TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA PARA TORNAR O ESTADO BRASILEIRO MAIS EFICIENTE E MAIS DEMOCRÁTICO

Trabalho Escolar: PROPOSTA PARA TORNAR O ESTADO BRASILEIRO MAIS EFICIENTE E MAIS DEMOCRÁTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/12/2013  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA

FERNANDA SANTOS BEZERRA

LUIZ CARLOS ARRAIS DE CARVALHO

SIMONE FERNANDES DA SILVA FREITAS

PROPOSTA PARA TORNAR O ESTADO BRASILEIRO MAIS EFICIENTE E MAIS DEMOCRÁTICO

Água Boa – MT

2013

FERNANDA SANTOS BEZERRA

LUIZ CARLOS ARRAIS DE CARVALHO

SIMONE FERNANDES DA SILVA FREITAS

PROPOSTA PARA TORNAR O ESTADO BRASILEIRO MAIS EFICIENTE E MAIS DEMOCRÁTICO

Trabalho de elaboração PROPOSTA PARA TORNAR O ESTADO BRASILEIRO MAIS EFICIENTE E MAIS DEMOCRÁTICO, apresentado à UAB Universidade Aberta do Brasil, (UFMT) do Curso de Especialização em Gestão Pública, como requisito parcial de avaliação intermediária, da disciplina Desenvolvimento e Mudança no Estado Brasileiro.

Tutor: Lilian Bispo Bueno

Água Boa – MT

2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar o contexto sobre a importância do Estado brasileiro mais eficiente e mais democrático, buscando refletir a situação do Brasil de hoje, através de um diagnóstico da problemática em algumas áreas. O País apresenta notáveis progressos se compararmos com algumas décadas atrás, com o avanço da indústria, comércio e a globalização da economia, mas nem tudo foi bom, pois, com a vinda do capitalismo e o avanço das indústrias trouxeram juntos as desigualdades sociais. Passamos por várias mudanças na questão econômica, social e política, por duas vezes vivemos um regime ditatorial no Brasil, foi o Estado Novo de 1930- 1945 e Regime Militar de 1964-1984 numa antecipação irregular da concessão dos direitos sociais sobre direitos políticos. E desta forma após muitas lutas entre as classes sociais foi possível transformar a história e obter uma “cidadania”, porém, acompanhada de muitas desigualdades sociais. As más distribuições de renda ainda são problemas sérios neste país. O capitalismo faz com que uma pequena parte da população acumule riquezas, possuindo carros caríssimos, mansões com muitos empregados e etc. Enquanto a maioria da população encontra-se na miséria, são trabalhadores mal remunerados e grandes números vivem em favelas, cortiços ou mesmo na rua, sem acesso digno de saúde, educação, segurança pública, habitação, saneamento básico, infraestrutura e assistência social. Este trabalho aborda algumas situações e possíveis contribuições para tornar o Brasil mais justo e eficiente.

PROPOSTA PARA TORNAR O ESTADO BRASILEIRO MAIS EFICIENTE E MAIS DEMOCRÁTICO

Antes de propor um Estado brasileiro mais eficiente e democrático é necessário fazer um diagnóstico da situação atual em que vivemos.

DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO

Embora a lei diga que todas as crianças devem frequentar a escola, o Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler; 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita. Professores recebem menos que o piso salarial. E qual é nosso primeiro pensamento quando nos deparamos com esses números? É culpa dos professores?

DIAGNÓSTICO DA SAÚDE

Criado em 1988, o Sistema Único de Saúde tinha um objetivo claro: universalizar o atendimento aos brasileiros, que, em troca, pagam altos impostos. Como é de conhecimento público, não foi isso o que aconteceu. Passados 22 anos, usuários enfrentam filas e esperam meses e até anos para conseguir realizar uma cirurgia eletiva - os procedimentos não emergenciais. Seria ainda pior se parte da população - 26,3% - não tivesse abandonado o SUS, pagando um valor extra por planos privados de saúde.

DIAGNÓSTICO DA SEGURANÇA PUBLICA

Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerado problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. A segurança ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral.

Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições, da administração da justiça criminal, a violência policial, a ineficiência preventiva de nossas instituições, a superpopulação nos presídios, rebeliões, fugas, degradação das condições de internação de jovens em conflito com a lei, corrupção, aumento dos custos operacionais do sistema, problema relacionados à eficiência da investigação criminal e das perícias policiais e morosidade judicial, entre tantos outros, representam desafios para o sucesso do processo de consolidação política da democracia no Brasil.

DIAGNÓSTICO LOGISTICO E DA INFRAESTRUTURA

O caminho da competitividade do agronegócio nos mostra a falta de infraestrutura do país no ramo do agronegócio e as dificuldades encontradas hoje são reflexos da falta de planejamento dos sucessivos governos que administraram o país.

A falta de logística é o principal problema enfrentado pela agricultura, que impossibilita o desenvolvimento do setor, sendo uma séria ameaça para o futuro da população. O produtor brasileiro é um dos mais eficientes e produtivos do mundo, mas perde competitividade perante os demais por falta de infraestrutura para escoar o grão. O Brasil depara com uma estrutura de transporte arcaica, insuficiente e deteriorada. Custo do frete de Mato Grosso até o Porto de Santos (SP), responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com