TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Casos: PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  3.107 Palavras (13 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 13

1) Definição de Senso Comum e Conhecimento Científico e a ciencia:

CONHECIMENTO CIETIFICO: tenta explicar por meios de estudos, análises, experimentação, Observação, uma resposta científica para determinada questão. É a buscada ordem, e uniformidade das relações entre eventos da natureza. Lida com problemas mais complexos e procura explicá-los por meios científicos. É um conhecimento racional, que apura os fatos para chegar a uma "conclusão exata" da questão muitas vezes já concluída pelo senso Comum.

SENSO COMUM: Conjunto de informações não sistematizadas que aprendemos por processos formais, informais e, às vezes, inconscientes. Inclui um conjunto de crenças e de valorações que podem ser colocados à prova.

CIÊNCIA : É uma das maneiras de ler e interpretar o mundo físico e social, utilizando-se de vocabulário particular, muito específico; essencial à precisão, à clareza e à objetividade. Possui um conjunto de regras quanto à maneira correta de colher, organizar, quantificar e trabalhar as informações. Pode ser definida como um corpo sistematizado de conhecimentos relativos a um campo de estudo.

A Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa

Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para apresentar

sucinta análise das condições de vida no Brasil. Quanto ao

analfabetismo, a SIS 2010 mostra que os maiores índices se

concentram na população idosa, em camadas de menores

rendimentos e predominantemente na região Nordeste, conforme

dados do texto a seguir.

.

Com base nos dados apresentados:

1) (1.0) Identifique o tipo de pesquisa.

( ) Laboratorial ( ) Pesquisa de campo ( X ) Descritiva ( ) Experimental ( ) Bibliográfica

2) (1.5) Explique o porquê do tipo de pesquisa identificada na questão acima.

R: A pesquisa descritiva usa padrões textuais como, por exemplo, questionários para identificação do conhecimento. O IBGE realiza pesquisas descritivas. A pesquisa descritiva tem por finalidade observar, registrar e analisar os fenônemos sem, entretanto, entrar no mérito de seu conteúdo. Na pesquisa descritiva não há interferência do investigador, que apenas procura perceber, com o necessário cuidado, a freqüência com que o fenômeno acontece.

Após termos estudado os principais tipos de instrumentos de uma pesquisa leia o texto e responda as questões a seguir.

O desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil é tema de ampla pesquisa. A professora Carla, antes de iniciar o processo de alfabetização e letramento com sua turma do 1º ano do ensino fundamental, planejou o início de sua ação pedagógica com a execução de um Projeto de pesquisa visando compreender as formas individuais de comunicação das crianças, através do desenvolvimento de atividades que envolviam fala, escuta, narrativas e reflexões sobre a Língua. Através da contação e interpretação de histórias, utilizando-se de livros da literatura infantil, Carla coletou os dados para o desenvolvimento de sua pesquisa.

1) (1.5) Na aula 3 estudamos os tipos de instrumentos de pesquisa mais utilizados na educação.

Nessa perspectiva, identifique no texto acima o instrumento mais adequado para o desenvolvimento da pesquisa realizada por Carla.

( A ) Questionário ( B ) Entrevista ( C ) Observação (X)

(1.0) Justificando sua resposta na questão anterior, é correto afirmar que o instrumento mais adequado para a pesquisa realizada pela professora Carla, caracteriza-se por:

( A ) Questões pré-determinadas, elaboradas com o objetivo de se levantar dados para uma pesquisa, cujas respostas são formuladas por escrito pelo informante, sem o auxílio do investigador.

( B ) Estudo de uma ampla variedade de fenômenos, a partir da coleta de dados sobre um conjunto de atitudes comportamentais, que podem ser adquiridos através de expressões da fala, dos gestos e do desenho das crianças. (X)

( C ) Conversação que tem como propósito, obter informações para uma investigação, envolvendo a professora e uma ou mais crianças. É constituída de perguntas previamente elaboradas pela pesquisadora, que são respondidas na mesma ordem e formuladas com as mesmas palavras para todos/as os/as informantes.

