TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA BULILINGA

Projeto de pesquisa: PRÁTICA BULILINGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

OLWEUS (1993) define duas maneiras nas quais o bullying pode ocorrer: o bullying direto e o bullying indireto. O direto envolve ataques de um estudante contra outro, incluindo palavras, gestos, expressões faciais e contato físico. O indireto implica a exclusão da vítima de seu grup1. TEMA: A PRÁTICA DO BULLYING

2. TITULO O papel do professor diante do bullying, como fator desencadeado da aprendizagem: um estudo de caso na escolar Antônio Gayozo no município de Teresina piaui.

3. PROBLEMÁTICA: BULLYING. Trata-se de uma forma de violência de caráter verbal, físico e/ou psicológico. As principais características do Bullying são hostilidade, crueldade, difamação, invenção de apelidos depreciativos e exclusão.

Quando nos referimos a problemas que ocorrem no âmbito escolar, em especial na sala de aula, fica evidente o papel do professor, ainda mais se este problema envolver seus alunos e seu desempenho escolar. O papel do professor no combate e na prevenção ao bullying na sala de aula. De que forma a prática do BULLYING podem contribuir para o fracasso escolar.

4. HIPÓTESE: A ação do professor pode combater e prevenir o bullying na sala aula?

5. OBJETIVOS:

5.1 Gerais: Estudar o papel do professor na prevenção e no combate ao bullying na sala de aula.

5.2 Específicos:

• Estudar o que é o bullying e suas consequências.

• Verificar nas ações das professoras observadas o que fazem para prevenir e combater o bullying na sala de aula.

• Verificar se ações por parte dos professores podem implicar na ocorrência de bullying na sala de aula.

• Identificar a posição do professor frente ao bullying no contexto escolar.

6. JUSTIFICATIVA:

Bullying é o que acontece nas atitudes agressivas verbais e fisicamente de formas intencionais e repetitivas, causando os mais variados tipos de sentimentos desagradáveis ao ser humano como: dor angustia medo e insegurança entre outros. Este é um comportamento que está inserido em vários setores da sociedade, mais especificamente nas escolas.

Esta prática antissocial de agressividade entre os alunos é constante na Escola Municipal Antônio gayozo, por este motivo surgiu à necessidade de implantar este projeto, com o objetivo de sanar ou pelo menos diminuir o índice de violência entre os alunos desta Unidade Escolar e ao mesmo tempo alcançar uma melhor disciplina em sala de aula, obtendo assim um bom comportamento e cultivando a harmonia entre todos.

Este é um problema que ocorre entre os alunos, e não entre a instituição e o aluno, e (ou) aluno e professor. O principal objetivo é reduzir, prevenir, evitar estas práticas repressoras, entender como os docentes observam o problema e como podem tomar alguma atitude.

O projeto requer de tratar as inquietações acerca de um fenômeno que ultimamente afeta o desempenho dos alunos de todos os níveis da educação básica, e não surge na escola por si só, mas a escola deve atuar de forma a abolir esse problema que desencadeado por uma competição desenfreada, violente e marginalitiva.

Pretende-se assim com este trabalho superar estes abusos e tornar esta instituição mais humana, sociável, com um ambiente agradável para todas as crianças e jovens por onde se possa exercer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com