TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES FISICAS

Casos: PROPRIEDADES FISICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

FALCULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

MONTES CLAROS

Engenharia Química

Química orgânica experimental I

DETERMINAÇÃO DE PROPIEDADES FÍSICAS

Douglas Gomes de Jesus

Fernanda Thaís Ferreira Rocha

Marlen Danielle Dias Sena

Victor Hugo Souza Ramos

Montes Claros/MG

28/08/2014

RESUMO

As propriedades físicas são características dos materiais. As propriedades físicas podem ser determinadas, sem que existam alterações na constituição dos materiais analisados. O ponto de fusão foi à característica analisada pela equipe de acadêmicos, assim pode-se analisar que a partir das propriedades físicas é possível determinar a substância utilizada no experimento.

INTRODUÇÃO

As propriedades físicas são características dos materiais. Apercebemo-nos delas pela analise do comportamento dos materiais na presença de determinados fenômenos físicos. As propriedades físicas podem ser determinadas, sem que existam alterações na constituição dos materiais analisados.

A temperatura de fusão (ou ponto de fusão) e a temperatura de ebulição (ou ponto de ebulição) são características de cada substância. Podem-se utilizar estas propriedades para identificar as substâncias.

Entende-se por ponto de fusão a temperatura em que a substância passa do estado sólido para o estado líquido, e ponto de ebulição a temperatura em que uma substância líquida passa para o estado sólido.

O objetivo deste relatório está em medir o ponto de fusão e ebulição de determinadas substâncias, notando a diferença de temperaturas entre elas.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e Reagentes

-Amostra I (ácido salicílico, acetanilida, ácido acetilsalicílico)

-Amostra II (butanol, álcool isopropílico, etanol)

-Banho de óleo

-Tubo de ensaio

-Tubo capilar

-Termômetro

-Suporte universal

-Chapa aquecedora

-Béquer 250 mL

-Espátula

-Elástico (para prender o capilar ao termômetro)

Procedimento experimental

Analisaram-se primeiramente as propriedades físicas dos compostos (ácido salicílico, acetanilida, ácido acetilsalicílico). Colocou-se a mostra no tubo capilar, cerca de 0,5 a 1 cm de altura no tubo. O tubo é adaptado próximo ao bulbo de mercúrio de um termômetro imerso em um banho de óleo. Considerou como faixa de fusão as temperaturas observando quando a amostra começou a se liquefazer e a mesma esteve completamente fundida.

Em seguida analisaram-se o ponto de ebulição do butanol, álcool isopropílico e o etanol. Colocou-se pequena quantidade de amostra no tubo de ensaio, em seguida colocou um tubo capilar na forma invertida dento do tubo de ensaio. O tubo de ensaio foi acoplado a um termômetro e levado a banho de óleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com