Um projeto de pesquisa científica deverá conter vários elementos. Complete o quadro com as informações que estão faltando:

ETAPA CARACTERÍSTICA

a – Título do projeto

a – Indica o assunto do trabalho. É uma nomeação do tema da pesquisa.

b – Delimitação do tema e do problema b – É o momento de se caracterizar de maneira mais desdobrada o conteúdo da problemática que vai se pesquisar e estudar.

c – Indicação dos procedimentos metodológicos e técnico c – Trata-se de explicitar se trata de pesquisa empírica, com trabalho de campo ou de laboratório, de pesquisa teórica ou de pesquisa histórica ou se de um trabalho que combinará as várias formas de pesquisa.

d – Cronograma d – Assim, os vários momentos e etapas do desenvolvimento da pesquisa devem ser distribuídos no tempo. O que se materializa mediante a elaboração de um cronograma, ou seja, a distribuição das tarefas nos períodos do calendário.

e – Referências bibliográficas e – Esta é a bibliografia básica, constituída daqueles textos fundamentais em que se aborda a problemática em questão. Geralmente, esta bibliografia já foi até abordada para a elaboração do próprio projeto: leituras que ajudaram à familiarização com o tema e ao amadurecimento do problema. Naturalmente, ela será enriquecida depois, no decorrer do próprio desenvolvimento da pesquisa: donde se vê que a bibliografia do projeto não é ainda tão completa como a que constará do trabalho, à qual se acrescentarão novos elementos descobertos e explorados durante a própria pesquisa.

1) O que e o SENSO COMUM? Explique o ? R: O senso comum é um conjunto de informações não-sistematizadas que aprendemos por processos formais, informais e, às vezes, inconscientes, e que inclui um conjunto de valorações.

2) O que e a CIÊNCIA? Explique? R: A ciência é uma das maneiras de ler e interpretar o mundo físico e social. Usa, para tanto, vocabulário particular, muito específico, essencial à precisão, à clareza e à objetividade.

3) O diferencie SENSO COMUM da CIÊNCIA? R: poderíamos afirmar que aquele seria toda a quantidade de informações que possuímos, emitimos, mas, muitas vezes, não conseguimos justificar.

4) Quais são os OBJETIVOS DA CIÊNCIA? Explique-os? R: os objetivos são os de CONTROLAR, DESCREVER, COMPREENDER E PREDIZER.

a) CONTROLAR; A ciência é utilizada no controle prático da natureza. Observando-se a realidade física e social próxima, constatam-se os inúmeros controles exercidos pela ciência. Por exemplo: na agricultura, pecuária, medicina, educação. É o controle das ervas daninhas, a inseminação artificial, os transplantes de coração, os reforços positivos na aprendizagem etc.

b) DESCREVER; A ciência é utilizada na descrição e compreensão do mundo. O homem é dotado de uma curiosidade natural. Compreender o mundo, tornando-o inteligível, é uma necessidade.

c) COMPREENDER; Só é possível se ter um controle prático da natureza se forem descritas e compreendidas as relações e inter-relações das variáveis dos fenômenos estudados. Como controlar a dengue, por exemplo, se não forem descritas as suas características ou seus sintomas, se não for conhecida a causa e a evolução da doença?

d) PREDIZER; A ciência é utilizada para predizer. A sistematização objetiva e metódica da ciência permite a previsão, no espaço e no tempo, de fenômenos e acontecimentos.

5) Quais são os critérios da ciência? R; Os critérios internos tratam da forma e do conteúdo da produção científica. São eles:

a) coerência: apresenta argumentação estruturada e ausência de contradições;

b) consistência: possui a capacidade de resistir a argumentações contrárias;

c) originalidade: busca o novo e não a repetitividade;

d) objetivação: tenta reproduzir, ler e compreender a realidade assim como ela é e não conforme os princípios do pesquisador.

