TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento E Mudança No Estado Brasileiro

Casos: Desenvolvimento E Mudança No Estado Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  1.611 Visualizações

Página 1 de 5

1) Vídeos – Parte 1 e Parte 2 - “A nova classe média e a diminuição da desigualdade”

Marcelo Neri, da FGV, fala acerca da desigualdade social em agosto de 2008. Começa discursando sobre a redução da desigualdade, momento histórico em que se encontrava. Apresenta alguns dados, tais como, que os 10% mais pobres da população tiveram crescimento renda per capita de 57% (2002-2006). A história da desigualdade nos anos 1960 e até 2000 houve pouca diferença em seus percentuais, ressaltando-se que o grande aumento da desigualdade se deu nos anos 60 com o avançado crescimento de forma desigual. Segue-se a partir do ano 2000 a diminuição da desigualdade, que decresce até meados de 2008. Fala também acerca da linha de pobreza, que apresentou queda com a implantação do Plano Real e no governo Lula. Anuncia também que em 2004 houve uma combinação nunca antes vista: a redução sustentável da pobreza juntamente com crescimento. Traz também o dado da redução da taxa da pobreza em 5 anos de 40% (2003-2008), fala de outro ponto interessante, a classe média que é diferente da classe C, segundo seu discurso, pois estes ainda não se tornaram classe média. A classe C sobe mais de 40% da população, e as classes A e B também crescem, mas em percentuais menores. Temos nesta época histórica muitos recordes em diversos indicadores, tais como o do crédito e de venda de produtos, mas destaca o maior de todos: o aumento de carteiras de trabalho. Ressalta que com a diminuição da desigualdade a pobreza diminui e diversos problemas na sociedade, tais como segurança, também reduzem. Por fim, ressalta que a política mais importante é a de acesso a educação, que afetará certamente as taxas de desigualdade social.

Questionário:

1) Quais foram os principais avanços institucionais ocorridos durante o governo Sarney?

Durante a vigência do Plano Cruzado I foram eleitos os deputados e senadores para compor a Assembléia Nacional Constituinte, órgão responsável por dar nova redação a Constituição Brasileira. A sétima Constituição Brasileira é promulgada em 5 de outubro de 1988. São convocadas eleições diretas para presidente da República. No seu governo, o PIB do país cresceu 23,66%, com uma média anual de 4,34%. Este crescimento foi bem elevado, apesar das condições inflacionárias e a frustração do povo com o fracasso dos planos de estabilização.

2) Na sua opinião qual o principal motivo para a queda do presidente Collor?

O início do governo de Collor foi marcado por fortes, porém importantes medidas para combater a inflação, com a implantação do Plano Collor muda a moeda do país, libera o câmbio, além de congelar preços e salários, outro aspecto importante de ser ressaltado foi a redução do número de ministérios de 23 para 12 e o fim das autarquias e empresas públicas, após isso se vê a tentativa de implantar o Plano Collor II, porém a popularidade do presidente é ameaçada por ter o seu governo envolvido em escândalos com corrupção e, soma-se a isso os desgastes na sua relação com o Congresso, o governo Collor começou a ser alvejado por acusações de corrupção. Isso ocorreu em várias esferas do governo: ministros e assessores do presidente, até a primeira-dama foi envolvida, acredito terem sido esses os principais motivos para o impeachment de Collor.

3) Quais as principais diferenças na política macroeconômica do governo Itamar Franco em relação ao governo Collor?

Itamar, que foi vice-presidente no governo Collor, já descartou uma série de medidas fracassadas, tais como a política de congelamento de preços e salários. Preferiu antes adotar em seu governo medidas a fim de estabilizar a inflação, desta forma implantou o Plano Real. O plano foi implantado em 3 fases, e, diferentemente dos planos anteriores, teve sustentação em virtude do país estar mais apto para fazer as importações conseguindo assim, suprir o mercado interno.

4) Quais as principais medidas econômicas implantadas durante o primeiro governo Fernando Henrique?

Diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com