TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA MRUV

Exames: PRÁTICA MRUV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA MRUV

1. Introdução

Conhecido por MRUV, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. O Movimento retilíneo uniformemente variado pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante. Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea são iguais.

2. Objetivo

Comprovar a teoria na pratica da primeira lei de Newton (Lei da Inércia).

3. Teoria

1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia

* Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade vetorial é tangente a trajetória.

* Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento.

Gráficos de Velocidade em função do Tempo no M.R.U.

É possível ainda, com base nos dados do exemplo anterior, representar graficamente a velocidade do corpo em função do tempo.

Obtém-se assim uma linha reta horizontal, que nos indica que a velocidade do corpo se mantém sempre constante ao longo do tempo, neste caso 20 m/s.

Uma observação importante é que, ao se deslocar com uma velocidade constante, a velocidade instantânea deste corpo será igual à velocidade média, pois não haverá variação na velocidade em nenhum momento do percurso.

A equação horária do espaço pode ser demonstrada a partir da fórmula de velocidade média.

4. Material utilizado

Becker, régua, cronômetro, conta gota, papel milímetro, régua, óleo e agua.

5. Procedimento prático

Efetuar a altura do óleo existente dentro do Becker, pingar uma gota de água dentro do becker, quando a mesma atingir a superfície do óleo dar início a medição do tempo em que a gota irá toca a base do becker, em seguida com os dados obtidos efetuar os cálculos e montar o gráfico.

6. Dados da tabela

Os dados encontrados por cada grupo foram os seguintes:

GRUPOS H (cm) T (cm/s)

1 2,1 1,1cm/s

2 3 1,2cm/s

3 3,6 1,2cm/s

4 3,9 1,2cm/s

5 5,3 1,1cm/s

6 6,4 0,7cm/s

7. Conclusão

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com