Os critérios externos tratam da ingerência da opinião dominante de cientistas de Obs; Os critérios externos tratam da ingerência da opinião dominante de cientistas de determinada época e lugar. Estes envolvem a comparação crítica, a divulgação e o reconhecimento generalizado, que, freqüentemente, estão ligados a correntes em voga.

6) O que e o CONHECIMENTO CIENTÍFICO? R: O conhecimento científico é aquele verificado por meio de métodos científicos. A atual geração tem experimentado um volume de conhecimento científico sem precedentes, conhecimento este que tem um significativo impacto na própria maneira de pensar e agir da humanidade.

Obs; A comunicação de novas descobertas é básica por uma série de razões, dentre as quais destacam-se as seguintes: a) a ciência é uma atividade histórica, isto é, uma atividade situada em termos de tempo e espaço; o trabalho de um pesquisador é construído sobre o trabalho de outras pessoas; b) a comunicação de novos resultados é uma premissa básica para o progresso da ciência, uma vez que complementa o conhecimento dos demais pesquisadores e também oferece oportunidades para novas pesquisas; c) as descobertas científicas devem ser sujeitas a novos e independentes exames e verificações por outros pesquisadores; somente a partir de tais exames e verificações é que os resultados de uma pesquisa passam ao domínio geral.

Obs; CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTIFICO; A ciência é autocorretiva, adaptando campos, inter-relacionando princípios, teorias, enfim, um montante de informações organizadas, Conhecimento científico é conhecimento público; o processo de publicação de resultados, por escrito ou de forma oral, em convenções, seminários ou dentro de salas de aula é um dos requisitos necessários para a autocorreção.

Teoria científica; Conhecimentos desarticulados e independentes são de pequena utilidade ao pesquisador em seu papel de explanar e interpretar fatos.

Pesquisa científica; Num sentido amplo, a pesquisa é o objetivo, a tendência natural da inteligência humana.

Metodologia; A metodologia desenvolve a preocupação em torno de como captar e manipular a realidade, questionando a cientificidade da produção tida como científica.

Método científico; partia da observação de fatos particulares para estabelecer leis rigorosas, que permitiam a previsão de acontecimentos futuros.

Tecnologia; Tecnologia é assunto da atualidade e seu significado ampliou-se, pois o termo é compreendido sob vários enfoques.

7) Quais são os TIPOS DE PESQUISA? Explique os? R; Pesquisa bibliográfica, descritiva, laboratorial, experimental, de campo.

Ex; PESQUISA; Uma pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. Logo, ao longo da realização de uma pesquisa, alguns itens deverão ser observados.

a)conhecimento do assunto a ser pesquisado;

b) curiosidade;

c) criatividade;

d) integridade intelectual;

e) atitude autocorretiva;

f) sensibilidade social;

g) imaginação disciplinada;

h) perseverança e paciência;

i) confiança na experiência”.

Pesquisa bibliográfica; A pesquisa bibliográfica abrange leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, textos legais, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos etc. Isso porque a pesquisa bibliográfica tem por objetivo conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre determinado tema. Ela dá suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definição do problema, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa da escolha do tema e na elaboração do relatório final.

Pesquisa descritiva;A pesquisa descritiva usa padrões textuais como, por exemplo, questionários para identificação do conhecimento. O IBGE realiza pesquisas descritivas. A pesquisa descritiva tem por finalidade observar, registrar e analisar os fenônemos sem, entretanto, entrar no mérito de seu conteúdo.

Pesquisa laboratorial; Comumente, esse tipo de pesquisa é confundido com pesquisa experimental, o que é um equívoco. Embora a maioria das pesquisas de laboratório seja experimental, muitas vezes as ciências humanas e sociais lançam mão de pesquisa de laboratório sem que se trate de estudos experimentais. Na verdade, o que caracteriza a pesquisa de laboratório é o fato de que ela ocorre em situações controladas, valendo-se de instrumental específico e preciso.

Pesquisa Experimental; A pesquisa experimental se dá por tentativa e erro, e é realizada em qualquer ambiente. São investigações de pesquisa empírica que têm como principal finalidade testar hipóteses que dizem respeito a relações de causa e efeito.

