois elas possuem informações especificas de seus filhos e que podem ajudá-los a solucionar tais problemas, a escola e todos que estão envolvidos neste projeto tem o dever de fazer um estudo minucioso das causa das dificuldades dos determinados alunos.

A importância desse projeto se dar pelo alto nível de dificuldades de aprendizagem detectados nos alunos do 3º ano, alem de alertar aos professores que não é apenas os alunos violentos, indisciplinados, repetentes, hiperativos e desatentos que podem apresentar dificuldades de aprendizagem, pode ser algo alem disso e ate mais serio onde o aluno precise de ajuda, podem afetar qualquer campo de desenvolvimento.

Enfim não se deve encarar as dificuldades de aprendizagem apenas como problema e sim como um grande desafio que faz parte do processo de aprendizagem, e onde possa ser utilizadas diversas metodologias.

A escola de Ensino fundamental Walter Bezerra Lima , seu órgão mantedor e o município, esta localizada rua Claudio de Albuquerque Lima, nº 409, bairro São Luiz, zona urbana, instituição de ensino oferece às turmas de Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano.

Foram observados na instituição alguns problemas relevantes através de avaliações pela equipe gestora e comunidade escolar, como violência, indisciplina e baixo desenvolvimento de aprendizagem por parte considerável de alunos, necessitando com urgência de uma intervenção da escola na mobilização e conscientização dos familiares para a melhoria do processo educativo e disciplinar

A equipe técnica-pedagógica da escola é formada pelos seguintes membros; Diretora; Wilany Felix Barbosa. Participar de toda a parte burocrática da escola, PPP, PDE< PDDE, conselho escolar e reuniões de pais. Vice-diretora: Rosangela Coimbra Araujo Nunes. Participar de toda a parte burocrática da escola, PPP, PDE< PDDE, conselho escolar e reuniões de pais, Principalmente quando o diretor não estiver presente. Coordenadora pedagógica: Zeneide Felix do Nascimento. Acompanhamento diário com os alunos e professores, reunião bimestral em cada sala de aula para falar dos avanços e das dificuldades, planejamento da 1º segunda de cada mês com os professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com