TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE TRABALHO

Monografias: PROPOSTA DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  4.574 Palavras (19 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 19

1. DADOS DA ESCOLA

Nome:

Endereço:

2. DADOS DO CANDIDATO QUE COMPÕE A CHAPA

2.1

2.2 MEMORIAL DESCRITIVO

3. NOME DA CHAPA

4. ANÁLISE DE CENÁRIO

A escola é uma grande demanda histórica da sociedade, que tende a aumentar com o passar do tempo. Ao considerar a realidade atual, pode-se observar que a maioria das famílias passam o dia todo trabalhando e para isso, dependem exclusivamente da escola como parceira, que cumpre com seu papel de educar e vai além dele, exercendo também o cuidar, enquanto a criança permanece na escola.

Considerando o contexto no qual a escola está inserida e as demandas sociais, justifica-se a tentativa de reestruturação das escolas que ofertam educação em tempo integral, garantindo aos estudantes a permanência no espaço escolar por tempo ampliado e, desta forma, tende a ampliar também, a qualidade do ensino ofertado.

Ao discutir a questão da qualidade do ensino ofertado nas Escolas de Tempo Integral, deve ser levado em consideração a necessidade de mudanças reais em diversos setores, primeiramente nas políticas educacionais, de tal forma que estas, vão além da garantia de vagas, mas garantam a permanência e a qualidade da educação. Isto significa maior investimento financeiro nas escolas, formação de professores, melhoria da estrutura física, mais incentivos a projetos parceiros das instituições públicas em prol da ampliação da cultura, redução da violência e oportunidades de vivências extra classe, na perspectiva de uma cidade que educa.

Ao pensar na escola real e na escola ideal de tempo integral, deve-se perceber o longo caminhar em busca de melhorias, mas, também, uma enorme oportunidade de transformação, pois o papel da educação é transformar o ser humano e libertá-lo do analfabetismo, dos preconceitos, das injustiças sociais, tornando-o capaz de pensar em si próprio e em seus atos com autonomia. O grande projeto da educação na escola de tempo integral é o de transformar essa realidade, sair do senso comum e formar cidadãos críticos, valorizando todas as dimensões do conhecimento e as dimensões do ser humano, potencializando a sua capacidade intelectual e superando seus próprios limites. Pois, afirma Paulo Freire, “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

5. ANÁLISE DIAGNÓSTICA

O Centro de Educação Integral oferta ensino regular de integral, com atividades desenvolvidas em oficinas como:

• Práticas de Movimento

• Ciência e Tecnologias

• Práticas Artísticas

• Educação Ambiental

• Leitura

• Inglês

• Acompanhamento Pedagógico nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa

No ensino regular são trabalhados os componentes curriculares.

A escola também oferta o Ensino Noturno a EJA (Educação para Jovens e Adultos), e aos finais de semana, Comunidade-Escola.

São desenvolvidos vário projetos integrados na escola:

• Projeto Coral

• Projeto Leões do Volei

• Extra – Extra

6. VISÃO SOBRE A ESCOLA

Ao término de 2017, conquistar elevação nos níveis de aprendizagem, ampliar as possibilidades de acesso e permanência na escola, garantindo qualidade no ensino.

7. JUSTIFICATIVA

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.(Gadotti).

Para que a escola tenha um bom desenvolvimento em todos os aspectos, o processo de transformação deverá ocorrer democraticamente, visando aos educandos uma transformação moral e intelectual satisfatória, contando sempre com apoio do corpo docente, equipe pedagógica e segmentos da sociedade.

Trabalhando em conjunto, todas as idéias passam a ser realidade,problemas são solucionados, projetos concretizados e todos seguirão um mesmo objetivo que é o processo educacional.

Com esse entendimento, buscar-se-á uma escola que propicie condições indispensáveis, para que os educandos em fase de formação possam ampliar seus horizontes, trabalhar suas capacidades e habilidades e expressar seus interesses, tornando-se cidadãos aptos a participar – de maneira ativa e produtiva – nos processos que envolvem a vida em sociedade.

8.OBJETIVOS GERAIS

• Trabalhar em prol de uma escola democrática, participativa, buscando e possibilitando a formação de cidadãos críticos, conscientes e responsáveis.

• Criar condições para o cumprimento das metas apresentadas pelo PDE(Plano de Desenvolvimento da Escola) e para a resolução dos problemas detectados no presente e eventualmente surgidos.

• Buscar recursos para a efetivação de projetos que se fizerem necessários durante a gestão.

9. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Garantir ensino de qualidade com o foco na aprendizagem de todos os alunos.

• Avaliações elaboradas por docentes da escola, assessoradas pela Equipe Pedagógica e Administrativa, seguindo os moldes das avaliações da SME. Avaliação esta que será objeto de análise de dados para propor adequação aos planejamentos visando sanar as possíveis dificuldades apresentadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com