TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS PEDAGOGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Universitário: PROJETOS PEDAGOGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  6.200 Visualizações

Página 1 de 11

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza – Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 35 - 70

4 PROJETUALIDADE EM DIFERENTES TEMPOS: NA ESCOLA E NA SALA DE AULA

Trabalhar com um projeto não significa apenas ter uma sala dinâmica e participativa, pois muitas vezes muitas dessas atividades são dadas avulsas, sem um sentido próprio, fazendo com que a criança aprenda sem sentido definido. Para haver aprendizagens deve-se fazer um curriculum competente à criança e ao professor, esse curriculum não pode ser a repetição continua de um conteúdo não se importando com que ouve e aprende, pois sabe-se que a aprendizagem é uma contínua pesquisa.

Um projeto é aprender de forma lúdica os diferentes conhecimentos construídos na história da humanidade. Devem sempre reensinar o que já foi aprendido, não podemos apenas taxar os conteúdos com “isso já foi ensinado e ponto”, cada criança tem seu modo de aprender, com mais facilidade ou menos. Portanto o professor precisa se inteirar de seu conteúdo para atualizar seus conhecimentos, tornando assim a aprendizagem do aluno em sala de aula mais significativa.

Um grande problema que atinge a educação infantil é calendário festivo, em alguns meses do ano as crianças ficam expostas aquilo que pode ser chamado de indústria das festas, tornando as datas festivas em objetos de prática pedagógica sem o menos significado. Não podemos também deixar de lembrar essas datas, mas não só uma semana do ano e sim durante ele.

Essa esquematização de indústria festiva parte principalmente das escolas, que querendo agradar aos pais entram nessa sociedade do consumo, comemorando o dia do amigo, da família, do coelho e do Papai Noel, é claro que manter algumas tradições culturais, cívicas e religiosas é culturais é fundamental para as crianças pequenas, mas o importante também é a construção do sentido (real e imaginário) da criança sobre aquele tema.

4.1 PROJETUALIDADE NA ESCOLA: A ARTICULAÇÃO ENTRE PROPOSTA PEDAGÓGICA E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM PROJETOS DE TRABALHO

As discussões atuais são unanimes em afirmar que a construção de uma proposta pedagógica legitimada como o documento que norteia a instituição é imprescindível quando se pretende alcançar uma educação de qualidade. Jurjo Santomé (1998, p. 25) afirma que “ a única coisa que liga as diferentes salas de uma instituição são os ‘cabos elétricos’”. Isso acontece porque dês da educação infantil ao ensino superior não se tem um compartilhamento de ideias nem planos e projetos. Em seu sentido original a proposta pedagógica tem por objetivo estimular a inovação da educação.

Um apontamento importante dessa discussão é entender a proposta pedagógica como um instrumento de abranja às necessidades sociais da comunidade onde a instituição está inserida, a partir disso, pensar o “para que” e “para quem”.

4.2 OS TEMPOS NA SALA DE AULA

Os projetos podem ter tempos diferentes de duração. Existem projetos de curto prazo, os de médio prazo e os de longo prazo. Loris Maleguzzi afirma que todo o projeto precisa de um tempo longo. O tempo do projeto sempre será definido durante a ação.

Devemos sempre lembrar que uma só turma pode desenvolver vários projetos em um só ano, e que esses projetos podem não ser trabalhados com todos. Precisamos pensar na ordem que queremos trabalhar nossos conteúdos, o nível de profundidade e o tipo de abordagem serão definidos pelo processo do trabalho no grande grupo.

4.3 OS ESPAÇOS NA SALA DE AULA

É impossível falar de tempo sem falar no espaço físico diria Einstein. Zabalza e Fornero (1998) afirmam que o tempo e o espaço referem-se ao locar onde as atividades estão realizadas e caracterizam-se pelos objetos, pelos móveis, pelos materiais didáticos e pela decoração. O ambiente, por sua vez, diz respeito ao conjunto desses espaços físicos e as relações que nele se estabelecem. O espaço refere-se ao aspecto mais objetivo (objetos) e o ambiente refere-se ao aspecto subjetivo (relações).

A implicação pedagógica decorre da ideia de que a forma como organizamos o espaço interfere significativamente nas aprendizagens infantis. Ou seja, quanto mais o espaço promover o ensino mais a criança irá aprender.

5 TRAMANDO OS FIOS E ESTRUTURANDO OS PROJETOS

Todo projeto pedagógico é um processo criativo para ambos os lados, professor e aluno, pois possibilita estabelecer ricas relações entre ensino e aprendizagem, que certamente não é passada como superposições de atividades.

Todos os projetos serão diferentes um dos outros, a estrutura dele dependerá do problema enfrentado pela turma e qual suas necessidades, por isso que os projetos precisam ser mutáveis e inovadores para não ser um modo repetitivo de ver as questões do mundo.

Para construir um projeto pedagógico na prática da escola é preciso refletir sobre a situação apresentada e a realidade factual, e não sobre as interpretações teóricas já definidas na disciplina.

5.1 DEFININDO O PROBLEMA

A escolha do tema ou do problema para um projeto pode vir das experiências anteriores das crianças, de projetos já realizados com as mesmas ou até mesmo dos próprios questionamentos apresentados pela turma. Toda a comunidade pode participar propondo projetos, como gincanas, olimpíadas, entre outras atividades que envolvam a todos.

Os projetos podem surgir em pequenas discussões em sala de aula, onde a criança conta o que aconteceu no seu final de semana, como mostra o exemplo em que numa rodinha feita em algumas segundas feiras, as crianças contam o que de interessante fizeram no final de semana, uma menina conta que foi ao Zoo para despedir-se de uma baleia orca que por estar triste iria para outro ambiente. Como a turma mostrou-se interessada no assunto a professora passou a trazer todos os dias recortes de jornal com noticias da baleia, levando a um projeto com o tema orcas.

5.2 COLETANDO INFORMAÇÕES

O grupo como um todo (professores e alunos) buscam informações sobre o tema a partir de pesquisas, entrevistas, passeios, observações, exploração de materiais e experiências concretas. A organização dos ambientes da escola como os laboratórios e biblioteca, podem facilitar na busca dessas informações. Lembrando que esses lugares devem ser organizados com e para as crianças.

A comunidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com