Pesquisa de campo; A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes a esses fenômenos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.

Tipos de instrumento; Os principais instrumentos de coleta de dados são: questionário, en¬trevista, observação, diferencial semântico, formulário e teste.

Questionário; O questionário é constituído por uma série de per¬guntas, elaboradas com o objetivo de se levantar dados para uma pesquisa, cujas respostas são formuladas por escrito pelo informante, sem o auxílio do investigador.

Vantagens do questionário; Provavelmente, a maior vanta¬gem do questionário é sua versatilidade. Além disso, a maior parte dos problemas que exigem anonimato pode ser pesquisada por meio de questio¬nário, uma vez que o mesmo assegura maior liberdade para se expressar opiniões. O questionário é, normalmente, o instrumento mais rápido para se coletar dados. Além de ser rápido, é quase sempre o mais barato.

Desvantagens do questionário; Entre as desvantagens do questionário, podem ser enumeradas as seguintes: dificuldade em se obter a devolução, incapacidade do questionado para dar informações, influên-cia do questionário sobre o respondente e dificuldades semânticas.

Tipos de pergunta; As perguntas de um questionário podem ser divididas em perguntas “fechadas” e perguntas “abertas”. As primeiras exigem respostas lacônicas, freqüentemente monossilábicas, como “sim”, “não”, “diariamente”, “uma vez por semana” etc. Enfim, as alternativas das respostas são todas previstas e geralmente formuladas no próprio ques¬tionário. Perguntas abertas são aquelas que exigem uma resposta pessoal, espontânea, com todos os pormenores e restrições que o próprio informan¬te considere necessários

Os questionários podem ser constituídos por perguntas fechadas, per¬guntas abertas e pela combinação de ambos os tipos de perguntas.

a) Questionário de perguntas fechadas - As respostas do indiví¬duo são limitadas a algumas alternativas. Ele é solicitado a escolher e assinalar uma das respostas do questionário, podendo esta ser, simples¬mente, sim ou não, ou a fornecer a indicação de vários graus de acordo ou desacordo.EX: a) Sua mãe concluiu o ensino fundamental?

b) As questões fechadas possuem uma série de vantagens, bem como uma série de desvantagens. Entre as vantagens, está o fato de que elas podem concorrer para esclarecer o significado da pergunta. É mais provavelmente compreendido se for perguntado “Você é casado, solteiro, viúvo ou divorciado?”, do que perguntar “Qual o seu estado civil?”

Entre as desvantagens, destaca-se a ausência da autêntica opinião dos respondentes entre as respostas sugeridas, forçando o indivíduo a es¬colher uma das alternativas estipuladas. Outra é a dificuldade de formula-ção, para que englobem as alternativas possíveis.

c) Questionário de perguntas abertas - A questão aberta é desti¬nada a permitir uma resposta franca do indivíduo, visto que não fornece nem sugere qualquer elemento para a resposta. EX: O que você acha da estrutura administrativa do Mato Grosso do Sul?

d) Assim como as questões fechadas, as abertas também apresentam vantagens e desvantagens.

Entre as vantagens, destacam-se: maior liber¬dade de escolha da resposta e maior riqueza de respostas.As desvantagens das questões abertas são resultantes das dificulda¬des de se escaloná-las e analisá-las, bem como da grande possibilidade de interpretação subjetiva.

Entrevista; A entrevista consiste em uma conversação com o propósito de obter informações para uma investigação, envolvendo duas ou mais pessoas. Contudo, não é somente uma simples conversa, mas, sim, uma conversa orientada para um objetivo definido.

Propósitos e funções; Entre os principais propósitos da entre¬vista, encontram-se: auxiliar na identificação de variáveis e suas relações; sugerir hipóteses e guiar outras fases da pesquisa; coletar dados a fim de se comprovar hipóteses e suplementar outras técnicas de coleta de dados.

Tipos de entrevista; Os tipos mais comuns de entrevistas são: entrevista não-estruturada, semi-estruturada e estruturada.

