TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA DE ADMINISTRAÇÃO

Dissertações: PROVA DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 3

Questão nº 1

Marta trabalha na empresa XYZ. Seu cargo é o de consultora especializada em organização. Seu trabalho consiste basicamente em elaborar projetos sobre racionalização de estruturas e processos organizacionais, para outras empresas, clientes da XYZ.

Ela possui algumas características básicas de personalidade, tais como assertividade, iniciativa, au-toconfiança, etc., que tornam seu desempenho excelente em relação aos projetos que desenvolve: apresenta trabalhos altamente qualificados. Em relação ao grupo de colegas consultores, ela se destaca pela competência. 0 Sr. Jorge, supervisor da equipe, tem alta consideração pelo trabalho dela.

Marta, porém, está criando um problema para a empresa. Ela não consegue cumprir o horário de en-trada e de saída: quase sempre chega atrasada, muitas vezes sai antes de a jornada terminar e sempre falta ao trabalho mais do que a média das demais pessoas da empresa.

Tal postura está provocando grande insatisfação nos demais consultores.

Em função desse fato, a empresa criou o horário móvel de trabalho, extensivo a todos os funcioná-rios. Mesmo assim, Marta não consegue cumprir os limites do horário flexível; passou mesmo a faltar com mais freqüência.

Quando questionada a respeito dessas faltas e atrasos, Marta expôs seu problema: ela é notívaga, dorme muito tarde e tem muita dificuldade para acordar cedo. Sua maior disposição física e psicológica ocorre justamente no período noturno, adentrando a madrugada. Marta argumentou, também, que o desenvolvimento de seus projetos dependia unicamente dela, não demandando a colaboração e a parti-cipação de outros consultores - realmente, alguns consultores trocam informalmente idéias com os de-mais, mas cada consultor desenvolve sozinho seu projeto, do início ao fim. Marta ainda acrescentou que, em se tratando de qualidade do projeto, o horário de trabalho influencia muito pouco, pois o que interessa são os resultados obtidos e o cumprimento do cronograma.

O Sr. Jorge tem de tomar uma decisão em relação a Marta, mas não sabe qual deve ser. A princípio, não gostaria de perdê-la, mas percebe que a insatisfação dos consultores tende a aumentar cada vez mais.

Identifique e justifique as sugestões que você daria ao Sr. Jorge para resolver esse problema.

DISCIPLINAS/CONTEÚDOS ENVOLVIDOS NA QUESTAO

Psicologia, Sociologia e Recursos Humanos

HABILIDADES AFERIDAS

Capacidade de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas detectados; de selecionar estratégias adequadas de ação visando a atender interesses interpessoais e institucionais; comunicação interpessoal e expressão correta na interpretação da realidade, raciocínio lógico, crítico e analítico; capacidade de propor modelos de gestão inovadores; de ordenar atividades e programas, de decidir entre alternativas, de identificar e dimensionar riscos.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

• Enfoque geral:

1 - Processo de terceirização

2 - Postura profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com