TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E NEGÓCIOS

Tese: PROJETOS E NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 12

PEIXO NORTEADOR: EMPREENDEDORISMO,

PROJETOS E NEGÓCIOS

artindo-se do entendimento de que o empreendedorismo tem como grande potencial contribuir com a sociedade de maneira a desenvolver possíveis profissionais empreendedores, e estes, por sua vez, acrescenta ao ambiente em que se encontram inovações e prosperidades, em um cenário cuja economia encontra-se em constante mudança, temos então uma breve definição do profissional empreendedor, que juntamente com as ferramentas do planejamento estratégico, buscam soluções para enfrentar esse mercado cada vez mais dinâmico.

No atual cenário de globalização e hiper-competição entre organizações, torna-se necessário analisar e compreender as estratégicas das pequenas empresas para se posicionar diante deste contexto. Este ambiente apresenta ameaças e oportunidades a este conjunto de empresas, maior empregador do Brasil, exigindo estratégias eficientes para manter sua competitividade. O mercado mais aberto apresenta maiores dificuldades às empresas locais. Novos concorrentes internacionais entram no mercado doméstico da pequena empresa e acirra a competição local.

O trabalho apresentado discute as estratégias adotadas pelas pequenas empresas para manter sua competitividade diante do mercado globalizado e especificamente, identificar e refletir sobre as ações tomadas pelas pequenas empresas para se proteger e ao mesmo tempo, para ganhar mercado diante da presença dos novos concorrentes internacionais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRA ETAPA:

1. Qual a importância da estratégia para competir num mercado em evolução?

Qualquer empresa que pretenda entrar no mercado hoje tem de estabelecer as estratégias para a sobrevivência e para seu crescimento, porque estamos em um mercado muito competitivo. A 1001 Retalhos só obtiveram sucesso após focar no que realmente queriam para a empresa.

2. A busca pela competitividade?

O mercado competitivo está em alta, e é de grande importância para o crescimento das empresas. Com essa concorrência o cliente tem opções de preço e qualidade. A 1001 Retalhos soube explorar isso a seu favor, investiu em qualidade, mão de obra especializada, atendimento diferenciado, matéria prima local transformando isso em um produto com nome no mercado.

3. O fenômeno da transformação?

Para que a empresa alcance seus objetivos no mercado, deverá focar no que é realmente importante, saber a hora de transformar, fazer o melhor com um custo benefício atraente e adaptarem-se as novas tecnologias e as expectativas do público alvo. Os proprietários da 1001 Retalhos fizeram isso na hora certa, mudaram para um espaço próprio, bem localizado, trocaram fornecedores, tirou a empresa da informalidade.

Comentários:

A crescente globalização e transformação dos mercados permitem que as empresas ampliem sua atuação local para a aldeia global, onde os clientes são mais exigentes e esperam que suas expectativas sejam atendidas através de produtos e serviços voltados às suas necessidades específicas. O mercado aberto sugere novas oportunidades, entretanto, aumenta a competição doméstica devido à entrada de novos concorrentes internacionais. Este processo exige das empresas locais, principalmente das pequenas, um posicionamento estratégico eficiente para competir neste cenário.

Os concorrentes multinacionais e as grandes empresas brasileiras atuam em diversas partes do mundo e podem atingir economias de escala que as pequenas empresas locais jamais conseguiriam. Estas grandes empresas internacionais possuem maiores recursos que as pequenas locais. O processo de aprendizagem destas multinacionais pode apresentar melhores resultados já que estas organizações estão presentes em vários mercados e podem criar inovações com a pressão de vários ambientes. A escala destas gigantes surge com a convergência dos gostos dos consumidores, já que em diferentes partes do mundo, diferentes clientes, simultaneamente, aspiram às mesmas coisas devido aos avanços tecnológicos, especialmente aqueles relacionados à tecnologia da informação, representada principalmente pela internet, tornam o mundo dos negócios cada vez menor e mais acessível a um número muito maior de consumidores.

Outro fator importante relacionado à globalização é a livre movimentação do capital, que flui de país para país em busca da melhor remuneração. Assim, as empresas vivem em um ambiente altamente competitivo, onde os jogadores buscam obter retornos acima da média e os clientes buscam exceder suas necessidades a custos cada vez menores. Este incremento de demanda força às empresas a investirem em tecnologia e novos processos de produção, para disponibilizar aos mercados produtos com custos inferiores aos dos concorrentes e, ao mesmo tempo, produtos que apresentem certa diferenciação. As multinacionais e as grandes organizações locais possuem maiores recursos para trilhar este caminho e estão em vantagem em relação às pequenas. Essa situação de inovação passa a ser um imperativo no mundo dos negócios e exige novas abordagens de posicionamento estratégico que permitam o desenvolvimento e a implementação de estratégias mais flexíveis do que as estratégias competitivas.

A busca por posições estratégicas nas pequenas empresas, que superem a posição adotada pelas grandes corporações, é um grande desafio empresarial e ditará a direção futura dos negócios, seja para o sucesso, seja para o fracasso. Entretanto, a identificação das referidas posições requer uma compreensão muito profunda das fontes de vantagens competitivas e das ameaças que o processo de globalização traz, além dos benefícios que os clientes procuram ao adquirir um produto ou serviço. Vários pequenos negócios aparentemente promissores e bem posicionados atingiram objetivos muito diferentes dos esperados, causando grandes e irreversíveis prejuízos às empresas. Após o processo de abertura do mercado brasileiro, iniciado na década de 90, o número de falência de pequenas empresas aumentou consideravelmente, conforme dados do SEBRAE. Segundo esta mesma instituição, metade das pequenas empresas pede falência antes de completar dois anos devido à forte concorrência atual, elevada carga tributária e falta de acesso a financiamento.

2.2 SEGUNDA ETAPA:

1) Identifique neles características empreendedoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com