Entrevista não-estruturada; aberta ou informal dá ao respondente ampla liberdade e flexibilidade para que este se expresse em seu próprio modo e ritmo. A entrevista não estruturada é usada com freqüência em estudos de caso, psicologia clínica, orientação educacional, autobiografias.

Entrevista semi-estruturada ou focalizada; É construída em tor¬no de um corpo de questões do qual o entrevistador parte para uma explo¬ração em profundidade.

Entrevista estruturada ou padronizada; Uma entrevista é con¬siderada estruturada quando segue uma padronização de questões, cujos parâmetros são pré-estabelecidos. Esta modalidade de entrevista segue uma estrutura bem definida, permitindo esclarecimentos, dentro de limites

Entrevistas com recursos visuais; Às vezes, recursos visuais como fotografias, desenhos, bonecos, entre outros são introduzidos na situação de uma entrevista

Entrevistas identificadas e assinadas; Existem modalidades de investigações que envolvem dados de instituições, de comunidades ou mesmo de pessoas isoladas, que representam campanhas de marketing, realidade financeira, balanços, projetos futuros etc., que exigem rigorosa exatidão.

Registro das respostas e das observações complementares; Uma entrevista deverá ser registrada adequadamente. Dependendo de sua natureza, e para maior segurança, é recomendável que haja outra pessoa presente, além do entrevistador. Vantagens e desvantagens da entrevista

Entre as maiores vantagens da entrevista está a flexibilidade. O entrevistador tem condições de aclarar as questões e encorajar o investigado a fornecer informações mais completas e de observar o que o entrevistado diz e como diz: gestos, expressões faciais, alterações da voz etc. As desvantagens estão associadas ao tempo e dinheiro gastos durante a coleta dos dados, bem como às dificuldades em encontrar elementos fa¬miliarizados com o processo da entrevista ou em treiná-los.

Comparação entre questionários e entrevistas; Por sua natureza, o questionário tende a ser um processo menos dispendioso que a entrevista. Por outro lado, a entrevista raramente é uniforme; pois, além dos respondentes, os entrevistadores influem de forma diversa na situação de mensuração.

Observação; A observação é uma técnica de coleta de dados para obter informações e utiliza os sentidos para captar aspectos da reali¬dade. Não se resume apenas a um ver ou ouvir superficial. Diferente das percepções cotidianas, não intencionais (espontâneas) e passivas, com¬preende uma busca deliberada, levada a efeito com cautela e predeter¬minação..

Elementos relevantes no processo de observação; Segun¬do Ramón y Cajal (1979), antes de se observar um fato é preciso limpar a mente de preconceitos e de imagens alheias. Afirma, ainda, o autor, que a atitude do intelecto só será fecunda se os fenômenos que desfilam pelos órgãos sensoriais forem observados, descritos, comparados e classificados segundo suas analogias e diferenças.Na técnica da observação, o observador é uma variável que deve ser tomada em consideração - um observador é um verdadeiro instrumento de mensuração...não se restringe absolutamente à simples per¬cepção de fatos, acontecimentos ou objetos, quer individual e particular¬mente, quer em sua configuração geral.

Importância e limitações da observação;A observação é de suma importância nas ciências. É dela que depende o valor de todos os outros processos. Sem a observação, o estudo da realidade e de suas leis seria reduzido a simples conjectura e adivinhação.

Tipos de observação; várias mo¬dalidades de observação, que variam de acordo com as circunstâncias.a) Segundo a participação do observador

Observação participante; Consiste na participação ativa do pes¬quisador como membro do grupo ou comunidade estudados. O observador vivencia a realidade do observado. Observação não-participante; O observador localiza-se “à dis¬tância”, presencia o fato, mas não interage com ele, não se deixa envolver.

Observação estruturada ou sistemática; A observação estrutu¬rada realiza-se em condições controladas, visando a atender a propósitos pré-estabelecidosSendo a observação estruturada usada em estudos com formulações relativamente explícitas, torna-se possível estabelecer um plano de refe¬rência ou esquema de dados para observar.

...

Baixar como  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »