TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de trabalho

Tese: Proposta de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Tese  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 8

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Suprimento de Mão de Obra

O objetivo do recrutamento consiste em atrair candidatos para ocupar vagas disponíveis na organização. Para que esse processo seja eficaz, é necessário atrair pessoas em número suficiente para fornecer o processo de seleção e assim permitir que este funcione. Trata-se, pois, de um processo de divulgação de ofertas de oportunidades de emprego.

Mas, antes da divulgação, ou seja, antes de proceder ao recrutamento propriamente dito, é necessário efetuar um planejamento das "Necessidades Presentes e Futuras de Recursos Humanos na organização". (Chiavenato)

Para tomar decisões, o setor de Recursos Humanos deve avaliar se a empresa está em crescimento, declínio ou posição estável. É preciso saber o direcionamento da empresa, seus negócios e o crescimento esperado, ou seja, o setor de Recursos Humanos deve atentar para o futuro da empresa. Tendo essas informações é possível identificar quantos colaboradores deveram ser contratados e quais perfis serão adequados para suprir as necessidades da empresa, evitando assim as contratações desnecessárias. Bateman e Snell (2006, p. 321) definem em uma frase o que é um planejamento estratégico de recursos humanos: “Conseguir o tipo certo de pessoas no momento certo”, e Robbins (2000) complementa que além de pessoas certas, nos lugares certos, é preciso que estas sejam capazes de realizar com eficiência e eficácia suas tarefas. Conseguir pessoas certas no momento certo não é uma tarefa simples, por isso, o gestor de Recursos Humanos deve interagir com todos os setores da empresa buscando conhecer as necessidades da organização.

Após verificar as necessidades de recursos humanos na organização, o próximo passo consiste em escolher o tipo de Recrutamento mais indicado para cada caso, que pode ser: Recrutamento Interno, Recrutamento Externo e Recrutamento Misto.

Recrutamento Interno: é um processo onde se procura aproveitar o capital humano interno e serve também para reter e motivar os profissionais de dentro da Empresa. Quando surge uma nova vaga, a prioridade para o seu preenchimento recai sobre os colaboradores da empresa efetuando-se promoções (Movimentação Vertical), transferências (Movimentação Horizontal) ou transferências com promoção (Movimentação Diagonal).

No Concurso Interno, a empresa divulga para seus colaboradores a existência do cargo vago, seja por meio de anúncios em painéis informativos, intranet e/ou outros meios utilizados pela empresa, convidando-os a candidatar-se dentro de um prazo estipulado. Os candidatos interessados deverão ser entrevistados e investigados em relação a sua motivação para a candidatura. Deverão também receber feedback acerca do seu grau de ajustamento ao cargo.

Esse tipo de recrutamento é mais econômico e constitui um incentivo importante para os funcionários, os quais já estão mais integrados na empresa, e contribui para o desenvolvimento de um espírito sadio de competição e crescimento entre o pessoal. Esse processo, porém, tem algumas desvantagens, entre as quais podemos citar: a expectativa da pessoa ao novo cargo pode diminuir seu rendimento no cargo atual, devido a expectativa gerada; pode gerar conflito entre os funcionários e atitudes negativas a aqueles que não promovidos; alguns gerentes podem ficar insatisfeitos com a perda de um bom funcionário; o bom desempenho de um funcionário em uma função não garante seu sucesso em outra atividade; falta de pessoal qualificado na equipe.

Recrutamento Externo: Esse tipo de recrutamento é o preenchimento de uma vaga através da contratação de uma pessoa de fora da empresa. Trata-se, portanto de uma procura de candidatos no mercado de trabalho, sendo estes atraídos pelas técnicas de recrutamento. As empresas recorrem a esse tipo de recrutamento quando desejam injetar “sangue novo” na organização ou quando se esgotam os recursos humanos internos da Empresa.

O recrutamento externo proporciona à empresa um maior leque de escolha, maior facilidade de aprendizagem, a possibilidade de seleção mais exigente, traz experiências novas para a organização, renovando e enriquecendo os recursos da organização e agregando capacidades ainda inexistentes na equipe, reforça a imagem da empresa como empregadora. Esse processo, porém, é demorado e lento e pode afetar a política salarial da empresa (quando o novo funcionário é admitido com salário mais elevado), o nível de segurança, em relação ao recrutamento interno é inferior, pois não se conhecem os futuros colaboradores, além disso, pode gerar insatisfação na equipe existente e desmotivação dos funcionários que aguardavam uma oportunidade para ser promovido.

Recrutamento Misto: é uma forma de contemplar os dois tipos de recrutamento, ou seja, que seja ao mesmo interno e externo, chamado de misto ou composto e apresenta-se como alternativa para ultrapassar as desvantagens de optar apenas pelo recrutamento interno ou externo. Esse tipo de recrutamento pode ser feito de várias formas, dentre as quais se destacam as seguintes:

- A empresa divulga internamente a abertura de uma vaga na equipe, para que o quadro de funcionários tome conhecimento da abertura da vaga.

Ao mesmo tempo é solicitado que o RH busque no mercado um profissional que atenda as características desejadas para o preenchimento da vaga.

Não há prioridade de nenhum dos lados quanto ao preenchimento da vaga, ou seja, candidatos internos e externos passam a ter as mesmas oportunidades, ingressando na vaga o profissional mais competente e que reúna maiores condições para atender as expectativas.

- As vagas existentes são divididas pelos candidatos internos e externos cabendo metade das vagas a cada grupo.

-Procede-se primeiro ao recrutamento interno, e ainda havendo vagas a serem preenchidas, recorre-se ao recrutamento externo.

As principais causas de Recrutamento da IPAPEIS é o ajustamento do quadro funcional, visto que há uma grande rotatividade principalmente no setor de transformação de papel, onde é realizado o processo de reciclagem de papelão, devido a ser um tipo de trabalho que exige mais dos colaboradores, pois trabalham em um ambiente de calor e ruído intenso.

Existe hoje uma grande dificuldade de se encontrar mão de obra qualificada, uma vez que a Empresa se localiza em uma região bastante carente de cursos profissionalizantes e outros. As funções de Prensista e 1º Assistente de Máquina são as que mais apresentam dificuldade de recrutamento, uma vez que são poucos os profissionais qualificados que se candidatam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com